Zap Móveis

Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

Spread the love

Quem cozinha frequentemente sabe bem que após poucos pratos preparados o forno e o fogão já ficam cobertos de gordura e outros tipos de sujeira. E não adianta, é preciso ter uma rotina periódica de limpeza desse eletrodoméstico para que as manchas de óleo e de queimado não se instalem de vez e se tornem cada vez mais difíceis de serem tiradas.

como tirar gordura do fogão
Antes de dar início a qualquer processo de limpeza, o importante é garantir sua segurança (Foto: Shutterstock)

O bom é que com as dicas que o ZAP em Casa separou pra você, esta tarefa vai se tornar muito menos complicada. Confira:

Primeiros cuidados

Antes de dar início a qualquer processo de limpeza, o importante é garantir sua segurança, então, “a primeira coisa é certificar que o fogão esteja desligado da tomada (cuidado para não abrir as bocas de gás enquanto manuseia as válvulas) e nunca use produtos de limpeza inflamáveis”, orienta a personal organizer Tati Godoy.

como-tirar-gordura-do-fogao
Nunca use produtos de limpeza inflamáveis (Foto: Shutterstock)

Você também precisa se atentar a qual tipo de material seu fogão possui (inox, esmaltado) para não passar nada que possa prejudicar sua aparência durante a limpeza. “As melhores opções são as fibras (buchas) brancas, amarelas ou azuis. Elas têm baixa abrasividade e não vão danificar o aparelho. Nunca utilize esponjas abrasivas ou lã de aço, porque elas podem riscar na hora de fazer a limpeza”, orienta  João Pedro Lúcio, técnico de serviço da Maria Brasileira.

Ainda segundo João, para a limpeza do forno, o ponto a se atentar são os produtos escolhidos, que devem ter o aroma suave para que o cheiro não passe para a comida mais tarde.

cuidados-fogao
Você também precisa se atentar a qual tipo de material seu fogão possui (inox, esmaltado) para não passar nada que possa prejudicar sua aparência (Foto: Shutterstock)

Receitas caseiras

Para tirar aquela gordura complicada, você também pode lançar mão de duas receitas caseiras, que vão fazer toda a sujidade amolecer de maneira mais fácil. São:

– Espalhe vinagre branco pela superfície do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois deste tempo, limpe com um pano seco ou com uma toalha de papel.

fogao
Nunca utilize esponjas abrasivas ou lã de aço, porque elas podem riscar na hora de fazer a limpeza (Foto: Shutterstock)

– Primeiro faça uma solução de água quente misturada a uma porção de bicarbonato. Em seguida é só embeber um pano nela e passá-lo tanto no fogão quanto no forno.

Passo a passo da limpeza

Forno:

1. Retire a grade do forno e deixe de molho por no mínimo 30 minutos dentro da pia ou de alguma bacia. “Para o molho, faça uma mistura de água quente com detergente neutro ou desengordurante”, explica João Pedro.

2. Pegue alguns panos finos, estilo perfex, e tampe os buraquinhos do forno para evitar que caia produto ou sujeiras que possam danificar o aparelho.

fogao-limpo
Para a limpeza do forno, o ponto a se atentar são os produtos escolhidos (Foto: Shutterstock)

3. Separe três panos de chão e coloque ao redor do forno para que a água não caia no piso e escorra para o resto da cozinha.

4. Em um recipiente, coloque um pouco de água morna potencializada com o produto que estiver utilizando e esfregue a área desejada com uma esponja não abrasiva. Para retirar a mistura, passe um pano seco e limpo. “Mas lembre-se que o forno não pode ser enxaguado”, completa o técnico de serviço da empresa Maria Brasileira.

5. Para a parte interna do forno, troque a esponja por uma escova de cano longo e cerdas de nylon.

Fogão:

1. Tire todas as partes desmontáveis da superfície, como bucais e grades, para deixá-las de molho em água quente por 30 minutos.

2. Sobre os itens necessários, “detergente, toalha de papel e um pano para lustrar são mais do que suficientes”, diz a personal organizer Tati Godoy.

limpeza
A primeira coisa é certificar que o fogão esteja desligado da tomada (cuidado para não abrir as bocas de gás enquanto manuseia as válvulas) (Foto: Shutterstock)

3. Separe um recipiente com água morna e o produto da sua escolha, como foi feito para a limpeza do forno, e com uma esponja não abrasiva comece a esfregar, não muito forte.

4. Para retirar, basta um pano seco e limpo.

5. Se após a limpeza você quiser conservar o fogão intacto por mais tempo, João Pedro dá a dica: “utilize proteções de alumínio”.

limpeza-fogao
Algumas receitas caseiras ajudam na limpeza do fogão (Foto: Shutterstock)

Leia mais:

+ Como limpar o fogão e o forno?

+ Saiba escolher entre cooktop ou fogão

+ Fogão a lenha e forno de pizza – Saiba quais são as vantagens e desvantagens 

Veja também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas