Zap Móveis

Revestimentos 3D ganham destaque nos ambientes

Spread the love

O uso de revestimentos 3D tem sido cada vez mais adotado no décor por suas variadas possibilidades de uso. Com inúmeros formatos, cores e tamanhos, este tipo de revestimento é bastante versátil e pode ser inserido em diversos espaços, como explica a designer de interiores Fabiana Visacro. “Esse revestimento vem sendo muito utilizado por sua beleza e efeito. Pode ser usado em ambientes pequenos ou grandes. É bem versátil e tem vários formatos, tamanhos e tipos de volumetrias.

+ Malva e cinza são eleitas as cores do ano para decoração

+ Aprenda como tirar cheiro de cigarro da sua casa

Às vezes, em um ambiente pequeno, onde não se pode encher de móveis e não se quer comprometer a circulação, mas quer dar um volume para aquele espaço, ele se destaca e fica fantástico. Quando há uma iluminação focada, por exemplo, você tem nuances e cria um efeito de luz e sombra”, conta.

revestimento_3d

Neste projeto assinado pela designer Fabiana Visacro o revestimento diferenciado da parede é o grande destaque do décor (Foto: Divulgação/ Osvaldo Castro_

Trabalhar com o 3D significa ter a possibilidade de aliviar o espaço em relação à quantidade de móveis, conferindo o efeito de volumetria ao ambiente sem comprometer a circulação daquele local. “Quando um ambiente está montado com móveis e adornos de muitas linhas retas, a volumetria com detalhes abaulados e curvos traz uma forma mais orgânica e deixa o espaço menos impessoal. Dependendo do local a ser decorado, apenas o revestimento e uma boa iluminação já é o suficiente, como em um hall. É necessário conhecimento maior do que apenas a questão estética”, comenta Fabiana.

Para a arquiteta Simone Rocha, o revestimento 3D também pode ser usado em partes da casa que ficam mais escuras ou acumulam umidade, sendo um ótimo recurso para evitar infiltrações sem dar aspecto de ambiente de serviço. “No caso dos lavabos, por exemplo, o revestimento 3D pode ser um ótimo aliado para garantir um visual totalmente diferente dos banheiros de uso diário, mas sem deixar de lado a praticidade de limpeza e a proteção da parede”, avalia.

O mercado atual oferece uma enorme variedade de revestimentos 3D. O desenvolvimento das novas tecnologias de impressão na superfície das peças garante um visual cada vez mais natural e bonito.

revestimento_banheiro

Segundo a arquiteta Simone Rocha, os revestimentos 3D são excelentes para serem usados no lavabo, pois aliam em um só produto beleza, praticidade e funcionalidade (Foto: Divulgação/ Osvaldo Castro)

Mas Simone Rocha alerta: é preciso saber escolher o revestimento, avaliando a composição dele junto às demais peças, pois o visual pode mudar bastante quando a instalação do conjunto é feita. “O ideal é encontrar um revestimento que disfarce bem as emendas entre as peças gerando um aspecto mais homogêneo e monolítico à parede. É importante observar a proporção entre o tamanho da parede a ser coberta e o tamanho das peças escolhidas.

Leve em consideração, também, o tamanho e a iluminação do ambiente, pois quanto menor e/ou mais escuro, mais suaves devem ser os movimentos 3D dos revestimentos para não ficar cansativo nem gerar a sensação de confinamento”, encerra a arquiteta.

 

+ Aprenda a usar o mesmo revestimento no chão e na parede

+ Saiba o que levar em conta na hora de escolher o revestimento externo

+ Revestimentos que imitam madeira estão em alta

+ Revestimentos como tijolo de demolição e cimento queimado dão toque urbano para escritório

+ Mix de revestimentos e tons alinhados dão vida a projeto sem resquícios de lugar-comum

+ Revestimentos metalizados deixam ambientes mais ousados

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas