Zap Móveis

Tambor tem mil utilidades e dá ar descolado na decoração

tambor mesa
Spread the love

tambor mesa

Tambor pode virar uma mesa para sua casa (Foto: Shuttertstock)

Um pouco de criatividade, muitas vezes, vale mais do que ter muito dinheiro para investir em um projeto de decoração. E se você faz o estilo descolado, o tambor ou tonel de óleo, que antes era usado apenas para jogar o lixo fora, hoje pode ganhar diversas funções e se transformar em uma peça bastante desejada para qualquer ambiente da casa. O tambor decorado imprime um aspecto jovial, descontraído, com um certo ar de improviso e ainda tem um ótimo custo-benefício. Sem contar que o seu uso ainda reforça a ideia de reaproveitamento e sustentabilidade.

+ Saiba como montar um quarto de hotel em casa

+ Veja diversos modelos de cadeiras e banquetas para sua casa

As vantagens podem ser muitas, tanto para o projeto de decoração como para o bolso. “Além do baixo custo de aquisição, o tambor tem grande efeito na decoração, personaliza o ambiente e é fácil de trabalhar, já que basta lixar e pintar”, explica o arquiteto Artur Diniz.

Primeiro é importante saber qual o objetivo do tonel na decoração da sua casa e isso vai dar o resultado final de como o tambor decorado vai despontar no ambiente. A primeira opção é usá-lo de forma bem discreta, como coadjuvante na ambientação. “Ele pode servir como vaso de plantas ou como base para uma obra de arte. Nestes casos, terá cores sóbrias, como grafite, preto fosco ou efeito de ferrugem”, esclarece o arquiteto.

Tambor pode virar um vaso de plantas (Foto: Reprodução/Pinterest)

Tambor pode virar um vaso de plantas (Foto: Reprodução/Pinterest)

Mas se o objetivo é que o tonel de óleo ganhe papel de destaque na decoração, é preciso ter em mente algo mais ousado. “Para dar mais destaque, pode-se investir em cores vivas, reproduzir um rótulo de algum produto ou marca, estampá-lo com desenhos geométricos em preto e branco ou coloridos. O resultado fica incrível”, ressalta Artur.

Segundo o arquiteto, o tambor dialoga muito bem com madeira, ferro, concreto e com uma decoração clean. E, a depender do resultado que se espera e da habilidade do dono do imóvel, ele próprio pode colocar a mão na massa e deixar a peça do jeito que desejar. “Ele pode ser pintado a pistola, com rolo, pincel ou grafitado com spray, vai depender do efeito desejado”, afirma. Outra possibilidade é contratar um artista para fazer o trabalho e deixar o item com a sua cara.

Neste caso, existe a possibilidade de mostrar através do objeto um pouco da personalidade do proprietário da casa. “Você pode reproduzir uma marca que seja seu sonho de consumo, fazer um desenho que represente seu lazer, uma cena ou título de filme que você gosta. Não existe limite para a criatividade”, aponta o arquiteto.

tambor decorado

Você pode apenas decorar e fazer uma pintura no tambor do jeito que quiser (Foto: Reprodução/Pinterest)

O tonel de óleo pode ganhar várias funções na ambientação. Pode servir como criado-mudo, luminária, armário, pia, sofá, mesa de apoio, base para mesa, vaso de plantas ou aparador. “Para algum trabalho mais elaborado ou para transformá-lo em peça de mobília, será necessária a ajuda de um serraheiro na transformação”, reforça Artur.

A única recomendação, na verdade, é bem simples. “Não vejo desvantagem nenhuma em utilizar o tambor como peça de decoração. Só recomendo bom senso. Tome cuidado para não exagerar no número de peças decorativas e, desta forma, o tambor, que poderia se tornar o centro das atenções, se tornar apenas mais um elemento a poluir visualmente o ambiente”, conclui.

tonel bar

Tonel pode ser transformado em bar (Foto: Reprodução/Pinterest)

Veja algumas ideias abaixo:

Base para mesas – é possível usar o tonel com um tampo de vidro, cai bem no escritório. Ou pode utilizar uma bancada de madeira em cima do tambor.

Criado-mudo – já virou hit entre os descolados e é superestiloso;

Dá até pra criar um criado-mudo descolado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Dá até pra criar um criado-mudo descolado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Armário – você pode dividir ao meio e botar rodízios ou pode recortar uma parte, preencher com prateleiras e ter um barzinho;

Mesa de apoio – pode ser usada em um canto da sala para servir de suporte para pequenos objetos;

Luminárias uma opção é usar meio tambor como base de instalação da lâmpada. Tire o fundo e pinte o interior com a cor que você quer que reflita para ter uma luminária pendente.

tambor armário

Armário feito com tambor (Foto: Reprodução/Pinterest)

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas