Zap Móveis

Revestimento de cortiça é bom isolante acústico e térmico

Spread the love

Todo mundo conhece aquele velho quadro de cortiça, usado para prender fotos com alfinetes coloridos, ou como quadro de avisos. A cortiça também remete aos vinhos, já que ainda é o material mais usado nas rolhas que vedam as garrafas. Pois é, mas ela pode ir muito além dessas funções e ser peça-chave na decoração de um imóvel. O revestimento de cortiça faz toda a diferença em paredes e pisos.

Leia também

+ Armários aéreos: em quais ambientes da casa instalar e como fazer um bom uso

+ 5 dicas para montar o quarto do bebê em apartamento

+ Kitnet pequena: dicas de decoração

O revestimento de cortiça pode ser aplicado de forma decorativa em apenas uma parede, por exemplo. Claro que é preciso harmonizar com o restante da decoração, numa proposta mais rústica e de baixo custo. Outro uso para o revestimento de cortiça é no chão, sendo um grande aliado para absorver impactos e evitar barulhos. 

A cortiça pode ser um bom revestimento tanto para as paredes quando para o chão

“É um material que veio se transformando ao longo dos anos. Ele era utilizado como rolha, que era reaproveitada de várias maneiras. Hoje, pode ser encontrado no mercado em diversos formatos e tamanhos. Pode ser usado como placa de aviso, painéis de parede, cabeceiras e até como revestimento de cortiça nas paredes. Há modelos que são possíveis de aplicar em piso”, diz a arquiteta Thamyris Albuquerque, da Taed Arquitetura.

Segundo ela, a principal vantagem é o custo-benefício: é um material sustentável, com ótimo valor, fácil de ser encontrado e prático de aplicar, podendo ser colocado pelo próprio morador, no melhor estilo faça você mesmo. A desvantagem do revestimento de cortiça, explica Thamyris, é a durabilidade e o cuidado necessário para manutenção. Por ser um material aglomerado, é mais frágil e exige uma maior atenção.

Revestimento de cortiça ajuda no isolamento acústico e térmico 

O revestimento de cortiça ajuda e muito no isolamento térmico, tanto para altas, como para baixas temperaturas. Também é ótimo para ser aplicado em locais amplos e espaços que tenham muito vidro e que precisem melhorar o som do ambiente.

O revestimento de cortiça é bastante versátil, podendo ser usado também para isolamento acústico e térmico

“Recomendo utilizar em ambientes internos, pela durabilidade e manutenção. Acredito que numa residência seria interessante a utilização na sala ou dormitórios. Já num ambiente comercial é possível utilizar em mesas de restaurantes e bares, e em painéis para escritórios e recepções”, pontua a arquiteta. 

Leia mais

+Aluguel de apartamento: um guia com sete dicas de como fazer a locação

+ Aprenda a fazer uma área de churrasco no terraço

+ Dicas para decorar sua cozinha americana

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas