Zap Móveis

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa

patchwork 4 ok
Spread the love

Lembre-se da casa da vovó: ambiente aconchegante, cheio de mimos na decoração e com a típica colcha de retalhos.

A manta deixa o ambiente colorido (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

O patchwork nada mais é do que essa conhecida e antiga técnica manual de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de conceitos, cores, estampas, formatos e design.

Traduzido como “trabalho em retalhos”, essa técnica foi criada no século XVII. Depois, surgiram as colchas de patchwork, feitas com sobras de tecido de costureiras.

Hoje em dia, a popularidade é tão grande que existem retalhos específicos para recriar não somente colchas e mantas, mas, objetos decorativos em geral.

E o assunto não para por aí! A técnica do patchwork está tão em alta, que foi lançada a Patchwork Design, exposição internacional criada pelo produtor Zeca Medeiros.

A mostra contemporânea reúne mais de 80 peças, foi exposta no Brasil em março deste ano e contou com obras de brasileiros e norte-americanos.

Confira cinco dicas para aproveitar o patchwork na decoração de sua casa:

1. Patchwork nos detalhes: aplique retalhos em objetos antigos e transforme-os. De porta-copos a molduras de quadros, passando por bonecas, bolsas e porta-retratos. Basta criar e libertar sua imaginação.

Molduras de quadros também são opções para se utilizar o patchwork (Crédito: Divulgação)

2. Ambiente aconchegante – Por que não abusar da colcha de retalhos? A famosa manta deixa o ambiente colorido e seu preço vale a pena. Pode ser feita em casa ou por aquela costureira de confiança, basta reunir os famosos retalhos e mãos à obra!

A colcha pode ser feita em casa ou por aquela costureira de confiança (Foto: Divulgação)

3. Misture sem medo – O mix de desenhos e tecidos dão um charme especial. O importante é que sempre acompanhem os tons do maior destaque escolhido.

O mix de desenhos e tecidos dão um charme especial (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

4. Poltrona velha de cara nova – Customize seus móveis, como uma poltrona antiga, por exemplo. Encosto, assento e braços podem ser forrados com estampas diferentes e dão um ar mais leve e alegre para o ambiente.

Customizar os móveis, como uma poltrona antiga, é uma das alternativas (Foto: Divulgação)

5. Na medida certa – Para os menos ousados, o toque pode vir de uma tela ou painel com fotos da família. Barras de lençóis, toalhas e tapetes também entram na lista dos objetos finalizados com patchwork.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas