O bairro Padre Miguel fica na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, exatamente entre Bangu e Realengo, bairros conhecidos da cidade. O distrito é berço de escolas de samba renomadas e possui um ecletismo cultural que atravessa a história do samba. Oficialmente, ele foi fundado em agosto de 1985 e é administrado pela subprefeitura Grande Bangu.
Acompanhe nosso Guia de Cidades para ficar por dentro dos principais bairros em cidades como o Rio de Janeiro, com diferentes perfis. A seguir, conheça mais sobre como é o bairro Padre Miguel, quais são os atrativos do entorno e por que os moradores alimentam a herança cultural do bairro até hoje.
Ocupando um pedaço de terra entre o Bangu e Realengo, dois distritos famosos do Rio, o bairro Padre Miguel possui uma área de cerca de 486 hectares. As residências de lá são compostas por comunidades, prédios populares e residenciais.
Dentro do bairro, os moradores têm acesso a uma amplitude de serviços públicos e privados. O acesso é facilitado pela linha Santa Cruz da SuperVia e pela Avenida Brasil, que corta o bairro ao meio. A proximidade com bairros como Madureira no Rio de Janeiro amplia as opções de serviços.
Considerado um bairro residencial, Padre Miguel possui uma economia que deriva quase totalmente de comércios e serviços. A região da Barra da Tijuca concentra um grande número de empresas, que empregam muitos dos moradores desse e outros bairros da Zona Oeste do Rio.
Quem busca atividades de entretenimento pode contar com diversos bares em Padre Miguel, praças movimentadas e atividades esportivas espalhadas pelo bairro. Além disso, a proximidade com o bairro Madureira, considerado um centro comercial da região, facilita o acesso a shoppings, casas noturnas e serviços variados.
Os jovens moradores do bairro Padre Miguel costumam frequentar a Praça do Skate, aberta por 24 horas. A região também oferece salões de festas, restaurantes e ambientes esportivos, como o Campo do Gefinho Raiz. Ela é conhecida por ser sede das escolas de samba Mocidade Independente e Unidos de Padre Miguel.
O Ponto Chic, na Rua Figueiredo Camargo, é um dos pontos mais movimentados do bairro, com diversos bares, restaurantes, lojas e ensaios das escolas de samba. Em Padre Miguel, também existem praças públicas equipadas com playground, onde os moradores frequentam no dia a dia.
Quem busca o que fazer em Padre Miguel à noite não se decepciona. Além de haver a Praça do Skate, que fica aberta por 24h e reúne jovens de todas as tribos, o bairro é repleto de rodas de samba. Um dos eventos mais tradicionais é o Baile Charme, sempre no segundo sábado do mês, com entrada gratuita e classificação etária livre.
A Zona Oeste do Rio de Janeiro é lembrada por bairros como a Barra da Tijuca, com uma infraestrutura avançada. No caso do bairro Padre Miguel, os moradores não têm do que reclamar: ele é atendido pela linha de trem Santa Cruz, possui universidades, escolas municipais e públicas, hospitais e malhas viárias satisfatórias.
Segundo levantamentos de 2020, morar em Padre Miguel tem um custo médio de R$ 2.737,00 por metro quadrado. Esse valor varia conforme o tipo de imóvel, já que o bairro possui condomínios residenciais, prédios populares e casas com idades variadas.
Comparado com o vizinho, Bangu, onde o metro quadrado gira em torno de R$ 4.481,00, o bairro Padre Miguel oferece um bom custo-benefício para os moradores.
Em relação ao custo de vida no bairro Padre Miguel, o cálculo varia conforme a renda, o estilo de vida e a quantidade de pessoas na família. Quem mora em prédio precisa considerar custos de condomínio, IPTU e outras taxas. Morar próximo da região central do bairro também aumenta o custo de vida, mas ainda é menor que bairros como Barra da Tijuca e Bangu.
No bairro Padre Miguel, localizam-se o Cemitério do Murundu, o Centro de Convivência Padre Miguel, o Centro Comunitário Noemia Felippe e o Centro De Orientação Cultural e Lazer da Família. Estes são alguns dos serviços abrangentes que atendem toda a população, mas a seguir vamos aprofundar nos principais de cada categoria de serviço.
Com muita facilidade, é possível encontrar oficinas mecânicas, postos de gasolina, agências bancárias, serralherias e agências dos Correios. Salões de beleza, centros estéticos, depósitos de materiais para construção e redes de supermercado complementam a rede de serviços variados em Padre Miguel.
No setor da saúde, o bairro Padre Miguel possui uma excelente estrutura: o Hospital Bangu, de atendimento 24h; o Hospital Real D'Or, também de atendimento 24h; e a Clínica da Família Olímpia Esteves. Os moradores ainda contam com atendimento em clínicas odontológicas, farmácias e clínicas veterinárias particulares.
Nos limites com os bairros Bangu e Realengo, estão delegacias da Polícia Militar, a 5º Inspetoria-Guarda Municipal, o 9°Pelotão de Polícia do Exército e o Destacamento de Bombeiro Militar 1/8 - Realengo. O bairro é monitorado por câmeras de segurança, instaladas no comércio e em condomínios residenciais.
Além do patrulhamento de rotina realizado por agentes civis e militares, associações de bairro fazem monitoramento complementar. As áreas de comunidade apresentam carência de segurança pública, mas a região não possui alta incidência de criminalidade registrada oficialmente.
A rede de escolas em Padre Miguel RJ é variada, com opções públicas e privadas. Vale destacar a unidade das Faculdades Integradas Simonsen, o Colégio JEUC Nova Geração, o CIEP Padre Paulo Corrêa de Sá e a Escola Municipal Professor Wan-tuyl da Silva Cardoso.
Próximo ao centro, está a Universidade Castelo Branco, localizada no bairro Realengo, e o campus da IFRJ - Realengo. Famílias com crianças abaixo de quatro anos também encontram opções de creches e centros de educação infantil privados.
No bairro Padre Miguel, o sistema de transportes é centralizado na estação Mocidade Padre Miguel, que faz ligação com a Central do Brasil. A Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, corta o bairro, facilitando a circulação de linhas de ônibus e transporte privado.
A Rodovia Governador Mário Covas também é uma das principais vias de acesso ao bairro, integrando outros distritos da Zona Oeste, como Guadalupe, Madureira e Nova Iguaçu.
O bairro Padre Miguel fazia parte de Bangu até o século XIX, com a chegada do monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon. Ele foi a figura responsável por inserir trabalhos sociais na região, reformando paróquias e disseminando a educação cristã entre a população local.
Ali nasceu a Vila Itanhaém, que cresceu rapidamente com a construção da estação de trem Moça Bonita. O desenvolvimento da região fez a ideia de um novo bairro se popularizar. Após a morte de Padre Miguel, nos anos 1940, a estação Moça Bonita foi renomeada em homenagem, o que favoreceu a troca de nome do bairro.
Na década de 1950, o surgimento das escolas de samba reforçou a identidade do bairro Padre Miguel. Somente nos anos 80, a Prefeitura do Rio de Janeiro reconheceu a delimitação do bairro entre Bangu e Realengo, oficializando o território já conhecido pelos moradores.