Zap Móveis

Saiba como fazer um closet ou armário ideal em casa

como-fazer-um-closet
Spread the love

Ter um closet no quarto é o  desejo de muitas pessoas. Se você está construindo ou reformando a casa, e deseja incluir esse cômodo no projeto, vale seguir algumas recomendações.

como-fazer-um-closet
Closet deixa todas as peças organizadas e bem distribuídas (Fotos: Shutterstock)

Leia mais

+ Como elaborar a decoração de quarto de casal

+ Luz para quarto de bebê deve trazer conforto. Saiba escolher

+ Conheça a decoração do quarto de bebês famosos

Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, o projeto ideal é aquele que atende exclusivamente às necessidades do cliente. “Antes de elaborar qualquer móvel é preciso saber o que o cliente pretende guardar e como guardar. É importante também avaliar quantidades. Há pessoas que têm um número muito maior de peças com uma mesma característica como, por exemplo, camisetas ou vestidos longos para festas”, diz.

como-fazer-um-closet-para-o-quarto
Estilo e quantidade de peças devem ser levados em conta no planejamento do closet

Por conta disso, ela explica que deve ser feito um levantamento prévio para desenhar o móvel com os espaços específicos para cada item.

Hábitos também devem ser levados em conta na hora de pensar em como fazer um closet. É importante saber o que o cliente costuma utilizar com mais frequência para acomodar esses objetos ou roupas com maior facilidade. Laurimar alerta que, se a casa abrigar idosos ou crianças, é importante prever o acesso aos objetos de forma a evitar acidentes.

Como fazer um closet com a ajuda da marcenaria

A arquiteta Adriana Victorelli prefere desenhar projetos para serem executados por marceneiros. “Além de conseguir um resultado mais personalizado, fica mais fácil atender aos anseios e necessidades de cada pessoa individualmente”, garante.

como-fazer-um-closet-no-quarto
Marcenaria é uma boa opção para projetos de closet

Segundo ela, é possível fazer armários com gavetas largas, além de nichos e sapateiras divididos em portas de correr ou abrir de igual tamanho, sem ficar preso às modulações dos planejados.

Luciana Corrêa diz que adora trabalhar com marcenaria, pois é possível fazer qualquer formato, tamanho ou cor. “Fica realmente sob medida. Em nosso escritório, enviamos uma planilha para o cliente listar o que tem, quantas unidades, como gosta de guardar as coisas (nichos, cabides, calceiro, etc.) e desenhamos sob medida. A marcenaria se adapta ao cliente e não o contrário”, argumenta.

como-fazer-closet
Use prateleiras e nichos para acomodar roupa dobrada, sapatos, entre outras peças

Em contrapartida, ela aponta como uma vantagem das lojas de móveis planejados a forma de pagamento geralmente mais parcelada do que a das marcenarias.

Como fazer um closet com medidas certas?

A arquiteta Thais Lacialamella dá algumas dicas práticas sobre medidas para closets e outros tipos de armários:

Closet

A profundidade do armário deve ser:

– Sem porta: 55 cm (largura do cabide com roupa);
– Com porta de abrir: 60 cm;
– Com porta de correr: 66 cm (por causa do trilho).

Para acomodar as roupas devemos considerar:

– 75 cm de altura para calceiro;
– 90 a 110 cm de altura para: camisas, ternos, paletós, blusas e jaquetas;
– Em torno de 120 cm de altura para casacos e saias;
– 140 a 160 cm de altura para vestidos e casacos longos.

Para as gavetas, o ideal é que não ultrapassem 50 cm de largura para não ficarem muito pesadas e difíceis de usar, devendo ter as seguintes alturas:

– 10 a 12 cm para bijuterias e acessórios (ideal acomodar nichos ou caixas separadoras);
– 10 a 15 cm para lingeries (com divisores internos: nichos vendidos facilmente nos mercados);
– Em torno de 18 cm para camisetas, com pelo menos 25cm de largura;
– De 12 a 20 cm para sapatos, com pelo menos 25cm de largura;
– De 35 a 45 cm para blusas e roupas de lã.

As prateleiras e os nichos também são muito práticos, podendo acomodar desde camisetas até roupas de lã, roupas de cama e de banho, além de sapatos e bolsas. Para o maleiro, deve-se considerar 45 cm de altura.

Armários de Cozinha

A altura da bancada está relacionada com a altura das pessoas que vão utilizá-la, variando entre 85 e 105 centímetros, sendo que a altura do rodapé (base da pia) varia entre 10 e 22 centímetros. A largura deve ser de pelo menos 58 cm, pois as panelas grandes seguem o tamanho padrão de 55 cm.

armarios-de-cozinha
Móveis sob medida são opções seguras para a cozinha

Se houver um armário acima da bancada, ele deve estar a 60 cm de altura, sendo que sua profundidade não deve ultrapassar 38 cm para que ninguém bata a cabeça.

Para os móveis de cozinha, Thais aconselha a compra em lojas especializadas, pela tecnologia empregada em pistões e amortecedores. “Se você não tiver o acompanhamento de um arquiteto ou decorador, essas lojas são boas opções, pois possuem profissionais mais qualificados para ajudar na definição dos espaços, além de oferecer imagens em 3D dos projetos executados na loja”, explica.

Para os demais ambientes, se você tiver um marceneiro de confiança ou uma boa indicação e um projeto detalhado nas mãos, dê preferência a esse profissional, pois os móveis serão feitos sob medida e totalmente de acordo com suas necessidades, não dependendo de medidas-padrão das lojas.

Veja também:

Leia  mais

+ Veja dicas para inovar e decorar a sala sem sofá

+ Aprenda a cuidar do seu bicho de estimação no inverno

+ Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

+ Veja como economizar energia e controlar gastos

+ Aconchegante, piso térmico espanta o frio da sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas