Zap Móveis

Use garrafas PET para decorar sua casa

Spread the love

No momento em que a palavra de ordem é sustentabilidade, nada melhor do que aderir a objetos de decoração feitos de material reciclado. E as garrafas PET têm sido aproveitadas para criar desde pequenos vasos e arranjos de flores até luminárias, árvores, cortinas e sofás.

As peças feitas com este material reciclado normalmente não são mais baratas porque todo o processo de confecção é manual (Fotos: Divulgação)

Segundo a artista plástica Valdeci Paula, esses objetos podem ser usados em qualquer ambiente, como sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim.

“A decoração contemporânea abre um leque de opções e ousadia que permite desenvolver móveis e objetos criativos para todo tipo de ambiente. Os pufes, lustres, cortinas e arranjos estão entre os mais usados, mas os projetos de grande porte crescem a cada dia, como casas, barcos e monumentos”, explica.

Entre os trabalhos que Valdeci já fez usando PETs estão animais, árvores de 3 metros de altura e um cesto que pode servir para colocar roupa suja ou como lixeira.

Para Valdeci, a harmonização do ambiente depende muito do olhar de quem o compõe. “Vejo variações com todo tipo de materiais, como plástico, tecido, ferro, vidro etc.”

O que mais se destaca nas garrafas PET é a transparência que ela proporciona, assim podendo utilizar vários efeitos de luz

A artista plástica Wica Martins trabalha há muitos anos com vários tipos de material reciclado e usa PETs para fazer objetos como luminárias, castiçais, vasos de plantas, além de decoração de natal.

Ela acredita que esse trabalho pode combinar com qualquer tipo de decoração, até mesmo em casas mais tradicionais. “Dá para ter uma variedade incrível, mas é preciso cuidado com o acabamento”, alerta.

Wica esclarece que as peças feitas em material reciclado normalmente não são mais baratas porque todo o processo de confecção é manual. “Além disso, existe o custo com o material reciclado, que normalmente compramos em cooperativas ou sucateiros, e com outros materiais como tintas”, explica.

As garrafas PET têm sido aproveitadas para criar desde pequenos vasos e arranjos de flores até lustres, luminárias, árvores, cortinas e sofás

Segundo Valdeci, não há locais específicos para a compra desses trabalhos. “Há muitos projetos sociais, ONGs e instituições que fazem oficinas e criam cooperativas com reciclados, mas observo que ainda falta o conceito de comercialização e valorização do produto”, avalia.

Ela reforça que, tomando como base suas peças, esses produtos não são mais baratos por utilizar material reciclado. “Tenho grande preocupação com o acabamento e sempre procuro unir material que valorize as peças, que normalmente são exclusivas”, salienta.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas