Circuito Vale Europeu: guia completo
O Circuito Vale Europeu pode ser descrito como um pedaço da Europa dentro do Brasil. Nele, é possível encontrar várias construções com influência europeia, participar de festas típicas de nações como a Alemanha e desfrutar da gastronomia de diferentes países.
Além disso, o Circuito Vale Europeu abriga uma vegetação riquíssima, e alguns locais até apresentam áreas preservadas da Mata Atlântica. Outro benefício dessa região são as atrações, como as festas temáticas e os festivais gastronômicos que ocorrem durante o ano inteiro.
Onde fica o Vale Europeu?
O Circuito Europeu fica na região central do estado de Santa Catarina, no sul do país. Ele também é conhecido como Médio Vale do Itajaí e é composto por várias cidades, todas com forte influência alemã e italiana.
A rota Vale Europeu recebeu esse nome porque está localizada em uma região montanhosa com muitos vales. A forma mais fácil de chegar a esse local é o Aeroporto de Navegantes.
Esse aeroporto está localizado no município de Navegantes, em Santa Catarina, que fica a cerca de 74 km de Pomerode, uma das cidades do Vale Europeu. Também é possível acessar essa região de carro ou ônibus. Da Rodoviária de Florianópolis partem ônibus para os principais municípios do circuito.
Quais são as cidades que compõem o Vale Europeu?
O Circuito Vale Europeu é formado por doze municípios que apresentam forte influência da cultura europeia e oferecem muitas opções de lazer. São eles:
- Apiúna;
- Benedito Novo;
- Ascurra;
- Doutor Pedrinho;
- Botuverá;
- Indaial;
- Guabiruba;
- Pomerode;
- Luiz Alves;
- Rodeio;
- Rio dos Cedros;
- Timbó.
Pomerode
Também conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é o local perfeito para curtir o clima europeu sem sair do país. Esse município realiza várias festas típicas alemãs e um festival gastronômico que costuma acontecer no mês de julho.
Pomerode ainda é conhecida por possuir o maior número de construções enxaimel do Brasil. Essa técnica de construção é muito utilizada na Alemanha e consiste no posicionamento vertical, horizontal e diagonal de vigas de madeira que formam um tipo de treliça.
Uma das melhores formas de conhecer os principais pontos turísticos de Pomerode é fazer um passeio de charrete pela cidade. Também há muitas opções de restaurantes e cafeterias especializadas na culinária alemã pela região;
Timbó
Timbó é a cidade ideal para unir passeios culturais com atividades na natureza. Esse município possui influências alemãs e italianas que podem ser percebidas na arquitetura e na culinária locais.
Quem procura o que fazer no Vale Europeu e tem o costume de praticar esportes radicais certamente vai gostar de Timbó. Isso porque a cidade abriga o Morro Azul, que é ideal para praticar algumas modalidades de voo livre.
Quem gosta de áreas verdes precisa conhecer o Parque Jardim Botânico Franz Damm, que possui uma vegetação deslumbrante. Timbó também apresenta algumas festividades famosas, sendo a principal a Festa do Imigrante, que ocorre todo mês de outubro.
Rio dos Cedros
Rio dos Cedros é conhecido como o local onde todas as águas se encontram. Esse município possui uma vegetação muito bonita, algumas cachoeiras e lagos, além de abrigar algumas espécies de animais silvestres.
Essa cidade de Santa Catarina tem aproximadamente 11 mil habitantes, descendentes de imigrantes italianos e alemães na maioria, que costumam ser muito receptivos com os visitantes.
Uma das principais atrações desse município do Circuito Vale Europeu é o show das hortênsias, entre os meses de novembro e fevereiro, quando as ruas da cidade ficam enfeitadas por esse tipo de flor.
Além de apreciar a vegetação exuberante de Rio dos Cedros, é possível andar de barco ou jet-ski nos lagos da cidade. Quem quiser também pode mergulhar nas cachoeiras localizadas no município.
Indaial
A cidade de Indaial foi colonizada por imigrantes alemães, italianos e poloneses. Por isso, os moradores de lá preservam alguns costumes e tradições típicos desses países europeus.
O município possui muitas construções com arquitetura típica alemã e abriga uma vegetação nativa da Mata Atlântica. Um dos principais pontos turísticos dele é a Casa Duwe, que tem uma arquitetura no estilo enxaimel e faz parte do circuito do caminhante do Vale Europeu.
Ainda há alguns parques naturais que podem ser acessados pelo público em geral e agradar muito a quem gosta de praticar atividades ao ar livre, como o Parque Nacional da Serra do Itajaí e o Parque Municipal Jorge Hardt.
Cicloturismo no Vale Europeu
Uma opção de passeio imperdível para conhecer bem todas essas cidades é a rota de cicloturismo do Vale Europeu, que percorre as principais cidades dessa região de Santa Catarina.
Os ciclistas que quiserem se aventurar nesse passeio vão encontrar estradas bem sinalizadas em boas condições, o que facilita muito o trajeto de bicicleta entre as cidades do circuito.
No ZAP, tem imóveis no Vale Europeu!
Gostou de conhecer o Circuito Vale Europeu? Então, saiba que o ZAP reúne imóveis disponíveis para locação nas cidades que compõem essa rota. Continue no nosso site e comece a procurar uma propriedade nessa região que transborda cultura e boa gastronomia!
capa: Elias C
interna: Elias C