Zap Móveis

Saiba o que pode e o que não pode ser alterado na varanda gourmet –

varanda gourmet decorada
Spread the love

A varanda gourmet costuma ser um espaço muito apreciado e valorizado pelos moradores de edifícios.

varanda gourmet decorada

Confira as regras do condomínio antes de mobiliar a varanda gourmet. As sobrecargas merecem atenção especial (Foto: Shutterstock)

+ Conheça a norma de segurança para envidraçamento de sacadas

+ Fogão a lenha e forno de pizza – Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ter em casa

Segundo o arquiteto Gerson Fernandes Brancalião, do Studio Arquig, atualmente muitos empreendimentos já estão acoplando à sacada comum o conceito gourmet. “Mas também há proprietários que fazem reformas para incluir churrasqueiras, espaços de entretenimento, móveis diferenciados ou revestimentos cerâmicos”, diz Brancalião.

O arquiteto Anderson Schmidt explica que todos os condomínios verticais e mesmo os de casas têm regras bem específicas sobre obras em varandas.

Procurando móveis para sua varanda? Veja algumas opções

varanda gourmet com vidro

Caso aprovado pelo condomínio, o envidraçamento deve ser acompanhado por um profissional. Ele deve emitir um atestado de responsabilidade pelo produto e pela instalação (Foto: ThinkStock)

“Normalmente há restrições quanto à pintura e outras modificações que interfiram visualmente e estruturalmente a fachada. Porém há alguns condomínios que restringem muito mais, proibindo a retirada da porta – quando se quer unir o ambiente interno com a varanda – ou mesmo algo mais simples, como a colocação de persianas, caso em que o condomínio poderá fazer as especificações de modelo, cor e forma de colocação”, detalha o especialista.

De acordo com o Schmidt, tudo que for parede e estiver acima da altura do guarda-corpo não pode ser modificado, mas é preciso sempre consultar as regras do condomínio.

“O mesmo serve para a instalação de ar-condicionado. Normalmente, o aparelho não deve ficar acima do guarda-corpo da varanda, que tem 1,10m. Por isso, é necessário instalar o equipamento apoiado no chão”, diz Schmidt.

O que pode ser alterado na varanda gourmet

Modificações no piso e instalação de mobiliário são algumas obras permitidas na varanda.

varanda gourmet projeto

Mesa de madeira faz um belo par com cadeiras de fibra sintética. Projeto da arquiteta Andrea Zylberstajn Glezer (Foto: Divulgação)

Em relação ao chão, é preciso observar se será feito novo contrapiso e se o piso novo será mais pesado que o anterior, pois isso ocasiona sobrecarga na laje. Por isso, vale contar com a ajuda de um profissional nessas horas e observar as normas da ABNT.

A equipe do escritório Vinci Arquitetos explica que é permitido substituir pisos, colocar deques – desde que não ocorra supressão na altura dos guarda-corpos -, substituir luminárias e fazer o fechamento com vidro – desde que aprovado pela assembleia do condomínio.

Como as fachadas dos edifícios são uniformemente compartilhadas, tudo que envolver alteração deve ser submetido ao conselho dos moradores.

As sobrecargas nas lajes das varandas merecem atenção especial. Segundo o escritório Vinci Arquitetos, vasos exagerados, somados à mobília e outros objetos de peso considerável, podem alcançar o limite de sobrecarga calculado para a estrutura.

Caso você tenha permissão para fazer obras na varanda gourmet, confira algumas dicas do arquiteto Gerson Fernandes Brancalião para o espaço. Na sequência, apresente tais sugestões para o profissional que vai conduzir a reforma:

1. Para fechar a varanda com vidro, o arquiteto responsável pela obra deve recolher uma RRT (registro de responsabilidade técnica), responsabilizando-se pela instalação. A empresa fornecedora de vidro deve garantir que o peso do material não irá comprometer a estrutura;

2. Com critério e bom senso, pode existir uma integração da varanda gourmet com a sala de estar e jantar. Em alguns casos, para aumentar o espaço externo, as portas de acesso à varanda são eliminadas e são substituídas por vidros;

3. Dê preferência à cor amarela ou cálida para o projeto de iluminação;

4. Atente sempre para o uso de vasos ou plantas que recebam boa iluminação durante o dia;

5. Para os adeptos da boa culinária, cultivar uma horta caseira é uma opção para tirar os temperos diretamente da fonte.

varanda gourmet horta

Cultive algumas plantas e ervas medicinais na varanda gourmet (Foto: Shutterstock)

7. Sempre tenha uma boa bancada de apoio para o preparo das refeições;

8. Azulejos que imitem pedras naturais ou ladrilhos hidráulicos podem compor o ambiente com elegância e aconchego;

9. Peças de artesanato e algumas cores fortes em detalhes combinam bem com este ambiente;

10. Nos pisos, os cerâmicos ou de porcelanatos são bem-vindos e de fácil manutenção e lavagem. Existem alguns que imitam madeira, até mesmo em padronagens tipo deque, escuros ou claros, conforme o desejo do proprietário.

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

+ Semana de Design de Milão – Saiba quais são as principais tendências em materiais

+ Explore o charme das malas antigas na decoração

+ Veja como aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

+ As 21 melhores dicas de decoração no estilo faça você mesmo

+ Explore o charme das canecas esmaltadas na decoração

+ Manual lista dicas essenciais para cultivar flores e plantas em casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas