Localizado na Zona Central da cidade maravilhosa, o bairro Saúde do RJ fica em uma das regiões mais conhecidas do município. Com uma excelente infraestrutura, além de boas opções de lazer, é um local muito procurado por quem deseja morar em uma localização estratégica do Rio. Saiba mais a seguir!
O bairro Saúde fica próximo a outros bairros importantes, como o Centro, Santo Cristo, Santa Teresa e Gamboa. Além disso, abriga vias importantes para a mobilidade da cidade. Alguns exemplos são as ruas Sacadura Cabral, Rua Saião e Leandro Martins.
Ele fica localizado às margens da baía de Guanabara e conta com diversos sobrados e galpões do século XVIII que deixam o local ainda mais charmoso. Com uma oferta de serviços e comércios boa, o local oferece comodidade para os moradores.
Um dos principais destaques econômicos do bairro Saúde é que ele é uma das cinco localidades do Rio que abriga o porto da cidade. Por lá, ainda é possível encontrar importantes empresas, como a editora Árvore, a DHL Global Forwarding, que presta serviços logísticos, além da Águas do Rio, companhia de água e esgoto do município.
O lazer na Saúde do RJ atende todos os gostos, idades e horários do dia, isso porque as opções de entretenimento da localidade são muitas. Logo abaixo, você confere algumas delas.
É próximo do bairro que fica um dos principais pontos turísticos da capital carioca: o Museu de Arte do Rio. Nele, o visitante tem a oportunidade de conhecer um acervo incrível, moderno e itinerante. No térreo do local, ainda é possível aproveitar o café com diversas opções de lanches e até almoço.
Outra atração perto do Saúde é o Museu do Amanhã. Ele foi construído em um antigo píer da cidade e é destaque nacional por ter uma construção moderna, orgânica e sustentável. O local tem como objetivo ser um museu de artes e ciência, dessa forma, ele apresenta exposições que são uma alerta para as mudanças climáticas, colapso social e degradação ambiental.
Outra forma de entretenimento na região é a visita a pontos históricos. Uma delas é a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, que preserva uma arquitetura antiga. Além dela, a Igreja de São Francisco da Prainha também fica localizada no bairro e conta com mais de 300 anos de história.
Outro local que rende boas fotos é o Jardim Suspenso do Valongo. Ele é uma construção paisagística no encosto oeste do Morro da Conceição. O espaço, projetado pelo arquiteto-paisagista Luis Rey, dispõe de plantas e esculturas.
A vida noturna é outro ponto alto do bairro Saúde do RJ. Uma das opções é o Bar da Dulce, um estabelecimento conhecido localmente por servir bons petiscos de bolinho de feijão, bacalhau e a tradicional cerveja gelada. Além dele, o Bar do Geraldinho é outra opção com bons petiscos e música ao vivo aos sábados.
Outro ponto renomado lá é o Armazém 04. O ambiente é conhecido por ser um espaço boêmio com diversas opções de comidas de boteco, além de cervejas artesanais. O bar ainda se destaca por sediar o chamado samba da Saúde a cada quinze dias.
Uma das vantagens da região é sua excelente infraestrutura. Para resolver pendências e pagar contas do dia a dia, o bairro dispõe de agências do Banco do Brasil, Banco Mercantil, Caixa, Santander e Banco do Bradesco. Além dessas, as Lotéricas Patricius, o Rio Avenida e a Aposta Certa também são boas opções.
Na alimentação, é possível pesquisar os melhores preços para as compras do mês em mercados e supermercados como o Inter, Multi Market, Mercadinho Pai Degua e Rede Economia. Os restaurantes Recanto do Sabores, Da Pedra e 177 Self Service também são uma boa alternativa para o almoço.
A região também conta com excelentes alternativas de farmácias e drogarias. A Drogaria São Paulo, as Drogarias Conceito e as Drogarias Futura são bons exemplos disso. Para os praticantes de exercícios físicos, o bairro também dispõe de academias, como a PROquality e a HARMONIA FITNESS.
O metro quadrado da Saúde no RJ é de aproximadamente R$ 7.616,00. No entanto, esse valor pode mudar de acordo com a valorização da região ou com as alterações do mercado imobiliário. Confira mais a seguir!
Quando se fala em custo de vida, é preciso considerar gastos fixos, como aluguel, conta de luz, de água, telefone e variáveis como cartão de crédito, como alimentação e lazer.
Se comparado a outros bairros da cidade maravilhosa, o custo de vida da Saúde no RJ é mais alto, mas isso é compensado pela alta oferta de serviços da região, o que permite ao morador pesquisar os valores que cabem no seu bolso.
Viu só como o bairro Saúde no RJ conta com uma excelente infraestrutura para os moradores? Agora, conheça mais sobre os serviços que a região oferece. A seguir, detalhamos as opções em cada setor.
No quesito saúde, a região oferece um bom suporte. Algumas opções, como o Hospital Federal dos Servidores do Estado, Hospital & Maternidade Casa Egas Moniz e Hospital da Gamboa, são bons exemplos de unidades que prestam suporte à população local.
Por ficar na Zona Central da capital carioca, a região possui uma forte presença policial. Há unidades da (DEAM) Delegacia de Atendimento à Mulher, da (DRACO) Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais que reforçam ainda mais a proteção do local.
A Escola Municipal Darcy Vargas e a Creche Escola Paraíso Infantil são boas alternativas para quem tem filhos. Já no ensino superior, é possível aproveitar instituições como a Estácio de Sá e a UNIESP S.A.
No transporte, é possível contar com diversas linhas de ônibus que ligam a cidade a vários pontos do Rio. Outra opção são as linhas de metrô L1+L4 e a L2. Por fim, também é possível usar as linhas de trem.
O bairro foi fundado no período colonial, nos séculos XVII e XVIII. Na época, existia uma capela que depois originou a Igreja São Francisco da Prainha. Já no final do século XIX, o bairro fazia parte da região conhecida como Pequena África, isso porque concentrava um grande número de afrodescentes.