Zap Móveis

Saiba como economizar com o ar-condicionado sem abrir mão do conforto

Spread the love

Se você é daqueles que não abre mão de ligar o ar-condicionado nos dias quentes, mas o uso constante do aparelho acaba pesando no bolso quando a conta de energia chega no final do mês, saiba que é possível equacionar essa relação sem precisar desligar o eletrodoméstico. Alguns cuidados podem ser tomados, desde o momento da escolha do modelo até mesmo em relação à forma de como usá-lo no dia a dia, para garantir mais economia sem abrir mão do conforto.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

O primeiro passo importante para garantir economia já começa na loja. Na hora de escolher o modelo ideal, fique atento para alguns detalhes que podem fazer a diferença. É importante prestar atenção no Selo Procel de Economia de Energia, que determina a categoria do aparelho de acordo com o seu consumo.

ar-condicionado

Alguns cuidados podem ser tomados, desde o momento da escolha do modelo até mesmo em relação à forma de como usá-lo no dia a dia (Foto: Shutterstock)

Outro ponto é que é preciso escolher a potência adequada ao ambiente. “É fundamental dimensionar com a capacidade correta, de acordo com o tamanho do espaço e também se o ambiente é nascente ou poente. As lojas e os sites de algumas fabricantes têm uma tabela que calcula a capacidade de acordo com a área do espaço”, explica Daniel Sarmento, gestor de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Na hora de usar o ar-condicionado, escolher a temperatura ideal pode ajudar a poupar. Para quem gosta de abusar do frio e gosta de deixar o ambiente “congelado”, esta não é a melhor maneira de economizar, já que vai forçar mais o aparelho e consumir mais energia. “De preferência, é bom ajustar a temperatura em 23 graus, que é confortável para o corpo. Se colocar a temperatura muito baixa, vai consumir mais energia e resultar em desperdício”, afirma Daniel Sarmento.

cuidados-ar-condicionado

Outro ponto é que é preciso escolher a potência adequada ao ambiente (Foto: Shutterstock)

Isolar bem o ambiente, deixando portas e janelas fechadas, também conta a favor, já que vai evitar a troca de ar com o ambiente externo.Além disso, usar a função “sleep”, que desliga automaticamente o aparelho na hora programada, é uma boa opção.

A manutenção também pode ser aliada da economia. “Manter os filtros limpos vai fazer com o que o aparelho funcione com maior fluidez e, consequentemente, vai consumir mais energia. Pode-se fazer uma manutenção caseira mensalmente, na qual deve-se tirar os filtros e lavá-los com água. E também deve-se fazer uma limpeza profissional semestral ou anualmente”, completa o gestor da Celpe.

ar

A manutenção também pode ser aliada da economia (Foto: Shutterstock)

Dicas para economizar com o ar-condicionado:

– Escolha a potência adequada para o ambiente – eleger corretamente a potência do equipamento para o tamanho do ambiente vai fazer você evitar gastos excessivos. O cálculo da capacidade deve levar em consideração a área, a quantidade de pessoas, a orientação geográfica, a presença de janela, cortinas e potências de outros equipamentos;

– Confira o consumo de energia antes da compra – as tabelas dos equipamentos com Selo Procel e Ence/Inmetro contêm o consumo de energia de todos os tipos e modelos de ar condicionando presentes no mercado, calculados por uma hora com uso mensal;

ar-em-casa

Prefira modelos com tecnologia inverter (Foto: Shutterstock)

– Prefira modelos com tecnologia inverter – ele alcançam a temperatura desejada mais rapidamente e mantêm a mesma por todo o tempo de uso;

– Instale o aparelho corretamente – se for possível, instale o ar condicionado em local que não fique exposto ao sol. Os aparelhos instalados na área externa devem ter proteção, mas tenha cuidado para não bloquear a ventilação. Instale-os em pontos mais altos da casa;

casa-ar-condicionado

Mantenha os filtros limpos (Foto: Shutterstock)

 

– Feche portas e janelas – nunca utilize o ar condicionado com as portas e janelas do ambiente abertas. Isso dificulta o resfriamento e, consequentemente, o aparelho terá que “trabalhar’ mais para refrigerar o local, aumentando o consumo de energia;

– Regule o termostato – verifique se ele está funcionando corretamente e regule de forma adequada. Quanto menor a temperatura, maior o consumo energético. O ideal é ficar entre 22°C a 24°C, pois a diminuição da temperatura pode aumentar o consumo em até 7% por grau de redução de temperatura;

– Mantenha os filtros limpos – limpe regularmente os filtros. Além de facilitar a circulação do ar e economizar energia, ajuda a manter a qualidade do ar do ambiente, evitando doenças.

ar-condicionado-cuidados

Instale o aparelho corretamente – se for possível, instale o ar condicionado em local que não fique exposto ao sol (Foto: Shutterstock)

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Dicas para não errar com as toalhas e garantir maior durabilidade

+ Veja como conciliar as tarefas diárias sem perder o controle

+ Veja dicas para proteger a casa do sol

+ Confira dicas para não perder tempo passando roupa

+ Como decorar e aproveitar melhor os corredores

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas