Zap Móveis

Veja como receber bem os amigos em casa

Spread the love

Um convite para receber amigos em casa, familiares ou colegas de trabalho vai muito além da confraternização, do bate-papo descontraído em um ambiente mais pessoal e dos sorrisos. É preciso pensar em cada detalhe para que o encontro seja um sucesso e que todos saiam da sua casa com elogios.

+ Pedras populares são coringas na decoração

+ Aprenda a usar o mesmo revestimento no chão e na parede

Decoração, cardápio e música ideal podem fazer a diferença na hora de organizar uma reunião em casa. Qualquer escorregão pode deixar uma impressão ruim e isso, com certeza, não o seu objetivo.

Um ponto importante é avaliar as principais caracteríticas do grupo convidado e o que ele pede, se um encontro mais informal, com amigos e familiares, ou algo mais formal, com colegas do trabalho. A partir daí, é possível mapear a decoração e o cardápio.

como_receber_amigos

Em relação ao cardápio, é sempre importante se informar se, entre os convidados (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que não pode ser esquecido é que é fundamental que todos se sintam bem e confortáveis no seu ambiente. “Ao recepcionar em casa, estamos abrindo as portas do nosso universo pessoal e, é claro, queremos causar uma boa impressão”, ressalta Mônica Azevedo, empresária dona da loja Aze Haus, especializada em roupas de casa e decoração de mesa.

A decoração é essencial para causar uma boa primeira impressão. Seja um arranjo de flores ou viajar em algum tema escolhido para o encontro, os detalhes vão fazer a diferença. E não é preciso gastar muito dinheiro, se este não for o objetivo. Pode-se, por exemplo, escolher um tema praiano e investir em flores coloridas, uma toalha de mesa com tons mais abertos, bandejas com frutas, tudo simples, mas com bom gosto.

Sem dúvidas, capriche na mesa. “Já reparou que a maior parte dessas ocasiões especiais acontecem em torno de uma mesa? Compartilhar uma refeição significa trocar sorrisos, contar histórias e dividir pensamentos. O importante é sempre ter cada detalhe dedicado com atenção e carinho para que tudo saia de maneira que a ocasião pede. Um momento gostoso e agradável se baseia em como compor a mesa de maneira que irá fazer com que as pessoas se sintam mais acolhidas no ambiente que estão”, explica Mônica.

mesa_amigos

Não precisa usar a mesma louça se não tiver pratos iguais para todos. Mas crie uma harmonia na mesa de modo que fique descolada (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Pense em qual louça usar. Para um evento mais formal, busque cores mais sóbrias e objetos mais refinados. Caso seja um encontro mais informal, vale até usar uma louça colorida e divertida. Uma dica é pensar nas cores preferidas dos seus convidados e brincar com elas. Inclusive, o guardanapo pode colaborar com isso, sendo um tradicional para reuniões mais formais e de toda cor para os encontros informais.

E se você vai receber muita gente? “Não precisa usar a mesma louça se não tiver pratos iguais para todos. Mas crie uma harmonia na mesa de modo que fique descolada”, ensina Mônica. Outro conselho para descontrair ainda mais o clima é usar a mesa de centro. “Você pode trocar a mesa de jantar pela de centro, o que deixará o encontro mais descontraído e informal”, acrescenta.

Caso o encontro conte com crianças, então, abuse da criatividade. A arquiteta e paisagista Giselle Marttos ensina uma maneira de deixar a mesa bem divertida e agradar à criançada. “Você pode fazer um marcador de lugar bem bacana. Basta pegar um boneco de Lego, escrever o nome do convidado em um pedaço de papel e colocar os dois dentro de um potinho de vidro. Fica um charme”, ressalta.

amigos_em_casa

A decoração é essencial para causar uma boa primeira impressão. Os detalhes vão fazer a diferença (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Em relação ao cardápio, é sempre importante se informar se, entre os convidados, tem algum alérgico a alguma comida ou tem restrições na dieta em relação à lactose, glúten ou se é vegetariano. Errar no menu não será nada agradável. No mais, é esperar os convidados chegarem, relaxar, deixar a conversa correr solta e os sorrisos invadirem o espaço.

Como montar uma mesa formal linda:

– Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso, com prato principal e o prato para entrada sobre ele;

– A ordem dos talheres segue a ordem do cardápio, de fora para dentro;

– As colheres sempre ficam à direita, assim como as facas, que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda;

– Quanto aos copos, o correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Eles devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita.

 

+ Veja como dar uma festa com até R$ 300

+ Prendedor de guardanapo é solução simples e barata para dar charme à mesa

+ Leve charme e sofisticação à mesa com o sousplat

+ Dicas para organizar o open house perfeito

+ Veja 20 dicas incríveis para fazer uma festa em casa

+ Dicas para fazer uma festa infantil em casa sem gastar muito

+ Saiba como adaptar apartamento de solteiro para festas

+ As 7 dicas para fazer uma festa em casa

+ Veja 10 dicas de presentes para levar a um open house

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas