Zap Móveis

Saiba escolher entre cooktop ou fogão

Spread the love

Atualmente, existem no mercado três tipos de fogão: o fogão de chão (que é o modelo tradicional, solto do armário); o fogão de embutir (similar ao de chão, porém sem os pés, sendo embutido no armário); o fogão de mesa ou o cooktop e o fogão industrial.

Para as casas muito populosas o ideal é o modelo de chão ou embutido (Fotos: Thinkstock)

A arquiteta Thais Lacialamella explica que também há três tipos de cooktop. O cooktop a gás com chama e boca salientes, similar aos fogões tradicionais; o cooktop elétrico sem chama e sem boca saliente – ideal para ambientes integrados – e o modelo por indução, que só acende em contato com a panela, mantendo a superfície fria quando não utilizada, ideal para ambientes com crianças.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para instalar o modelo mais adequado para a sua cozinha é preciso observar alguns itens, como, se o ambiente for integrado com a sala e se a cozinha é do tipo planejada, com móveis fabricados conforme projeto, não há dúvida de que a melhor escolha é o cooktop, seja pela estética, seja pela flexibilidade do projeto, já que é possível encaixá-lo em diversos locais da cozinha, não apenas naquele já estipulado pela construtora.

“Outra vantagem do cooktop é a possibilidade de montar um nicho separado, na altura do cozinheiro, com o forno embutido, o forninho elétrico e o forno de micro-ondas, facilitando o manuseio e melhorando significativamente a segurança e o conforto da sua cozinha”, orienta Thais.

Há ainda a possibilidade de escolher a quantidade de bocas desejadas, ideal para ambientes muito pequenos, ou estúdios, onde deve-se optar por fogão de uma ou duas bocas. Os do tipo de indução podem ser até portáteis, facilitando sua utilização.

Quanto ao tipo de cooktop, deve-se pensar que ou o forno ou o fogão, e apenas um deles, poderá utilizar o sistema de gás instalado, ficando para o outro a opção da instalação elétrica. “A vantagem de utilizarmos um cooktop elétrico é a manutenção e a limpeza de sua superfície, já que não há obstáculos para realizá-las”, diz a arquiteta.

A vantagem de utilizar um cooktop elétrico é a manutenção. Veja o preço

“Para as casas muito populosas, onde a utilização da cozinha é intensa, aconselho o uso do fogão de chão ou embutido, que em geral possuem mais tecnologia, timer, melhores controles de temperatura, além de serem bem mais baratos”, recomenda Thais.

Outra opção pelos fogões tradicionais é quando não se quer quebra-quebra e a sua cozinha já está montada nos moldes tradicionais.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas