Zap Móveis

Saiba qual é a maneira correta de expor quadros e obras de arte em casa

Spread the love

Você gosta de arte, tem algumas peças em casa, mas gostaria de dar mais destaque a elas na decoração? Então fique atenta às dicas da arquiteta Beatriz Dutra.

Obras importantes – como a tela azul – merecem destaque e podem ficar em uma parede sozinhas (Foto: Divulgação – Beatriz Dutra)

Justin Bieber aluga mansão equipada com três bares e boate

Faça você mesmo: três ideias de decoração com pallets

Segundo ela, antes de colocar quadros na parede é preciso estudar vários quesitos, com altura, tipos e formatos, por exemplo.

A especialista explica que a altura média deve ser aproximadamente 1,60 metro do piso, ao alcance dos olhos das pessoas. Caso a tela seja muito grande, deveremos ter distância para vê-la e, nesse caso, a altura pode ser maior.

É possível agrupar os quadros por grupos, ou seja, só telas, só gravuras ou só fotos, por exemplo. Também dá para misturar diversos tipos de quadros na mesma parede. “Fica muito interessante, mas é preciso ter senso estético aguçado para fazê-lo”, orienta.

É possível agrupar os quadros por grupos, ou seja, só telas ou gravuras (Foto: Reprodução- Pinterest)

“Para agrupar formatos diferentes o ideal é desenhar todos os quadros e estudar a disposição no papel ou computador ou fazer a composição em um espaço, para avaliar como será o resultado visual antes da instalação”, recomenda.

Boas obras de arte também são sempre bem-vindas. “É bom analisar a proporção da parede e da obra. Produções importantes merecem destaque. Podem ficar em uma parede sozinhas, com uma iluminação adequada e na parede com maior visibilidade do ambiente”, recomenda Beatriz.

Boa iluminação e cor de parede adequada ajudam a destacar as obras de arte (Foto: Divulgação- Beatriz Dutra)

Na opinião da arquiteta, não é preciso combinar a cor da tela com a cor da decoração. “Se você tiver uma obra de arte importante, não importa a cor dela, ela combinará perfeitamente com o ambiente”, garante.

As esculturas podem ser de parede, piso ou para serem colocadas sobre uma base. Tudo deve ser levado em conta, como o tamanho, material, cor e tema. “Tanto uma boa iluminação como uma cor de parede adequada servem para destacá-las”, ressalta.

 

 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas