Zap Móveis

Veja como transformar a garagem em um ambiente social

Spread the love

Um dos carros foi vendido ou um dos moradores se mudou. E, de repente, uma garagem ficou vazia. Nesses casos, para que este espaço não fique sem funcionalidade, é possível transformá-lo em um ambiente social que integre, ainda mais, os moradores.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Com o propósito de mostrar que é possível socializar um ambiente sem utilidade, a designer de ambientes Laura Santos criou para a Mostra Casa Construir 2016 o “Espaço Leitura”. O ambiente nasceu da transformação de uma a garagem em um local que se comunica e, ao mesmo tempo, interage o usuário, assim como a leitura interage com o leitor.

garagem

Para transformar a garagem em um espaço sociável, um dos recursos mais importantes para se investir é a iluminação (Foto: Divulgação/Laura Santos)

Laura explica como é possível fazer este tipo de mudança de ambientes. “É importante verificar se a garagem é aberta ou fechada. No caso da garagem ser aberta e a pessoa quiser fechar, será preciso fazer obras. Mas, caso queira fazer, por exemplo, um estar aberto é possível trabalhar com pergolado e móveis próprios para a área externa. É preciso ver se existe necessidade de troca de materiais ou aproveitar o que já tem, diminuindo, assim, o custo do investimento. Neste meu projeto mesmo eu optei por não trocar o piso e, para dar mais aconchego ao ambiente, coloquei tapete”, conta.

Para transformar a garagem em um espaço sociável, um dos recursos mais importantes para se investir é a iluminação, pois normalmente este é um ambiente que possui apenas um foco de luz. De acordo com Laura Santos, é muito importante distribuir a iluminação no decorrer do espaço de forma a criar cenas mais intimistas ao ambiente, além de lançar mão de objetos que componham com harmonia a ambientação.

garagem_reforna

O espaço durante a reforma. Parece um outro lugar, não é mesmo (Foto: Divulgação/ Laura Santos)

“Ao mudar esse tipo de ambiente para um estar, o projeto luminotécnico é trabalhado com mais carinho. Utilizar elementos como tapete, quadros, adornos, móveis próprios para sala, faz com que sequer lembremos que ali, um dia, foi uma garagem. Normalmente, as garagens são amplas, então é preciso criar uma composição que deixa o espaço mais acolhedor e aconchegante como são as salas”, ressalta.

De acordo com a profissional, uma garagem pode se transformar em copa, espaço gourmet, atelier, home office, pois existe a possibilidade de se trabalhar com variados tipos de recursos decorativos próprios para espaços assim e, nem mesmo o odor de combustível é capaz de interferir na criatividade.

garagem_reformada De acordo com a profissional, uma garagem pode se transformar em copa, espaço gourmet, atelier, home office e muitos outros ambientes (Foto: Divulgação/Laura Santos)

“Para não ficar com cheiro de gasolina ou óleo, basta trabalhar com ventilação cruzada, criando portas e/ou janelas no espaço, que faz com que o ar circule melhor no ambiente. Trocar os materiais existentes, utilizar aromatizadores e colocar plantas naturais que, além de dar um frescor ao espaço, filtram o ar presente no ambiente deixando-o mais puro”, indica Laura Santos.

Em seu ambiente na Mostra Casa Construir, a designer utilizou o painel degradê feito em MDF preto comum, filetado com várias ripas detalhadas tecnicamente em uma progressão. Algo que fora pensado e detalhado pela profissional, com uma execução simples e econômica. Outro ponto de impacto do ambiente foi o posicionamento dos quadros, feitos de nanquim pela artista Luciana Hemont, colocados de uma forma descontínua, dando conceito ao projeto.

decoracao_garagem

Para não ficar com cheiro de gasolina ou óleo, basta trabalhar com ventilação cruzada, criando portas e/ou janelas no espaço, que faz com que o ar circule melhor no ambiente (Foto: Divulgação/Laura Santos)

+ Conheça os pisos para garagem ideais para você

+ Portões automáticos de garagem garantem comodidade aos moradores da casa

+ Saiba como agir em brigas com vizinhos na garagem

+ Garagem também merece ser decorada

+ Decore e organize sua garagem

+ Como organizar uma venda de garagem

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas