Zap Móveis

Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

Spread the love

As plantas dão vida para a casa e o contato com a natureza ajuda no bem-estar dos moradores. O ideal é colocá-las em vários ambientes, inclusive no banheiro, que costuma ser esquecido. Existem plantas para banheiros que ajudam na decoração e no aconchego do espaço. 

“A pessoa pode escolher um cantinho para fazer um pendente, por exemplo. As plantas para banheiro estão sendo muito procuradas, as pessoas estão pedindo esse tipo de decoração verde. É humanizar o banheiro, mostrar que o ambiente foi lembrado e que a decoração dele conversa com a da casa toda”, opina a paisagista Nãna Guimarães. 

Segundo ela, na hora de escolher plantas para banheiro deve-se prestar atenção às condições do ambiente: luz solar, janela grande ou pequena e ventilação. Aí é só escolher a espécie mais indicada, principalmente plantas que gostam de umidade e necessitam de pouca iluminação natural. 

A paisagista Nãna Guimarães explica que ao escolher plantas para banheiro é necessário observar luz solar, tamanho das janelas e ventilação
A paisagista Nãna Guimarães explica que ao escolher plantas para banheiro é necessário observar luz solar, tamanho das janelas e ventilação

“O ideal é que coloque nas áreas secas do banheiro. Não colocar do lado do chuveiro, recebendo água quente todos os dias. Precisa ser colocada em área seca, em cima da pia, no cantinho ao lado do vaso sanitário, debaixo de uma janela. Longe do boxe e do chuveiro”, explica a paisagista. 

O lado do vaso sanitário é uma das partes do banheiro ideias para colocar uma planta
O lado do vaso sanitário é uma das partes do banheiro ideias para colocar uma planta

Nãna Guimarães lembra que há necessidade de uma adubação periódica em qualquer espécie e a rega precisa ser diminuída, devido à umidade que já existe no ambiente. Ela ensina a sempre apertar a terra com o dedo para verificar se está seca, aí sim vale regar.  

“Se for um banheiro muito escuro – tem gente que faz banheiro preto e com pouca luz natural – não vai dar certo. É perder tempo, ficar com a planta sofrendo, tentando fazer uma fotossíntese que ela não vai conseguir. Para ter uma planta bonita, é preciso observar a luz natural”.  

Veja os tipos de plantas indicados pela paisagista: 

Spathiphyllum wallisii (lírio da paz) – exige baixa manutenção, pouca luz, gosta de muita água e dá flor. 

Espada-de-são-jorge – extremamente resistente, tem crescimento vertical e não precisa de muito espaço e nem luz direta. 

Violeta – ótima opção para um cantinho com flor, mas é bom deixá-la mais próxima à janela.

Zamioculcas – coringa para qualquer ambiente interno, bonitas, com folhagem verde intensa.

Bromélia – opção para flores coloridas, podem ser usadas em banheiro desde que tenha uma boa circulação de ar. 

Orquídea – desde que o banheiro tenha janela grande com bastante luz natural, sobrevivem bem e embelezam o ambiente. 

Leia mais:

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

+ Backsplash na cozinha: beleza e funcionalidade para o ambiente

+ Saiba como não erra no cantinho de estudos para crianças

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas