Zap Móveis

Transforme o ambiente sem graça com revestimento colorido

Spread the love

Mais um aliado na hora de decorar sua casa ou um mudar um ambiente, os revestimentos trazem um leque grande de opções para trazer cor e vida.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

As apostas são muitas: pastilhas, tijolo aparente, ladrilhos, madeiras entre outros, que proporcionam personalidade e estilo.

As tendências

Em 2016, revistas de decoração e exposições trazem as cores do revestimento mais sóbrias, sofisticadas, serenas e com tons mais suaves. “Tons amenos de rosa e azul são as mais procuradas no momento. O preto, o branco e toda escala de cinza continuam com muita força. E algumas cores vibrantes aplicadas pontualmente imprimem mais personalidade”, diz a decoradora Maria Júlia Villas Bôas.

Revestimento colorido pode ser usado nos mais diversos ambientes. Confira alguns revestimentos para cozinha

Na cozinha, é possível escolher azulejos coloridos em uma parede para destacar, um exemplo é deixar colorida a parte de cima da pia (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Segundo a profissional, é possível usar uma base neutra em paredes, teto ou piso, e aplicar cores estrategicamente, por exemplo, no mobiliário, ou nos tecidos. “Uso muito também os revestimentos adesivos e cerâmicos, papel de parede, tapetes e almofadas”, diz Júlia.

Revestimento colorido: pode ou não pode?

A cor traz vida para o ambiente, logo, utilizar bem as cores é fundamental para definir o estilo e trazer alegria para um canto de sua casa. Segundo Maria Júlia, os revestimentos coloridos mais usados são os tecidos, papéis de parede, adesivos de parede e revestimento cerâmicos. “Eu recomendo todos eles conforme a proposta para cada ambiente, sem esquecer a harmonia do conjunto”, diz a decoradora.

Revestimento colorido para banheiro: confira dicas de revestimento colorido

No banheiro, as pastilhas são bem vindas, elas podem complementar a parede branca e serem usadas em locais estratégicos para não poluir o local (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Se, ao comprar uma casa, uma pessoa se depare com algum revestimento colorido no chão, é possível elaborar uma composição que seja harmônica com outras cores e texturas, para não deixar o ambiente carregado. Isso é possível fazendo um estudo do tipo de material que foi usado e quais as cores que podem servir para complementar sem “brigar” entre si.

Quais ambientes os revestimentos com cores são indicados?

Não há uma regra ou limites para os revestimentos. Veja algumas dicas para não errar na hora de apostar em cores para a decoração:

Revestimento colorido pode ser usado tanto no chão quanto nas paredes dos mais diversos ambientes

Os revestimentos coloridos podem ser utilizados em diversos ambientes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

– Na cozinha, é possível escolher azulejos coloridos em uma parede para destacar, um exemplo é deixar colorida a parte de cima da pia. Caso a cozinha seja estilo americana, vai valorizar ainda mais a parede, pois ela poderá ser vista da sala.

– Azulejos podem enfeitar a cabeceira da cama, assim como um papel de parede de outra tonalidade ou adesivos decorativos.

– Na varanda gourmet, o revestimento pode cobrir bancadas, trazendo sensação de aconchego. Podem ser usados azulejos ou pastilhas coloridas.

– No banheiro, as pastilhas são bem vindas, elas podem complementar a parede branca e serem usadas em locais estratégicos para não poluir o local. Em banheiros usados pelas crianças eles podem ser coloridos e divertidos.

– Nos pisos de salas menores ou antessalas, os ladrilhos podem trazer um ar vintage dependendo da cor e da disposição das formas.

– Nas salas de estar são bem vindos os papéis de parece coloridos, que quebram a monotonia e trazem vida ao ambiente.

Cuidados ao escolher o revestimento

É sempre bom ficar de olho em promoções de casas de materiais de construção. Nessas épocas é possível conseguir bons descontos. Leve em conta o material utilizado e o trânsito de pessoas que circulam em determinado ambiente, caso você escolha um tipo de revestimento delicado para colocar no piso.

Também é necessário observar a umidade do local. Na hora da compra, pegue informações sobre a resistência do material e quais móveis ficarão sobre ele. Caso seja um local onde cadeiras serão arrastadas, por exemplo, lembre-se de comprar um revestimento que não danifique.

Rvestimento colorido para cozinha. Veja cuidados para escolher as pastilhas

Leve em conta o material utilizado e o trânsito de pessoas que circulam em determinado ambiente, caso você escolha um tipo de revestimento delicado para colocar no piso (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

+ Revestimentos 3D ganham destaque nos ambientes

+ Aprenda a usar o mesmo revestimento no chão e na parede

+ Saiba o que levar em conta na hora de escolher o revestimento externo

+ Revestimentos que imitam madeira estão em alta

+ Revestimentos como tijolo de demolição e cimento queimado dão toque urbano para escritório

+ Mix de revestimentos e tons alinhados dão vida a projeto sem resquícios de lugar-comum

+ Revestimentos metalizados deixam ambientes mais ousados

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas