Zap Móveis

Saiba o que levar em consideração antes de escolher o sofá para sala

modelos-de-sofa-branco
Spread the love

Na hora de comprar o mobiliário para a casa, muitas pessoas ficam com dúvidas diante de tantos modelos de sofá para sala. Para acertar na escolha é preciso levar em conta alguns pré-requisitos.

sofa-para-sala-branco

Uma circulação livre de 90 centímetros é esperada ao redor do sofá (Fotos: Shutterstock)

+ Poltronas decorativas e confortáveis deixam a sala mais sofisticada

+ Use o pallet e faça você mesmo um sofá e uma mesa lateral. Assista ao vídeo

A primeira consideração que deve ser feita é em relação ao espaço que você tem disponível para este móvel. Escolher onde posicionar o sofá é o primeiro passo. Por ocupar uma grande área do ambiente, esta é uma decisão importantíssima.

A tendência natural é posicionar o sofá contra uma parede, mas de uns tempos pra cá, vemos cada vez mais sofás soltos. Nestes casos, sugere-se a aplicação de algum elemento nas costas do sofá, como por exemplo, aparadores, bancadas, baús, pufes, etc.

Veja opções de sofá para sua casa

Independente disto, o mais importante é posicionar o sofá de forma funcional, de acordo com o papel que ele deve desempenhar. Se o sofá faz parte de uma sala home theater, por exemplo, é extremamente importante posicioná-lo centralizado em frente à TV e com a distância correta da tela.

sofa-para-sala-de-tv

Sofás retráteis são os melhores e mais confortáveis para ambientes de home teather

Tão importante quanto o local são as dimensões da peça escolhida. Uma circulação livre de 90 centímetros é esperada ao redor do sofá. Em espaços pequenos essa dimensão pode ser diminuída, mas nunca menos do que 60cm. Dessa forma, é extremamente importante avaliar a área e delimitar as dimensões máximas do seu sofá antes de ir nas lojas escolher modelos robustos e muito grandes.

Além do posicionamento e das dimensões é extremamente importante avaliar qual a sua expectativa em termos de funcionalidade. Diferentes tipos de sofás têm, consequentemente, diferentes características. Sofás retráteis são os melhores e mais confortáveis para ambientes de home teather, por exemplo, mas possuem profundidade muito maior do que os modelos padrões – em torno de 1.10 metro, ao invés de 90/95cm.

sofa-para-sala-neutra

Aposte em sofás de cores neutras e abuse nos detalhes

Sofás camas são ótimos para quem recebe hóspedes, mas normalmente não são tão confortáveis e estruturados como outros tipos de sofás. Ou seja, deve-se avaliar a real necessidade em relação a este móvel e definir as suas prioridades, para escolher conscientemente o modelo ideal.

Outro quesito que normalmente gera bastante dúvidas é o acabamento. Os materiais mais comuns para revestimentos de sofás são couro/courino; linho e tecido. As opções de couro/courino tendem a ser as mais duráveis e também as mais fáceis de limpar – mas são as com custo mais elevado e não tão aconchegantes.

Linho e tecido tendem a ser mais confortáveis, pois não “colam” no corpo, mas são bem mais frágeis e fáceis de sujar. Neste caso, vale fazer uma impermeabilização, para uma maior durabilidade e praticidade de uso.

sofa-para-sala-colorido

Sofás de cores vibrantes são bonitos, mas podem cansar

Já em termos de tonalidades, é bom apostar em cores neutras.  Mas se você possui crianças e/ou animais de estimação, opte por cores escuras que terão menor manutenção do que cores claras, por exemplo. Se o ambiente possui um grande fluxo de usuários, também vale um modelo de cores escuras, sempre pensando na facilidade de limpeza.

Sofás de cores fortes e chamativas são lindíssimos, mas a tendência é cansar com o tempo. Como o sofá não é um mobiliário com custo baixo e de fácil troca, é mais interessante apostar em acessórios coloridos, como mantas e almofadas – utilizando um sofá de cor neutra. Dessa forma, você pode ter um móvel super estiloso mas facilmente adaptável ao longo do tempo.

*Andrya Kohlmann é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e designer de interiores pela Domus Academy de Milão. Atualmente dirige o escritório que leva seu nome: AndryaKohlmann – design.concept (www.andryakohlmann.com.br), com foco em arquitetura conceitual e design de interiores e é editora do blog Design0concept.

+Faça você mesmo: personalize suas almofadas

+ Reaproveite materiais esquecidos em casa para criar uma mesa de centro

+ Saiba como deixar seu sofá com conforto de primeira classe

+ Qual é o rack ideal para a sua sala? Conheça opções

+Além de funcionais, tapetes podem virar peça chave da decoração

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas