Zap Móveis

Saiba como criar um spa caseiro para relaxar em casa

Spread the love

Aproveitar cada detalhe é algo surpreendente. Por isso, nada melhor do que aproveitar nosso espaço para relaxar. Para recuperar a energia e esquecer dos problemas do mundo é preciso ter um ambiente que promova o bem-estar, um local que seja acolhedor e provoque o desejo de ficar em casa. Mais do que isso, sua casa é o seu mundo à parte, um pequeno microcosmo onde seu corpo e sua mente devem encontrar sossego e satisfação. Hoje nós vamos ensinar como criar um spa caseiro.

como criar um spa caseiro

+ Aposte na decoração retrô para o seu banheiro

+ Veja como fazer uma decoração moderna para o banheiro

A Revista do ZAP reuniu algumas dicas para você tornar o seu lar tão confortável e aconchegante quanto um spa, assim você vai relaxar sua mente e encontrar a harmonia necessária para enfrentar o outro dia com suas energias renovadas.

Povos antigos orientais ou mesmo nossos avós tinham tradições como o escalda-pés, que reanima e dá energia para encarar o outro dia, mas hoje há uma tendência a desprezar esses costumes, avalia Vivian Neuls, proprietária da Estação do Banho, loja especializada em produtos para cuidados corporais e bem-estar.

como criar um spa caseiro

Segundo ela, coisas muito simples têm o poder de fornecer o relaxamento de que necessitamos diariamente: basta ter uma bacia, encher com água morna e sais de banho, óleos aromáticos ou ervas; cortar rodelas geladas de pepinos ou enrolar cubos de gelo em uma toalha e colocá-los sobre os olhos, enfim, são pequenas coisas que deixam as pessoas um pouco mais dispostas para o outro dia.

Esses gestos não demandam muito tempo nem gastos significativos. Estão ao alcance de qualquer um que dedique alguns minutos ao próprio corpo e ainda têm a vantagem de agir sobre a mente como um calmante natural.

Além do escalda-pés, banhar-se é outro método prático e com grande poder de relaxamento. Assim, comece seu spa caseiro com o preparo de um bom banho. Uma rápida ducha prepara o seu corpo para um repousante momento de imersão na banheira.

A chuveirada deve ser aquecida a uma temperatura de 37°C; após a higiene, ligue o chuveiro no frio com uma boa quantidade de água: o susto cutâneo é reanimador e faz bem para a pele. O banho perfeito para relaxar, porém, é aquele em que seu corpo fica mergulhado em água morna por no mínimo meia hora.

como criar um spa caseiro

Encha a banheira e tempere a água com folhas de hortelã, erva-doce ou pétalas de rosas. Se não houver tempo para encontrar produtos naturais, há diversas casas especializadas em produtos para aromatização e higiene. Sais de banho podem ser encontrados até mesmo em farmácias. Na ausência de tais produtos, você pode utilizar shampoo ou gotas de seu perfume predileto para aromatizar a água.

+ Entenda as diferenças entre banheira e ofurô e escolha o que é ideal para sua casa

Mesmo que seu banheiro seja pequeno, é possível instalar uma banheira compacta ou um ofurô (um tipo de banheira japonesa feita em madeira), com cerca de 1m de diâmetro. Existem também banheiras embutidas que podem ser projetadas no mesmo espaço do chuveiro, com o box acoplado.

como criar um spa caseiro

As banheiras de canto, por sua vez, aproveitam o ângulo da parede e são internamente espaçosas, com capacidade para até duas pessoas. Banheiras quadradas têm ainda mais espaço, mas requerem um banheiro apropriado ao seu tamanho, assim como as redondas, que têm profundidade, e as de hidromassagem.

As tradicionais banheiras retangulares são muito comuns em prédios antigos e permitem esticar as pernas. É muito importante higienizar a banheira constantemente para evitar a contaminação por bactérias e fungos: pelo menos uma vez por semana, esfregue a superfície e o ralo com esponja e uma solução à base de sabão em pó e cloro; retire o sabão com água em abundância, passe novamente apenas o cloro por toda a superfície da banheira e deixe secar sem enxágue.

Para deixar um clima ainda melhor, instale caixas de som nos cantos superiores do banheiro e ligue nelas um aparelho de reprodução de música como iPod, o seu celular com uma playlist especial para este momento ou qualquer outro aparelho que tenha entrada para o plugue de caixas de som.

Há também uma série de inovações tecnológicas neste segmento que possibilitam assistir à televisão ou escutar música através de um sistema acoplado à banheira. A iluminação deve ser suave e pode ser obtida por meio da instalação de uma lâmpada de 40 Watts. Velas também podem ajudar a criar um ambiente propício ao repouso.

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

+ Rolo de papel higiênico se transforma em peças decorativas

+ Conheça os principais erros de decoração do banheiro

+ Veja 10 ideias criativas para decorar o espelho do banheiro

+ Veja dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

+ Saiba quais são os aromas indicados para cada ambiente da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas