Zap Móveis

Saiba como tornar sua casa adaptada para idosos

casal de idosos cuidando da casa regando o jardim
Spread the love

 

O Brasil tem aproximadamente 33 milhões de idosos, de acordo com o IBGE. Durante a maior parte do tempo, essas pessoas costumam ficar em casa, muitas vezes sozinhas. Por isso, é fundamental ter uma casa adaptada para idosos, que garanta acessibilidade, autonomia e segurança. 

A adaptação de casas para idosos é importante, pois, conforme as pessoas envelhecem, podem surgir certas limitações físicas e cognitivas que dificultam a mobilidade e o equilíbrio.

Pensando nisso, os projetos de casas adaptadas para idosos proporcionam mais segurança e acessibilidade a essas pessoas, porque incrementam a qualidade de vida delas e permitem que elas sigam a rotina de forma independente pelo maior tempo possível.

Por que tornar a casa adaptada para idosos?

A terceira idade é uma fase delicada da vida. Nela, é comum que as pessoas se tornem mais frágeis e suscetíveis a quedas, tropeços e outros tipos de acidentes que, em idades mais avançadas, podem trazer sérios danos à saúde. A seguir, confira alguns bons motivos para adaptar seu lar.

Segurança

Uma casa adaptada para idosos diminui o risco de acidentes domésticos e dá mais segurança aos moradores. Algumas medidas que tornam o lar mais seguro são a instalação de corrimãos, a retirada de tapetes, uma boa iluminação e a instalação de barras de apoio em banheiros.

Acessibilidade

Adequar a casa para idosos facilita o acesso e a mobilidade. Para isso, é importante instalar rampas, retirar degraus quando for possível, ampliar portas em caso de idosos que usam cadeiras de rodas ou andadores e remover quaisquer obstáculos.

Conforto e conveniência

Além disso, adaptar a casa para os idosos traz mais comodidade, praticidade e conveniência ao dia a dia. Isso porque eles podem ter dificuldades com tarefas diárias, que se tornam mais simples com algumas medidas básicas.

Possibilidade de envelhecer no próprio lar

Muitas pessoas desejam envelhecer no lugar onde viveram a maior parte da vida em vez de se mudar para instituições especializadas ou para a casa de outros parentes.

Essas alterações no lar permitem que essas pessoas continuem autônomas e mantenham a conexão com o restante da comunidade, o que preserva o livre-arbítrio delas.

Bem-estar

Viver em um ambiente familiar adequado tem um impacto positivo no bem-estar dos idosos. Afinal, essas pessoas se sentem mais seguras, confortáveis e capazes de realizar as tarefas cotidianas, o que traz mais qualidade de vida e melhora a autoestima.

Redução de custos

Uma casa adaptada para idosos pode ser mais econômica que a mudança para uma unidade de cuidados de longo prazo. Assim, investir nesse tipo de residência deve evitar despesas associadas à mudança e aos cuidados institucionais.

Casal de idosos olhando computador

Como tornar sua casa adaptada para idosos?

Em geral, esse processo inclui a instalação de acessórios que facilitem a circulação, a escolha de pisos e móveis mais adequados, e algumas obras estruturais. Por exemplo, um quarto adaptado para idoso deve ser livre de tapetes ou carpetes e ter uma cama mais alta. Confira outros exemplos:

Pisos antiderrapantes

Algumas medidas são importantes na hora de deixar uma casa adaptada para idoso. Uma delas é o piso, já que as quedas são um dos principais acidentes domésticos, e muito perigosas nessa fase da vida.

O ponto de partida é optar por revestimentos que não escorreguem. “Escolher pisos antiderrapantes e evitar tudo que precise ser encerado. Os vinílicos são uma ótima alternativa”, diz a arquiteta Consuelo Jorge.

Banheiros acessíveis

Um lar acessível também deve pensar na adaptação do banheiro, com a colocação de barras de apoio. “As barras devem ser instaladas perto da bacia sanitária e do chuveiro, entre 1,10 e 1,30 m de altura”.

“Recomenda-se que o vaso esteja 10 cm acima da altura-padrão. Para um ambiente harmonioso, essas adaptações podem conversar com diversos itens de decoração, principalmente com cores neutras”, explica Consuelo.

Móveis bem posicionados

Um móvel pode ser perigoso se tiver quinas cortantes ou for instável. Já uma mobília mal colocada pode ser uma barreira para o idoso tropeçar. “Aconselho sempre ter um espaço de, pelo menos, 60 cm entre o sofá e uma mesa de centro, para termos uma boa passagem”, afirma o arquiteto Marcelo Rosset.

Outra adaptação tem a ver com os armários, para tudo ser alcançado com facilidade. “Isso evita que o idoso precise subir em bancos ou escadas para acessar alguma coisa no dia a dia. Apostar em um mobiliário mais rígido, com formas arredondadas, e evitar vidros também são medidas de segurança”, pontua Consuelo Jorge.

Circulação facilitada

Tapetes devem ser deixados de lado em um lar acessível para idosos, principalmente os muito finos. Escadas também são barreiras físicas perigosas para idosos. Se já tiver uma na casa, considere instalar corrimões para tornar o uso mais seguro. 

Além disso, a colocação de sofás e poltronas deve considerar a melhor circulação no ambiente. Procure encostá-los mais perto das paredes, para evitar tropeços e deixar a área livre para os idosos se movimentarem com segurança. 

Acessibilidade

“O mais importante em uma casa com idosos é pensar na acessibilidade como um todo: evitar degraus, pensar em pisos aderentes, instalar barras de apoio em corredores e áreas molhadas, aumentar a iluminação da residência e evitar mobiliário baixo e profundo”, ensina Marcelo Rosset.

No ZAP, tem imóveis com acessibilidade

Na hora de procurar uma casa adaptada para idosos, experimente buscar imóveis com acessibilidade para pessoas com deficiência, elevador e portaria 24h, características importantes para esse público. Além disso, aplique dezenas de outros filtros. Visite nosso site e encontre o imóvel perfeito! 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas