Zap Móveis

Sofá-ilha vem ganhando espaço na integração de ambientes

Sofá-ilha - Projeto do Korman Arquitetos - foto: Gui Morelli
Spread the love

O sofá-ilha é um modelo do estofado com mais de uma face, que permite setorizar a área social sem interferir na fluidez do espaço, além de dar a sensação de amplitude aos ambientes.  Ele é usado geralmente para dividir dois ambientes. O mais comum é voltar um lado para a sala de TV e outro para a sala de estar, onde pode haver poltronas ou outro sofá complementando o segundo ambiente.  

“Mas há várias outras possibilidades de layout que podem aproveitar o sofá-ilha: a peça pode servir sala de estar e varanda integrada ou ainda complementar os assentos da sala de jantar, por exemplo”, cita a arquiteta Ieda Korman. 

Modelo de sofá-ilha, estofado com mais de uma face que integra mais de um ambiente – Foto: Gui Morelli

Segundo a profissional, o sofá-ilha é indicado sempre para ambientes maiores.  A restrição para esse modelo é que dificilmente ele poderá ser usado em uma sala pequena já que, por ter dois lados, terá no mínimo 1,30 metro de profundidade. E não deve ser usado em cantos de sala, pois sua função é de integrar dois espaços. 

Como escolher o sofá-ilha 

 “O modelo e cores devem ser escolhidos de acordo com o estilo do projeto, tamanho do ambiente e gosto do morador. Para o sofá-ilha, sempre recomendo optar por modelos modulares, que permitam mudança de layout”, explica Ieda.  

Para o arquiteto Bruno Moraes, as cores estão muito conectadas ao estilo e à personalidade do morador. Já para o material e tecido, precisam ser avaliados alguns fatores, como se há animais na casa, crianças pequenas e se vai ficar em uma área próxima da churrasqueira ou cozinha, onde pode cair comida.  

Leia também

+ Escolher bem os quadros para decorar a sala faz toda a diferença no ambiente

+ Cortinas, sofás e tapetes necessitam de limpeza duas vezes por ano

+ Casa em ordem: 10 dicas para organizar a sala de estar

“O sofá-ilha é confortável. Já tive esta dúvida algumas vezes e acabei testando, sentando no sofá, e me surpreendi. Na verdade, não existe melhor forma de saber do que indo na loja e conferindo pessoalmente, pois existem vários modelos, alguns mais rígidos, outros mais macios”, detalha Moraes.  

Ieda lembra que é possível encontrar modelos de sofá-ilha prontos em lojas ou encomendar um sob medida em uma tapeçaria. A vantagem do sob medida é ter o sofá-ilha perfeito e pensado para seu ambiente.  

“Seja qual for o fornecedor, o ideal é optar por sofás modulares, que possibilitam mudar a posição de assentos e encostos. A vantagem do sofá-ilha é que, além de ter um design mais moderno, geralmente ele é modulado e permite diversos tipos de configurações e usos em um ambiente”, diz a arquiteta.  

Leia mais

+ Revestimento para idosos: como escolher o material ideal para evitar acidentes

+ Quarto com decoração lúdica ajuda no desenvolvimento das crianças

+ Conheça os tipos de iluminação para cada ambiente

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas