Zap Móveis

Veja como fazer um jardim vertical em qualquer espaço da casa

Spread the love

Jardim vertical pode ser instalado em um suporte de madeira (Foto: Shutterstock)

Jardim vertical pode ser instalado em um suporte de madeira (Foto: Shutterstock)

É cada vez mais comum as pessoas apostarem nos jardins para decorar a casa, até mesmo em apartamentos e casas com espaços reduzidos. Além de dar um charme aos ambientes, ajuda a deixar o ar um pouco mais puro. Para apartamentos pequenos a opção é um jardim vertical.

+ Fechamento de varanda deve ser feito com vidro solar

+ Pergolado leva charme para a área externa da casa

Mas como fazer um jardim vertical? Isso pode ser simples, basta investir em suportes apropriados e nas plantas corretas. Em apartamentos a varanda é o ambiente mais indicado. Existem várias formas de se montar, mas os mais comuns são os suportes instalados nas paredes. Pode-se utilizar ferro, estilo aramado, materiais em madeira e metal.

Jardim vertical na sala (Foto: Divulgação)

Jardim vertical na sala (Foto: Divulgação)

Antes de fazer o jardim vertical é importante saber a posição do espaço com relação ao sol. A paisagista Ivani Kubo diz que este é um dos pontos mais importantes. Em uma varanda ou qualquer outro ambiente que receba mais de 4 horas de sol por dia você pode optar entre lavandas, palmeiras, esmeralda, arbustos, cravina e hibiscos.

“Essas varandas ainda podem ter plantas ornamentais que florescem, como a jasmin, azaleias e camélias”, diz Ivani.

Para os ambientes internos, que não recebem luz direta, são outras plantas. Nesse caso é sugerido as espécies palmeira chameodorea, palmeira wedeliana, asplenus, bromélias de meia sombra. Flores decorativas também podem ser colocadas, como as violetas, lírio da paz e ciclamen.

Em ambientes internos é possível fazer um mix de plantas e flores (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em ambientes internos é possível fazer um mix de plantas e flores (Foto: Reprodução/Pinterest)

O jardim vertical também serve para esconder aquela parede que te incomoda e que você sempre tem vontade de mudar. Não é necessário montar o jardim em uma parede toda. Você pode utilizar apenas uma parte dela para fazer uma decoração diferente.

Ivani ressalta que é preciso cuidar das plantas em um jardim vertical. É necessário regar as plantas diariamente, cuidar da adubação de cada vaso, fazer os cortes necessários e limpeza em um período de três meses. E a paisagista diz quais espécies não são boas opções para ambientes que ventam bastante. “Algumas plantas não desenvolvem bem em locais com muito vento. São os casos das samambaias, avencas e outras mais delicadinhas”, finaliza.

O pallet é uma das principais tendências para a montagem de um jardim vertical (Foto: Shutterstock) O pallet é uma das principais tendências para a montagem de um jardim vertical (Foto: Shutterstock)

Jardim pode ter um suporte aramado e os vasos simples presos a ele (Foto: Shutterstock)

Jardim pode ter um suporte aramado e os vasos simples presos a ele (Foto: Shutterstock)

 

+ Vídeo ensina a montar uma horta caseira em casa

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Hotéis para plantas são boas opções para quem vai reformar ou viajar

+ Reforme sua varanda com piso de pallet em apenas um dia. Veja o vídeo

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas