Zap Móveis

Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Spread the love

Escolher o material que irá revestir o chão da casa não é nada fácil. Além de beleza, aconchego e durabilidade, há outras características que precisam ser avaliadas para decidir qual o piso ideal para cada ambiente. Um fator muito importante, por exemplo, é verificar se o piso é fácil de limpar.

Nem sempre na primeira aplicação o resultado será 100% bom (Fotos: Thinkstock)

A empresária Andrea Palomino, da Proclean Store, loja especializada em produtos, equipamentos e acessórios para limpeza e tratamento de pisos, dá algumas dicas para cada tipo de piso.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Porcelanato

“Para o porcelanato é indicado um produto específico para não agredi-lo. Hoje temos várias opções de limpa-porcelanato que possuem em sua fórmula componentes capazes de retirar dos poros do piso todo tipo de sujeira, desde uma incrustação mais leve a uma mais pesada”, informa. No entanto, segundo ela, é importante lembrar que, no caso das incrustações mais pesadas, nem sempre na primeira aplicação o resultado será 100% bom. Ela explica que, em muitos casos, é necessária a reaplicação do produto. “É importante lembrar que o hábito deverá ser constante para termos uma superfície 100% limpa”, reforça.

Limpador específico para cerâmica ajuda mais

Cerâmica

Para pisos cerâmicos, existe a opção de utilizar um limpador geral de piso. “Vale a pena direcionar cada detalhe a ser limpo a um produto específico para ele. No caso do limpador geral de piso, ele possui em sua fórmula componentes que retiram resíduos de sujeira e gordura,” diz Andrea. Ela enfatiza que o sabão ajuda, mas aliado a um limpador específico o resultado será melhor.

A empresária orienta que todo produto tem um tempo de ação, até mesmo o popular cloro. “Temos primeiro que aplicar e deixar agir por, no mínimo, 5 minutos enquanto fazemos qualquer outra tarefa. Dessa forma o processo ficará mais fácil e rápido.”

Outro ponto importante é a atenção na diluição de produtos, pois muitos deles dependem do componente água para a reação química.

Depois do tempo de espera, use um esfregão ou escova para a finalização da limpeza. Enxágue com bastante água e tome cuidado para não deixar resíduos no piso.

Prefira os limpadores com componentes “sequestradores” de sujeiras

Como retirar manchas e encardidos do piso

Quando falamos de manchas é importante observar o grau de absorção que elas tiveram na superfície do piso. O piso possui microfuros, que chamamos de poros. Dependendo do piso, como o porcelanato, há limpadores que possuem um componente que chamamos de “sequestradores” de sujeira, ou seja, eles têm como função entrar nesses poros e retirar a sujeira.

Para pisos muito porosos, como mármores ou pedras, é importante verificar o nível de absorção com pequenas aplicações de produtos como testes para avaliar se a mancha será passível de remoção.

Para pisos com incrustações leves sempre devemos aplicar o produto e deixar agir. Temos que usar também um acessório de acordo com o tipo de piso para evitar danos.

Melhor maneira de manter pisos e carpetes de madeira sempre limpos é usando aspirador de pó

Madeira

Produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes jamais devem ser usados porque afetam a madeira e o verniz do acabamento. A água é uma das maiores inimigas do material, pois pode deixar o piso com aparência desgastada com o tempo.

A melhor maneira de manter piso vinílico e carpetes de madeira sempre limpos é usando aspirador de pó, vassoura de pelos ou um pano seco. Outra opção é passar um pano úmido bem torcido embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou produtos à base de amoníaco, sempre na medida de três colheres para cada litro de água.

 

Em granito use apenas pano úmido

Granito

Os pisos de granito são de fácil manutenção. Nada de produtos oleosos, ácidos, água sanitária, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. Por ser uma pedra muito sensível e que pode manchar facilmente, até com produtos que possuem corantes, o melhor é usar um pano úmido.

 

+ Aprenda a escolher o melhor piso para a varanda

+ Quer esconder o piso frio? Saiba como

+ Use pisos divertidos nos quartos das crianças

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas