Zap Móveis

Saiba como ter um apartamento de Pinterest

Spread the love

Pode parecer um sonho. Mas as fotos de apartamentos impecáveis compartilhadas na rede social Pinterest – e que inspiram milhares de pessoas mundo afora –,  poderiam ser imagens do seu próprio “cantinho”. É que ter uma residência à beira da perfeição quando se fala em decoração de apartamento é possível. Neste caso, detalhes fazem a diferença.

Sala pequena bem mobiliada com uma decoração integrada deixa o espaço criativo e estiloso (Foto: Shutterstock)

Sala pequena bem mobiliada com uma decoração integrada deixa o espaço criativo e estiloso (Foto: Shutterstock)

+ Vídeo: Veja reforma radical de cadeiras e cristaleira

+ Vídeo: Tacos de beisebol viram puxadores de guarda-roupa

Assim como acontece na moda, com o guarda-roupa, uma única peça de design ou de um estilo consagrado pode dar um charme e valorizar o que já se tem. Trocar o tecido do sofá, adquirir novas almofadas, ter boas fotos emolduradas em porta-retratos bacanas são outros exemplos de pequenos e importantes detalhes.

 

Loft mescla itens de decoração com o esilo industrial do próprio espaço (Foto: Reprodução/Pinterest Apartament Therapy)

Loft mescla itens de decoração com o estilo industrial do próprio espaço (Foto: Reprodução/Pinterest Apartament Therapy)

“Saber combinar peças e objetos e estudar os espaços com a ajuda de um bom profissional certamente facilitarão esta percepção do apartamento de Pinterest”, ensina a arquiteta Lisete Ramos.

Cadeiras diferentes compõem a mesa no espaço das refeições. Ageladeira, em tom turquesa e no estilo retrô, é a peça que chama atenção deste ambiente (Foto: Shutterstock)

A marcenaria é outro bom aliado nesta missão. Em um espaço reduzido, por exemplo, é possível criar um ambiente novo e com alguma função dentro do lar. Em um projeto da arquiteta, uma cozinha gourmet foi feita no pequeno espaço sob a escada. Tudo executado com marcenaria sob medida.

A parte boa é que algumas mudanças podem ser feitas sem que se gaste uma fortuna. As grandes lojas de materiais de construção, mobiliário e decoração seguem tendências e com custo mais acessível. “É possível também mesclar materiais e objetos de baixo custo com outros mais nobres, conseguindo um ótimo resultado”, orienta a arquiteta Luiza Motta, sócia de Lisete.

Caixotes, móveis, objetos decorativos e plantas transformaram este espaço (Foto: Shutterstock)

Caixotes, móveis, objetos decorativos e plantas transformaram este espaço (Foto: Shutterstock)

Não se preocupe com a metragem do seu apartamento. Estilo e bom gosto estarão em locais grandes ou pequenos. Espaços reduzidos, na maior parte das vezes, requerem projetos sob medida e mais detalhados. Consultar bons profissionais e que possam aliar as necessidades funcionais do tamanho da casa com um bom resultado estético garantirá o efeito desejado.

Modismos

Fotos de apartamentos e casas com ambientes integrados estão por toda a parte. A ideia parece ótima e moderna. Mas é preciso checar as dimensões do imóvel e o seu próprio estilo de vida antes de contratar um profissional e começar a derrubar as paredes. Pergunte-se se é necessária a integração dos espaços e em que a proposta vai facilitar o seu dia a dia.

Lisete ensina que aproveitar ideias de revistas é válido, mas com ressalvas. Isso vale para projetos ou decoração. “Comprar errado poderá custar duas vezes. As dimensões das peças, como móveis, objetos, precisam estar adequadas. Itens desproporcionais podem acabar com a harmonia do ambiente ou ainda dificultar o uso adequado do espaço”, completa.

 

+ Faça uma cuba para pia com tigela de pipoca. Assista ao vídeo

+ Decore todo o quarto com móveis de papelão. Veja o vídeo

+ Decore todo o quarto com móveis de papelão. Veja o vídeo

+ Vídeo: Faça um quadro verde com porta-retrato em até 20 minutos

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

+ Confira 13 ideias para reaproveitar objetos que iriam para o lixo

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail  no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas