DIA A DIA
O primeiro passo para qualquer tipo de conflito, especialmente com vizinho barulhento, é a conversa. Nesse papo, é importante chegar aberto a resolver a questão. Então, seja sempre respeitoso, por mais que esteja chateado.
Se a conversa não for o bastante para resolver seus problemas com vizinhos, comece a reunir provas do que está acontecendo. Áudios e vídeos, por exemplo, dão um peso maior à reclamação, realmente indicando que o seu relato é verdadeiro.
Já parou para pensar que talvez o seu vizinho barulhento não esteja incomodando apenas a você? Uma ótima maneira de lidar com esse problema é conversar com outras pessoas que moram próximas a você e reunir relatos para fazer um documento mais formal ao síndico ou até ao condomínio.
A ajuda do síndico pode ser a saída ideal para resolver os conflitos. Afinal, ele é uma autoridade no local. Nesse contato, você já pode registrar uma reclamação sobre o ocorrido, com provas e relatos que contribuam para demonstrar o seu problema.
Uma maneira de evitar os barulhos dos vizinhos (e de qualquer outra situação) é instalar um sistema de isolamento acústico em casa. Ele é feito de materiais que bloqueiam a entrada de sons externos. Isso pode ser feito de vários jeitos: com espuma acústica, janela antirruído, etc.
O último estágio na resolução dos problemas é acionar a justiça. A Lei nº 3.688 prevê que todo cidadão que perturbar o sossego alheio está sujeito a pagar multas. Isso está especificado no artigo 42. Nesse caso, as provas são ainda mais importantes para embasar a sua causa.
Se nenhuma das alternativas para lidar com vizinhos barulhentos adiantar, você pode se mudar. Para isso, conte com o ZAP Imóveis para te ajudar a encontrar o imóvel ideal.