Zap Móveis

Use pisos divertidos nos quartos das crianças

Spread the love

Pisos para as crianças devem ser confortáveis e funcionais (Fotos: Shutterstock)

Pisos para as crianças devem ser confortáveis e funcionais (Fotos: Shutterstock)

Um quarto infantil com um ambiente neutro pode ser mais divertido para as crianças se você apostar na criatividade e na escolha de um piso diferente.

Tema da festa do Príncipe George reproduz decoração do quarto

Conheça a decoração do quarto de cinco bebês famosos

“Se a ideia for transformar o quarto em uma grande brincadeira ou um mundo de fantasia por que não brincar no chão usando cores, formas e objetos?”, questiona a designer de interiores Rita Kattoua. Isso pode ser feito mantendo a característica de um quarto confortável e, principalmente, funcional.

“A dica principal é escolher um piso antialérgico, antitérmico, que não escorregue e seja confortável ao caminhar”, alerta Rita. Uma opção pode ser o piso emborrachado, que na verdade é um grande tapete que pode ser montando no quarto juntando todas as partes como em um grande quebra-cabeças. Pisos com manta vinílica, que podem até mesmo imitar pisos de madeira, também são uma boa pedida.

“A grande vantagem deste tipo de piso é que a variação de motivos e desenhos é imensa e, para os quartos infantis, você pode optar por pisos com bichinhos, desenhos, amarelinha e até jogos interativos de tabuleiro. Além disso, eles amortecem quedas”, explica Rita.

Piso quebra-cabeça estimula o raciocínio das crianças

Piso quebra-cabeça estimula o raciocínio das crianças

Segundo a designer, quartos como esses ajudam até na organização dos brinquedos, pois oferecem um espaço para as crianças se divertirem dentro da casa.

Na opinião da arquiteta Nátali de Mello, o clássico carpete nunca sai de moda. “É confortável e bom para os pequenos andarem descalços. Hoje existem diversas marcas, de diferentes preços, e de diversas cores também. A grande maioria apresenta materiais anti-ácaros. De qualquer forma, para aqueles que são extremamente alérgicos, ainda pode ser um problema. E no caso de queda de líquidos a limpeza pode ser um pouco complicada”, avalia.

Assoalhos e laminados de madeira são confortáveis e fáceis de limpar. Com um quarto bem colorido, o ambiente fica aconchegante. Quando a criança crescer, o piso pode ser mantido, pois é neutro.

Carpete deixa o ambiente mais aconchegante, mas é contra-indicado para crianças alérgicas (Foto: Pinterest)

Carpete deixa o ambiente mais aconchegante, mas é contra-indicado para crianças alérgicas (Foto: Pinterest)

A arquiteta enfatiza que os pisos vinílicos são uma excelente solução para quartos de criança, pois proporcionam muito conforto térmico e também na absorção de impactos. “São fáceis de limpar e de instalar, até você mesmo pode fazer a instalação! Hoje existem diversas estampas no mercado”, ressalta.

Quando a criança crescer, esse piso é facilmente removível. Você pode usar estampas infantis, coloridas, ou até mesmo um mapa mundi no piso para incentivar o aprendizado dos pequenos. Outro exemplo de estampa criativa para o piso vinílico é fazer uma cidade, com ruas, casinhas e árvores. As crianças podem brincar de carrinho e boneca. O piso virará parte do cenário das brincadeiras.

Se você já tem um piso na sua casa, seja de madeira ou cerâmica, e não quer removê-lo, mas quer um ambiente colorido e macio para seu filho, uma solução é colocar placas de borracha por cima do piso. Essas placas são removíveis e fáceis de limpar. Hoje existem diversas cores e formatos no mercado, alguns em forma de quebra-cabeça. “É uma excelente escolha para aqueles que buscam praticidade e que não querem fazer grandes reformas na casa”, aconselha Nátali.

Placas de borracha em cima do piso de madeira facilitam na limpeza

Placas de borracha em cima do piso de madeira facilitam na limpeza

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas