Zap Móveis

Saiba como escolher e cuidar de peixes de estimação

Spread the love

Peixes domésticos são animais que precisam de menos cuidados que cães e gatos, que atualmente dominam os lares brasileiros.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Ainda assim deve-se estar atento às necessidades desse tipo de animal de estimação. Veja as dicas para não errar ao escolher seu novo bichinho:

Peixes de estimação

Existe uma infinidade de peixes que vivem bem em um aquário. “Tudo depende do tamanho desse aquário e do conhecimento e dedicação do proprietário”, explica a gerente técnica da rede Petz, Mariana Pestelli. É possível ter em casa qualquer tipo de peixe, desde que sua venda seja autorizada. Na hora da compra, procure locais especializados. Os peixinhos mais conhecidos e desejados atualmente são betta, kinguio e neon.

Peixe de estimção: veja dicas de como ter um aquário completo em casa

Um dos peixes indicados para viver em aquário é o peixe betta (Foto: Reprodução/Shutterstock)

De acordo com o especialista Bruno Alves de Oliveira é necessário fazer uma pesquisa sobre o animal antes de comprá-lo. Vale ainda tirar todas as dúvidas com o vendedor da loja ou um veterinário. “O dono precisa saber quais são os cuidados para a montagem e a manutenção do aquário. A ideia de um aquário nada mais é do que imitar a natureza do peixe. São pequenos detalhes que irão fazer a diferença como, por exemplo, controlar a temperatura da água, alimentar o peixe diariamente e fazer a limpeza do ambiente”, ensina.

O aquário

É preciso saber que um aquário exige uma pequena dedicação diária e uma manutenção semanal. Em geral, essa manutenção vai depender da qualidade dos equipamentos, quantidade de peixes e maturidade do aquário.

Trocar a água do aquário faz parte da manutenção. Vale fazer uma troca parcial de 30% a 40% com ajuda de um aparelho chamado sifão. “Com ele podemos trocar a água e eliminar o excesso de matéria orgânica no fundo do aquário no meio dos cascalhos. Devemos fazer a limpeza do vidro com uma esponja virgem, trocar o refil do filtro mensalmente e verificar o ph da água pra ver se está de acordo com os peixes que está criando”, sugere ele.

peixe de estimação: confira os cuidados necessários com o aquário

O aquário deve ser limpo semanalmente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Todo aquário precisa de bomba, filtro e termostato. Enfeites e substrato de fundo vão depender do grupo de peixes que ali vivem. Fique atento e não deixe o aquário perto de janelas, pois o excesso de claridade gera muita alga dentro do recipiente. Não permita que crianças batam no vidro. Isso estressa os peixes.

Alimentação

Quase todas as espécies de peixes precisam ser alimentadas diariamente. Normalmente, a alimentação é feita duas vezes ao dia, mas existem espécies que nem sempre se alimentam todos os dias, como os peixes carnívoros.

Cada grupo de peixe tem sua especificidade. Inclusive esta é a recomendação. Quanto mais genérico o alimento, menor qualidade ele terá.

peixe de estimação: cuidados com a alimentação no aquário

Os peixes devem ser alimentados diariamente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

+ Procurando Dory: veja dicas de objetos para decorar a casa

+ Saiba como organizar o cantinho dos animais de estimação

+ Saiba como preparar a casa para seu bicho de estimação

+ Aprenda a cuidar do seu bicho de estimação no inverno

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas