Coelho Neto, no RJ, é um bairro residencial da capital. Com uma longa história e antigos outros nomes, ele faz divisa com outros bairros, como Costa Barros, Acari, Irajá, Pavuna e Honório Gurgel.
Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, embora tenha sido um pólo industrial no passado, o bairro de Coelho Neto é predominantemente residencial. Segundo censo realizado pelo IBGE, em 2021, o bairro abrigava 49.804 moradores.
Se você tem interesse em saber como é morar em Coelho Neto e o que o bairro carioca tem a oferecer, prossiga com a leitura! A seguir, reunimos as principais informações sobre a região. Vamos lá?
Morar em Coelho Neto, no RJ, significa viver em um bairro tranquilo com fácil locomoção. No entanto, é preciso se atentar, pois o índice de furtos e assaltos é alto. No mais, os custos são acessíveis e há ótimas opções de imóveis disponíveis na região.
Por ser um bairro pequeno e predominantemente residencial, Coelho Neto não possui uma economia expressiva. Na verdade, a região é um ponto estratégico para a mobilidade, já que oferece várias opções de transporte para a Zona Norte.
Portanto, espere por estabelecimentos comerciais de bairro, como mercadinhos e mercearias. A maioria deles se concentra no entorno da Praça Professora Virgínia Cidade.
Nos bairros vizinhos, como Rocha Miranda, Madureira, Pavuna e Irajá, é possível encontrar mais opções para cultura e lazer, além de grandes indústrias, fábricas e comércios variados.
Está em busca do que fazer nesse bairro carioca? Saiba que existem opções para todos os gostos, disponíveis para os mais de 40 mil habitantes de Coelho Neto, no Rio de Janeiro.
As opções de lazer em Coelho Neto, no RJ, incluem bares, restaurantes e praças comunitárias. Os moradores do bairro também podem aproveitar as atrações disponíveis nos bairros vizinhos. Por exemplo, o Parque Madureira está localizado em Honório Gurgel.
Isso porque o bairro conta com bom abastecimento de transporte público. Dessa forma, é possível se deslocar facilmente para outras atrações e opções de lazer presentes na capital do Rio de Janeiro.
Existem várias opções de restaurantes para aproveitar a vida noturna no bairro. O destaque fica para as pizzarias, como a Pizzaria Art Show e a Pizzaria Bela Vista. Além disso, nos bairros vizinhos, há uma grande variedade de bares conhecidos e renomados, como Boteco do Manolo, Vizinhando, Outback, entre outras opções.
O bairro de Coelho Neto tem toda a infraestrutura urbana necessária para a população. Lá, você encontra supermercados, farmácias, pet shops, clínicas veterinárias, consultórios, hospitais.
Além disso, ele é bem abastecido por serviços de saneamento básico, energia elétrica, luz, telefone, internet, etc. Por ser um bairro pequeno, é possível alcançar a maioria dos pontos de interesse a pé, sem necessidade de transporte.
O metro quadrado em Coelho Neto é um dos mais baratos do Rio de Janeiro. Em média, ele custa R$ 2.512,00. Em relação ao aluguel, é possível encontrar casas espaçosas com valores abaixo de R$ 700,00.
No entanto, se você pretende alugar ou comprar uma casa nessa região, saiba que o valor pode variar conforme o estado de conservação da propriedade, a quantidade de dormitórios, etc.
Se você se pergunta como é morar em Coelho Neto, saiba que, assim como o valor do metro quadrado, o custo de vida neste bairro carioca não é alto.
Na verdade, isso é algo que acontece em toda a Zona Norte carioca: ela oferece custos mais baixos em comparação aos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro. Portanto, aluguéis e compra de imóveis costumam ser mais acessíveis em Coelho Neto.
Embora seja um bairro pequeno e majoritariamente residencial, Coelho Neto é bem servido de comércios familiares e serviços básicos. A circulação interna pela região é simples e não exige meios de transporte. A seguir, conheça um pouco mais sobre os serviços disponíveis e a mobilidade.
O bairro Coelho Neto, no RJ, possui uma série de clínicas médicas particulares, como a Economy Medic Coelho Neto, a Clínica de Fisioterapia CRIFE e o Centro Médico Pastore.
Quanto à rede de saúde pública, há o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, localizado em Acari, um bairro vizinho. Você ainda encontra um Posto de Atendimento Médico (PAM) na Rua Ouseley.
O Hospital Popular Veterinário também ganha destaque na região. Inclusive, ele é procurado por moradores de toda a capital carioca. Então, se você possui pet, é bom saber dessa possibilidade!
Coelho Neto, no RJ, possui altos índices de roubos e furtos. Por isso, os moradores costumam instalar câmeras de segurança, alarmes e cercas elétricas ao redor das casas. Por esse motivo, também é comum observar muros altos e grades nos imóveis da região.
O bairro ainda abriga o Complexo da Kafua (ou Cafua) e faz limite com o Morro do Jorge Turco (ou Morro União), conhecidos pela violência e pelo alto número de delitos. Diante deste contexto, o custo de vida em Coelho Neto não costuma ser alto, já que a região não é uma das mais valorizadas.
Apesar disso, o bairro conta com um batalhão da Polícia Militar, o 9º BPM, e outro da Polícia Civil, a 40ª DP.
No bairro, localizam-se uma série de escolas públicas estaduais e municipais, assim como outras particulares. Em relação à rede pública de ensino, as instituições se dividem entre as voltadas à educação infantil e ao ensino médio. Conheça algumas opções de escola em Coelho Neto, no RJ:
O bairro de Coelho Neto no Rio de Janeiro é abastecido pelo transporte público carioca. Ele possui uma série de linhas de ônibus que fazem a ligação entre a região e várias outras da capital fluminense. Além disso, você conta com uma estação de metrô no bairro que liga Pavuna a Botafogo.
Então, se você não sabe como chegar em Coelho Neto, no RJ, basta contar com o metrô. O bairro ainda é cortado pela Avenida Brasil, uma das mais importantes do Rio de Janeiro.
Assim, se você preferir, é possível alcançar facilmente o bairro por essa via de acesso. Outras opções são a Avenida Pastor Martin Luther King Junior e a Avenida dos Italianos.
A história do bairro Coelho Neto coincide, em parte do tempo, com a da família Amaral. Ela era uma das mais abastadas da região, dona de boa parte das terras ali existentes. O lugar era conhecido como Areal e era acessado pela Estrada do Areal, que se tornou a Avenida dos Italianos posteriormente.
Também era possível chegar ao bairro pela Estrada do Pavuna, hoje Avenida Automóvel Clube. O bairro passou a se desenvolver após a construção da Estação do Areal, que hoje se chama Estação Coelho Neto, em razão da implementação da Estrada de Ferro Rio d’Ouro.
Essa estrada é parte importante da história não apenas do bairro, mas também do próprio Rio de Janeiro. Ela foi construída com o objetivo de transportar os operários que trabalhavam na construção da adutora para abastecimento de água da capital fluminense.
Por fim, que tal descobrir algumas curiosidades sobre o bairro? O Coelho Neto, no RJ, que já se chamou Areal e Curralinho, possui algumas bem interessantes! Conheça um pouco mais sobre a região!