Zap Móveis

14 passos para ter uma sala decorada com sofisticação

sala-decorada
Spread the love

A sala é praticamente o cartão de visitas da casa. Por isso, é importante que o ambiente seja confortável, aconchegante e reflita um pouco da personalidade dos moradores.

sala-decorada

Cores neutras são sempre boas apostas na sala (Fotos: Shutterstock)

Transforme sua sala em uma tarde com menos de mil reais

Saiba escolher os móveis certos para uma sala pequena

Pensando em ajudar aqueles que querem causar uma primeira boa impressão, o arquiteto Bruno Gap lista 14 dicas para decorar o cômodo com sofisticação.

Confira as orientações do especialista para ter uma sala decorada com sofisticação:

1- Iluminação

Para ter uma sala sofisticada, invista em uma iluminação controlada por dimmer e separada por circuitos. Assim, você regula a intensidade das luzes nos interruptores, o que resulta em aconchego no ambiente.

sala-decorada-com-iluminacao

Iluminação indireta ajuda a deixar a sala com um ar sofisticado (Foto: Shutterstock)

A iluminação indireta fica mais agradável, pois se joga a luz para o teto e ela se espalha. Para dar um toque especial ao cômodo, vale apostar em pontos de luz focados para a mesa de centro ou algum objeto ou obra de arte.

2 – Forro de Gesso

A sanca de gesso permite criar iluminação indireta, além de dar a sensação de que o ambiente é maior, dependendo da altura do elemento.

3 – Piso

Existem vários materiais que podem ser utilizados como piso. Limestone, mármores, tábuas corridas e tacos são alguns exemplos. Esses revestimentos nobres podem ser usados para dar um charme a mais no ambiente. O porcelanato também é uma boa opção, já que o resultado é fantástico e tem um custo menor.

piso-de-porcelanato

Porcelanato deixa o ambiente bonito e mais claro (Foto: Thinkstock)

4 – Móveis

Investir em móveis com desenho assinado por grandes nomes do design nacional e mundial é sempre uma boa pedida. Também vale pensar nos móveis de antiquário, que valem muito por conta da história que carregam e por serem exclusivos.

5 – Cortinas

Vale apostar nos modelos feitos de seda. O tecido é natural, tem uma textura leve e pode ser mais rústico, em alguns casos. Cortinas de linho são interessantes por sua textura. Há ainda a opção da persiana.

sala-decorada-com-cortina

Cortinas ajudam a complementar a decoração do ambiente, dando um toque de charme e leveza (Foto: Reprodução – Houzz)

6 – Texturas Especiais

Seja no tapete, no piso, na parede ou até mesmo nas almofadas, sempre se deve investir em texturas. As tramas trazem uma riqueza visual para o espaço, além de sofisticação, é claro.

7 – Obras de arte

Quadros, pinturas e esculturas fazem bonito no ambiente e deixam a sala bem moderna e atemporal. Fotos também são manifestações artísticas mais atuais e podem receber o mesmo tratamento que a pintura. Toda obra de arte carrega emoção e é uma manifestação da personalidade do morador.

sala-decorada-com-quadros

Obras de arte merecem destaque e podem ficar em uma parede da sala (Foto: Divulgação – Beatriz Dutra)

8 – Tapetes

O tapete de seda é um material menos resistente, mas sua beleza é incontestável. O item possui um leve brilho e toque sensível.

9 – Flores e arranjos

Plantas levam frescor e vida para o ambiente. Por serem elementos decorativos transitórios, podem sempre renovar a decoração. As flores mais exóticas, especialmente, são muito sofisticadas. A orquídea dá um charme a mais no cômodo, pois é delicada.

sala-decorada-com-flores

Flores são capazes de dar um toque mais que especial à sala

10 – Sensação de amplitude

Especialmente em ambientes pequenos, aposte nos móveis compactos e sob medida, que vão fazer o espaço render e deixá-lo mais fluido. Revestir os pisos de diferentes espaços com o mesmo material também é uma alternativa para ganhar amplitude e dar um toque de sofisticação. A integração entre os ambientes é mais uma alternativa ter espaço.

11 – Climatização de ar

Fresquinho no calor e quentinho no frio. Apostar em um bom sistema de ar-condicionado, com opção de aquecer o ambiente, é uma alternativa para lá de sofisticada, sem contar o bem-estar e conforto térmico que vai proporcionar aos moradores.

12 – Espelho

É um recurso que não só traz sofisticação para o ambiente como transmite a sensação de amplitude.

sala-decorada-com-espelho

Espelhos do tipo piso ao teto dão o contraponto ideal para uma decoração moderna e atual (Foto: Adriana Victorelli)

13 – Automação

Se a ideia é ter ambientes elegantes, a automação é indispensável. É tudo de bom controlar a iluminação, a cortina, o som, o home theater, a TV e os outros aparelhos com apenas um toque.

14 – Cores

Os tons mais neutros são sinônimos de sofisticação. E não precisa ser sempre uma mistura monocromática. Ouse e aposte em cores mais vivas. A mistura equilibrada de tons é uma maneira bem criativa de levar elegância para os espaços.

 

 

Transforme a sua sala em um cinema

Valorize sua casa com a iluminação correta

Reaproveite materiais esquecidos em casa para criar uma mesa de centro

Saiba como deixar seu sofá com conforto de primeira classe

Qual é o rack ideal para a sua sala? Conheça opções

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas