Zap Móveis

Como escolher piso para banheiro: confira dicas práticas

Spread the love

Na hora de construir ou reformar a casa, é comum surgirem dúvidas sobre como escolher piso para banheiro. Afinal, muitos fatores devem ser considerados, como durabilidade, segurança, beleza e facilidade na hora da limpeza. 

Assim, uma estratégia interessante para decidir o piso ideal para o banheiro é escolher materiais que unem design e funcionalidade. Para ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas práticas, incluindo os principais tipos de materiais e sugestões de combinação. Confira a seguir!

Principais tipos de piso para banheiro       

Quando falamos em piso para banheiro, é importante ressaltar que não existe um único modelo ideal. A escolha dependerá das necessidades da residência, do layout do cômodo e dos gostos dos moradores. 

Contudo, alguns tipos de pisos são indicados para o uso em banheiros, já que apresentam características que melhoram a ergonomia do cômodo. Entre essas qualidades, podemos destacar a aderência, a porosidade e a resistência à umidade, encontradas em materiais como porcelanato e cerâmica.

Piso de porcelanato para banheiro  

O piso de porcelanato para banheiro é um dos mais utilizados, destacando-se pela alta resistência e pela baixa absorção de água. Esse tipo de piso aparece em vários modelos e pode ter acabamento esmaltado, acetinado, polido ou natural.

Piso de cerâmica para banheiro   

Outra opção muito conhecida é a cerâmica para banheiro. Assim como o porcelanato, ela oferece boa resistência, durabilidade e fácil manutenção. Os modelos podem ser polidos ou acetinados, com diferentes graus de aderência. 

Piso vinílico

Se você está pesquisando como escolher piso para banheiro e quer saber se é possível utilizar o vinílico no cômodo, a resposta é sim! No entanto, ele não é indicado para locais que acumulem água, como o box. Por isso, evite essa opção na área do chuveiro. 

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico pode ser encontrado em diversos estilos, como industrial, clássico e moderno. Por isso, é uma boa escolha para destacar o layout do banheiro e complementar a decoração. Vale lembrar que, por ser mais poroso, esse tipo de piso deve ser evitado em áreas molhadas.

Como escolher piso para banheiro?

piso_para_box
Pode ser uma opção, mas é um revestimento que necessita de um tratamento específico e não é qualquer espécie de madeira que pode ser utilizada (Foto: Shutterstock)

Agora que você já conhece os principais tipos, chegou a hora de aprender como escolher piso para banheiro. Além da estética, outros pontos devem ser analisados, como segurança, aderência, facilidade na limpeza e resistência.

Avalie o layout do banheiro

Uma boa dica para começar a escolha dos modelos é se basear no layout do cômodo. Dessa forma, é possível integrar as texturas, os tamanhos, as estampas e as cores de piso para banheiro ao resto do design. O importante é criar uma harmonia entre todos os elementos que compõem o ambiente.

Atualmente, há pisos com efeitos e acabamentos variados, que podem complementar qualquer estilo de decoração. Entre eles, podemos destacar os marmorizados, os esmaltados e os acetinados. O mesmo acontece com os estilos, que podem ser minimalistas, clássicos, industriais, modernos, entre muitos outros.

Considere a segurança o local

Por estar em constante contato com a água e a umidade, a superfície do banheiro pode ser escorregadia e estar sujeita a acidentes. Por isso, é importante considerar a aderência do material na hora de selecionar as opções. Caso seja necessário, opte por um piso para banheiro antiderrapante.

É possível medir o nível de aderência do piso observando o coeficiente de atrito. Essa informação é disponibilizada pelo fabricante e mede quanto a superfície ficará escorregadia quando estiver molhada. De modo geral, para superfícies que estejam em contato com a água, o ideal é que ele seja igual ou superior a 0,4.

Pense na praticidade da limpeza

tipos_de_piso_para_box
A cerâmica, preferido pelos brasileiros por sua boa durabilidade e baixo custo (Foto: Shutterstock)

Outro ponto que merece destaque na hora de entender como escolher piso para banheiro é a praticidade na limpeza. Pisos ásperos e porosos costumam reter água, sabão e sujeira, podendo ser difíceis de limpar.

Já os acabamentos lisos e polidos retêm menos a sujeira, facilitando a limpeza. Entretanto, eles podem ser escorregadios e contribuir para o acúmulo de água. Desse modo, é importante haver um equilíbrio entre a segurança e a praticidade. 

Examine a resistência do material

Também é interessante analisar a resistência e a durabilidade do material na hora de escolher o piso. Elas podem ser medidas pelo indicador denominado PEI (Resistência ao Desgaste do Esmalte), que varia entre 0 e 5. Pisos com o PEI acima de 4 são considerados de alta resistência.

Em pisos para banheiro, o ideal é um PEI de, pelo menos, 1. Em casos em que o atrito seja alto, uma boa sugestão é optar pelos materiais com PEI de 3 ou 4, para evitar que arranhões.

box
As conhecidas pastilhas de vidro podem ser usadas também no chão (Foto: Shutterstock)

Encontre o imóvel ideal com a ajuda do ZAP!

Esperamos que você aproveite nossas dicas sobre como escolher piso para banheiro. Afinal, não tem nada melhor que um ambiente renovado, não é mesmo? Além de ajudar você a mudar o design do espaço, o ZAP auxilia na hora de encontrar seu novo lar!

Acesse nosso site, navegue entre mais de 6,5 milhões de imóveis e encontre os melhores lançamentos em todo o Brasil. Faça uma busca personalizada e confira opções na planta, em construção e prontas para morar. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas