Zap Móveis

Saiba como usar trilhos na iluminação

Spread the love

Se você acha que para deixar a iluminação da sua casa funcional, bonita e convidativa é preciso fazer o famoso forro de gesso, já pode começar a repensar essa ideia. Saiba como usar trilhos para iluminar a casa e fuja de todo o trabalho que rebaixar o teto pode dar.

Saiba como usar trilhos na iluminação

Foto: Reprodução/Pinterest

Até mesmo mesmo quem tem o forro de gesso em casa pode incluir trilhos na iluminação para dar um ar mais industrial e urbano para o ambiente.

Segundo a arquiteta Natália Salla, a principal vantagem dos trilhos é possibilidade de direcionar a iluminação de cada spot ainda que eles estejam na mesma luminária. Dessa forma, você consegue destacar pontos diferentes da casa por meio dos focos de luz.

Saiba como usar trilhos na iluminação

Foto: Reprodução/Pinterest

“Eles também são fáceis de serem instalados, possuem lâmpadas LED de intensidades diferentes e cores distintas, como branco, preto, cobre ou colorido, podendo ser escolhido aquele que mais agrega valor ao projeto luminotécnico”, completa ela.

Quanto a desvantagem, Natália destaca o preço do item, já que este não é o tipo de iluminação mais barato de se adquirir e funcionalmente pode ser substituído facilmente. “Muitas vezes uma única luminária central faz o mesmo efeito técnico do que de um trilho. Dessa forma, a escolha dele ou de outra luminária deve ser definida de acordo com o orçamento, estilo do projeto e necessidades técnicas executivas e luminotécnicas”.

Saiba como usar trilhos na iluminação

Foto: Reprodução/Pinterest

Outro ponto a se atentar é ao direcionamento da iluminação, já citado acima, que deve ser feito com cuidado para que nenhum ponto indesejado seja destacado. Partes como a área superior dos armários, espelhos e planos reflexivos em geral devem ser evitados.

Por outro lado, a possibilidade de destacar espaços como uma estante decorada, um quadro ou uma mesa de canto é o mais incrível de optar por trilhos na iluminação, segundo explica a arquiteta e urbanista Fernanda Moulin.

“Se você mudar os móveis de lugar, mudar os pontos de decoração que queira a iluminação, os pontos de luz podem acompanhar essa mudança sem muito trabalho”, conta Fernanda, que ainda indica uma manutenção periódica nos trilhos para que a eficiência do funcionamento se mantenha.

Leia mais:

+ MDF, compesado ou maciça: saiba como escolher a madeira certa na decoração

+ Veja ideias para usar pranchetas na decoração

+ Neon na decoração deixa o ambiente divertido

+ Reutilize as luzinhas de Natal na decoração da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas