Zap Móveis

Veja como fazer um jardim na área externa da casa

Spread the love

A área externa da casa fica mais bonita com a presença de um jardim. Contudo, para ter o charme do verde é necessário planejar a escolha e o cultivo das espécies.

Como fazer um jardim

Antes de escolher as plantas do jardim verifique quais espécies podem viver em áreas ensolaradas (Fotos: Shutterstock)

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

O primeiro passo é investigar o clima, a incidência de sol e a qualidade do solo (arenoso, argiloso ou rochoso) do espaço externo. Áreas ensolaradas devem receber espécies resistentes como suculentas, cactos, palmeira fênix, jabuticabeiras, dentre outras. Cuide somente para garantir a quantidade exata de água e vento para cada planta.

como fazer um jardim em casa

Cuide da rega das espécies que necessitam de boa quantidade de água

Os jardins que tiverem pouca incidência de sol devem ter espécies adaptadas a tal clima. As melhores opções são: palmeira-ráfis, bromélia de sombra, acanthus, amarílis, lobélias e tulipas. Lembre-se ainda de evitar o excesso de água nos vasos, pois o desenvolvimento destas plantas pode ser prejudicado.

Espécies como tulipas devem ser cultivadas em jardins com pouca incidência de sol

Espécies como tulipas devem ser cultivadas em jardins com pouca incidência de sol

Também é possível cultivar espécies de meia-sombra, como lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua e asplênio.

Decoração de jardim 

Plantas que tiverem grandes raízes devem ficar em vasos resistentes, de cimento ou fibra de vidro. Recipientes de plástico não são muito indicados, pois a impermeabilidade do material afeta a espécie.

A dica é investir em modelos de cerâmica, cuja porosidade permite à planta fazer as trocas de água com o ambiente de modo simples e rápido. Tais vasos devem ter furos no fundo. Assim, a água não se acumula nas raízes.

Vasos de cerâmica são boas opções para o jardim

Vasos de cerâmica são boas opções para o jardim

O espaço pode ter a presença de floreiras e pergolados. A primeira opção é ideal para espécies que se adaptem nas paredes e nos parapeitos das janelas. “Além disso, é importante levar em conta a combinação das plantas. Uma pode crescer mais que a outra e invadir o espaço alheio, o que compromete o desenvolvimento”, afirma Gilberto Elkis, paisagista. Uma fórmula de sucesso é usar espécies rasteiras, como a álisso, e outras pendentes, como o amor-perfeito-de-verão.

Os pergolados levam charme à área externa. As colunas e vigas vazadas, feitas de madeira, bambu ou concreto, ficam bonitas com a presença de flores e espécies pendentes. Abuse de plantas como sapatinho de judia e jade. Pendure também vasos de orquídeas na estrutura.

Pérgola de madeira deixa a área externa de uma casa ainda mais charmosa (Foto: Reprodução – Houzz)

Móveis para o jardim

A decoração fica completa com a presença de mesas, cadeiras e sofás. “O mobiliário de alumínio com fibras sintéticas é a melhor opção, pois tem resistência e é adequado à área externa”, afirma Analu Guimarães, designer de interiores. Evite peças de madeira, porque mesmo impermeabilizadas, deterioram com facilidade.

Outro aspecto a ser estudado é o tecido dos estofados. Invista em modelos sintéticos de acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico.

Pedras são escolhas indicadas para áreas de passagem do jardim, uma vez que trazem permeabilidade ao piso e evitam poeira e lama no caminho (Foto: Shutterstock)

Pedras são escolhas indicadas para áreas de passagem do jardim, uma vez que trazem permeabilidade ao piso e evitam poeira e lama no caminho (Foto: Shutterstock)

Dê uma atenção especial ao chão. Pedras, seixos e pedregulhos são as escolhas indicadas, uma vez que trazem permeabilidade ao piso e evitam poeira e lama no caminho.

Já os cepos, as pranchas e os decks de madeiras são ideais para criar um visual mais rústico. “Lembre-se apenas de jamais usar um piso que não seja antiderrapante. Eles ficam muito escorregadios quando molhados”, diz o Elkis.

Um ponto fundamental no projeto do jardim é a iluminação. As luminárias podem ficar embutidas no chão, sendo direcionadas para os vasos e as plantas, ou dispostas nos caminhos com pedras. Postes, refletores e arandelas também são boas apostas.

 

 

*site parceiro do ZAP (www.arkpad.com.br/blog)

O blog conta com posts sobre o mundo da arquitetura, do paisagismo e do design. É possível encontrar novidades, projetos internacionais, entrevistas com arquitetos consagrados e dicas para decorar a casa.

 

+ Aprenda a proteger móveis de madeira que ficam expostos

+ Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

+ Plantas medicinais: conheça espécies e veja como usá-las em tratamentos

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

+ Veja quais são as melhores plantas para ambientes fechados

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Confira dicas para fazer uma horta no apartamento

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas