VENDA
Antes de iniciar a busca por um imóvel, avalie sua situação financeira. Considere suas despesas mensais, sua renda e suas reservas de emergências. Para facilitar, a dica é usar a Calculadora de Poder de Compra do ZAP Imóveis.
Se for optar pelo financiamento imobiliário, é necessário dar uma entrada. Normalmente, essa quantia varia de 20% a 30% do valor do imóvel. Vale lembrar que quanto maior for a entrada, menor será o preço do financiamento e dos juros.
Além da entrada do financiamento, outros gastos estão envolvidos na compra de um imóvel. Alguns exemplos são taxas cartorárias, impostos, avaliação da propriedade, entre outros.
Faça uma pesquisa detalhada das opções de financiamento disponíveis. Compare prazos, juros e condições oferecidas por cada instituição. A dica é escolher a que mais combina com seu perfil financeiro.
Por fim, lembre-se de que, depois da compra, haverá gastos como reforma, decoração, mobília, manutenção, impostos, além dos custos com a mudança. É importante guardar uma quantia para essas despesas adicionais.