Zap Móveis

Saiba escolher o melhor chuveiro para a sua casa

chuveiro elétrico parede
Spread the love

Se você está de mudança para uma nova casa, quer reformar o banheiro ou simplesmente pretende comprar um chuveiro novo, a arquiteta Helen Granzote dá algumas dicas valiosas de como escolher o melhor modelo para os momentos relaxantes do banho.

Alguns chuveiros de teto também são capazes de oferecer hidromassagem

Alguns chuveiros de teto também são capazes de oferecer hidromassagem devido à potência de seus jatos (Foto: Caroline Pereira – ZAP Imóveis)

Saiba como escolher o aquecedor de água ideal para sua casa

Veja a lista do que deve ser feito em seu apartamento após a entrega das chaves

De acordo com a especialista, os primeiros pontos a serem levados em consideração na hora de escolher a ducha é a vazão da água e a potência, se for elétrico. “Se você não tiver aquecedor central, seja elétrico, solar ou a gás, seu modelo de chuveiro é o elétrico. Existem três tipos disponíveis: manual, pressurizado e eletrônico. Compre com potências elevadas se gostar de banhos quentes”, aconselha a arquiteta.

chuveiro elétrico parede

Chuveiro elétrico de parede é vendido na Leroy Merlin por R$ 78,90 (Foto: Reprodução)

Duchas

Já os produtos próprios para aquecimento, chamados mais comumente de duchas, precisam ser escolhidos pela vazão, que deve ser compatibilizada com a capacidade do aquecedor, em litros.

O modelo também é fundamental na hora da compra. Existem diferentes opções de cores e formatos para os chuveiros. Os cromados são muito elegantes e se harmonizam com o metal das torneiras. Para as duchas, no momento estão em alta as quadradas e também as que saem do teto, segundo Helen. Algumas possuem bicos autolimpantes, muito práticos para a manutenção.

Chuveiro quadrado

As duchas quadradas estão em alta e dão um toque de sofisticação ao banheiro. Modelo é vendido pela Leroy Merlin por R$ 299 (Foto: Reprodução)

Como escolher

 O chuveiro manual é o mais comum, possui de três a quatro temperaturas e pode ser utilizado em casas, sobrados ou apartamentos onde a pressão de água seja média ou alta. As duchas mais comuns possuem o bocal redondo e pequeno e vazão de 10 litros/minuto e podem ser utilizadas com ou sem o desviador (chuveirinho).

Se você aprecia um bom e prazeroso banho e quer investir nisso, escolha um chuveiro eletrônico, que permite regular a temperatura da água com mais precisão. Alguns modelos possuem jatos direcionáveis.

chuveiro cromado

Chuveiros cromados são muito elegantes e se harmonizam com o metal das torneiras

Caso o plano seja comprar uma ducha, saiba que um modelo quadrado com pressão de 40 litros/minuto proporcionará um banho muito relaxante.

“Depende muito da distância entre a caixa d’água e o ponto do chuveiro ou ducha para saber qual o mais indicado para a sua casa. Quanto mais alta, maior será a pressão e a vazão da água”, explica a arquiteta. Nos prédios, do terceiro ao oitavo andar, costuma-se utilizar redutor de pressão, que faz com que entre menos água no chuveiro e, assim, ela saia mais quente e ajude a economizar na conta de gás no final do mês.

 

 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas