Zap Móveis

Veja como explorar o charme da rede de descanso

rede-de-descanso-para-dormir
Spread the love

A rede de descanso, que é utilizada como camas em diversas regiões do Brasil, costuma aparecer nas varandas ou em qualquer outra área de lazer da residência.

rede-de-descanso

Descansar em redes depois de um dia cheio é sempre uma boa ideia (Fotos: Thinkstock)

+ Poltronas decorativas e confortáveis deixam a sala mais sofisticada

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

Para a designer de interiores Adriana Scartaris, essas peças são bem-vindas em apartamentos e casas. “O ideal é ter um espaço suficiente para que as pessoas possam usá-las sem esbarrar em móveis e paredes. Nas residências, o interessante é instalar a rede de dormir em jardins ou varandas”, recomenda.

rede-de-descanso-no-jardim

A dica é instalar a rede em jardins ou varandas (Fotos: Shutterstock)

Cuidados na instalação da rede de descanso

É preciso tomar diversos cuidados na hora de escolher um local para colocar a rede. “As peças são penduradas em ganchos nas paredes, colunas, teto ou laje, e é importante frisar que o local em que o gancho será instalado tem de suportar o peso da pessoa que estará na rede e o balanço que ela dará na rede. Por isso, é bom instalar a rede em paredes de tijolos maciços, em concreto ou madeira maciça”, explica o arquiteto Anderson Schmidt.

rede-de-dormir

Peças são penduradas em ganchos nas paredes

Adriana ressalta que é preciso ter cuidado para não prejudicar a tubulação de água nem o cabeamento. “É preciso conhecer bem a parte elétrica e hidráulica dos ambientes. No teto tem que furar o gesso e fixar os ganchos na laje, já que o gesso não segura o peso da rede e isso pode causar um acidente. É preciso tomar cuidado para que o sistema de fixação não trinque o gesso”, recomenda.

Existem outros tipos de fixação, mas isso vai depender do tipo e modelo da rede, que pode ser bem sofisticada. “As redes penduradas na laje ou teto, chamadas de cadeiras, também precisam ser instaladas com ganchos ou correntes em lugares com fixação garantida, para que não sejam arrancadas com o peso ou balanço”, alerta Schmidt. “Jamais devem ser fixadas diretamente no gesso, forro ou paredes. Também vale a recomendação de manter o equilíbrio dentro da rede, pois ela pode virar, derrubando seu ocupante, causando ferimentos”, adverte.

rede-de-descanso

Cadeira de descanso ocupa menos espaço e é mais moderna

Adriana considera a cadeira uma ótima alternativa, pois ocupa menos espaço, é moderna e corresponde a uma decoração mais contemporânea. “Sem dúvida, é uma opção perfeita para apartamentos, casas e espaços com múltiplos usos”, conclui.

 

+ Reforme sua varanda com piso de pallet em apenas um dia. Veja o vídeo

+ Varandas: aprenda a decorar o ambiente externo

+ Pergolado leva charme para a área externa da casa

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

+ Conheça as características de cada piso e escolha o melhor para sua casa

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas