Zap Móveis

Saiba como organizar um cantinho pet na sua casa

cantinho pet - imagem de pessoa com chachorro
Spread the love

Quem tem um animal de estimação sabe como é importante criar um cantinho pet especial dentro de casa, seja para ele brincar ou comer sem bagunçar outros cômodos, seja para descansar longe do agito das pessoas.

Carinhosos, leais e presentes, os bichinhos são ótimas companhias para todos os momentos, mudam a rotina e alegram os dias. Por isso, há cada vez mais brasileiros com pets em casa.

Além disso, segundo dados da pesquisa do DataZAP+ de Tendências de Moradia de Compra e Locação, 33% (locação) e 36% (compra) dos entrevistados entendem que espaços pet e petcare são relevantes na escolha do imóvel para morar.

Pensando nisso, para ajudar você a organizar um cantinho pet com tudo o que eles merecem, separamos algumas dicas e sugestões. Acompanhe neste texto e confira informações sobre a convivência com os bichinhos.

Como é o dia a dia com cachorros e gatos?

Conhecer mais sobre os bichinhos de estimação é o primeiro passo para montar um cantinho pet com tudo aquilo de que eles precisam. Isso vai ser diferente se for um gato ou um cachorro. Saiba mais!

Gatos de estimação

Você já ouviu que não é o humano que adota o gato, mas sim o contrário? Essa fala é muito comum e descreve bem como esse bichinho se comporta e, consequentemente, como você precisa montar um cantinho pet em apartamento e casa.

Segundo a designer de interiores Mon Liu, os gatos “são independentes, delicados e altamente sensitivos, e adoram tapetes e almofadas aconchegantes. Eles pertencem à casa: gostam de cantinhos apertados, seguem uma rotina, estranham pessoas que não conhecem”.

Os gatos são criaturas de hábitos, por isso precisam sempre de água limpa e um pote com areia para as necessidades básicas. Então, seu cantinho para gatos deve estar sempre limpo, organizado e arrumado.

“Eles se irritam com facilidade e precisam de um arranhador. Os brinquedos são os mais simples possíveis, como novelo de lã e bolinha de papel”, acrescenta Mon Liu.

Cachorros de estimação

Diferentemente dos gatos, os cachorros são mais dependentes e protetores. Eles gostam de interação e brincadeiras, sentem ciúmes e escolhem um dono na casa. Além disso, eles têm facilidade no adestramento e servem de guia para portadores de necessidades especiais.

Para os cachorros, as brincadeiras podem ser as mais variadas, desde aquelas que envolvem ossos até aquelas que usam bolinhas e pneus comprados em lojas especializadas.

Também é importante que eles tenham um horário definido para as brincadeiras, mas é sempre bom deixar alguns brinquedos próximos do cantinho para cachorro, principalmente se eles ficam muito tempo sozinhos.

Outro ponto importante, ao montar um cantinho para cachorro em apartamento ou em casa, é criar um local certo e delimitado para as necessidades. Esse condicionamento exige paciência e repetição, principalmente em casos de adoção de animais adultos.

Dicas para escolher o espaço do seu animal

É comum que os veterinários indiquem que você determine três principais locais de uso do animal: onde dormir, onde comer e onde será o banheiro, em áreas distintas. O bichinho deve se alimentar em pontos sempre distantes de onde ele fará as necessidades fisiológicas.

Todos os locais devem ser sempre higienizados, principalmente onde fazem as necessidades. Por isso, é importante que sejam fáceis de limpar, como as lavanderias, por exemplo.

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, é interessante escolher bem onde criar o cantinho pet para cães ou gatos. “Eu acho melhor delimitar o espaço do cachorro. Para dormir, ele tem o cestinho ou a caminha. Os potes de água e ração têm o lugar certo, longe de onde ele faz as necessidades”, afirma.

Não há problema em deixar os bichinhos dormirem com os tutores, mas é recomendado estabelecer um ambiente específico em que eles possam dormir. Você pode usar caminhas, grandes almofadas, paninhos, entre outros produtos para o pet. Dessa maneira, eles aprendem a respeitar os limites e a rotina estabelecida.

Dicas para montar um cantinho pet em casa

Depois de entender melhor como é a convivência e como fazer um cantinho para o pet em casa, está na hora de conferir algumas informações sobre a montagem. Veja quatro dicas a seguir.

1. Use prateleiras e nichos

Prateleiras e nichos são acessórios curingas para a casa toda. No caso do cantinho pet, eles são ótimas opções para quem tem pouco espaço para guardar as coisas do bichinho.

Neles, você pode colocar potes de ração, coleiras, brinquedos, entre outros itens. Além disso, eles servem como parque de diversões para os felinos, quando estão montados em diferentes níveis de altura.

2. Instale redes de proteção e portões

A segurança é uma das prioridades ao montar um cantinho animal. Por isso, é fundamental instalar redes de proteção em janelas e varandas, principalmente para quem tem gatos.

Os portões também fazem a diferença para impedir que os bichinhos escapem sem a supervisão dos donos e se machuquem acidentalmente em escadas, piscinas, etc.

3. Aposte em camas suspensas

Essa dica vai especialmente para os tutores de gatos. Os felinos gostam bastante de escalar e estar em lugares altos, principalmente se há luz solar durante vários momentos do dia nestes pontos.

Assim, as camas suspensas são uma boa aposta para cativá-los. Existem modelos com ventosas, ganchos e até diretamente instalados na parede do cantinho pet.

4. Faça uma cama de pallets

Os pallets são muito interessantes para decoração. Então, se você gosta de fazer esses trabalhos DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”), que tal apostar em camas de pallets para os bichinhos? É só escolher um pallet em bom estado, pintar (ou apenas envernizar) e colocar uma almofada por cima.

Sua Casa Sua Cara: veja como ficou a casa de um pai de pet após reforma

Para ter mais inspirações de como decorar a sua sala quando se convive com pets, veja como Victor, um dos vencedores da promoção Sua Casa Sua Cara, ficou com o seu cantinho após as reformas realizadas pelo ZAP.

No ZAP tem o imóvel dos seus sonhos!

Agora que você já sabe tudo o que precisa para montar o espaço do seu cão ou gato, é hora de escolher entre as melhores opções de casas ou apartamentos para comprar ou alugar.

Aproveite que está conferindo este conteúdo e conheça as opções do ZAP Imóveis. Os filtros exclusivos do site vão ajudar você a encontrar o lar ideal para seus animais. Entre as opções, o “Aceita pets” separa propriedades onde seu bichinho é bem-vindo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas