Zap Móveis

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do ar-condicionado

Spread the love

O clima quente e seco deste verão fez muita gente correr para as lojas em busca de um ar-condicionado. Eficiente, o eletrodoméstico cumpre o dever de amenizar a sensação de calor, mas é conhecido por absorver a umidade dos ambientes e pesar na conta de luz.

Ar condicionado retira o ar quente do local e o devolve refrigerado (Fotos: ThinkStock)

+ Veja o que fazer antes de instalar o ar-condicionado Split

+ Saiba como agir em brigas com vizinhos na garagem

+ Mantenha seu ar-condicionado limpo e evite problemas de saúde

Para detalhar essas e outras questões que intrigam o consumidor, o ZAP conversou com especialistas da Midea Carrier, uma das principais fornecedoras de ar-condicionado.

Na sequência, veja também dicas da AES Eletropaulo para controlar o gasto de energia ao utilizar o equipamento.

Ar-condicionado faz mal para a saúde?

Não. Os aparelhos têm filtros com funções similares às dos pulmões, ou seja, filtram o ar do ambiente. O que prejudica a saúde é a falta de manutenção ou o uso incorreto. É preciso fazer limpezas periódicas dos filtros. No caso de residências, o ideal é a cada 30 dias. E, uma vez por ano, é recomendado fazer limpeza nos trocadores de calor (serpentinas) e dutos. Para esse tipo de manutenção é necessário contratar um profissional especializado.

Além da pureza, os fatores que influenciam o bem-estar e a saúde humana são a temperatura e a umidade relativa.

Veja abaixo como fazer a limpeza do modelo Split de ar-condicionado:

 

Choque térmico é prejudicial?

Sim. Se, na rua, a temperatura passar dos 30 graus, não faz bem chegar em casa ou no escritório e programar o equipamento para deixar o ar com 18.  A temperatura ideal de um ambiente deve ficar entre 21 a 26 graus.

O ambiente climatizado por ar-condicionado tem de estar completamente fechado?

Quanto mais fechado for o ambiente menor será a energia consumida pelo condicionador de ar para manter a temperatura baixa. Logo, o conceito de manter os ambientes mais fechados é favorável do ponto de vista econômico, porém não é o mais saudável.

Quando respiramos, absorvemos o oxigênio contido no ar e liberamos dióxido de carbono (CO2). Desta forma, se houver diversas pessoas em um ambiente e ele for completamente fechado, a taxa de CO2 aumenta e o nosso metabolismo sente isso (sensação de sono e cansaço). Assim, é recomendável que haja uma renovação de ar (entrada de ar externo).

A maioria dos equipamentos residenciais (de janela e splits) não possuem sistemas de renovação de ar, pois se considera que, nas residências, além de o número de pessoas não ser elevado, existe renovação constante através das frestas das portas e janelas ou através da abertura de portas. Mesmo assim, nestes ambientes recomenda-se abrir as janelas totalmente uma vez por dia para que o ar tenha sua renovação completa.

Aparelhos de ar-condicionado com maior capacidade (BTU/h) são melhores?

Não. Na verdade, ao escolher um produto para climatizar a casa, é preciso fazer o correto dimensionamento da carga térmica. Se isso não for feito, o consumidor pode ficar frustrado com o desempenho do ar-condicionado.

Como controlar o consumo de energia? 

– Adquira um equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde você pretende instalá-lo, pois os aparelhos com eficiência menor em ambientes mais amplos consomem mais energia;

– Evite a entrada de sol no ambiente refrigerado.

– Instale o aparelho num local com boa circulação de ar;

– Regule o termostato e evite o frio excessivo;

– Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado;

– Limpe os filtros;

– Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;

– Quando possível, prefira usar o ventilador.

 

+ Em São Paulo, 42% dos condomínios não conseguem reduzir consumo de água

+ Confira dicas para manter o colchão sempre novo

+ Acerte na escolha da torneira para sua casa

+ Fitas de LED dão mais charme e conforto à decoração

+ Explore o charme das canecas de forma criativa

+ Transforme seu quintal em uma sala de estar ao ar livre. Assista ao vídeo

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas