O bairro Praia de Belas está localizado na beira do Lago Guaíba, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Próximo a ele, estão o Centro Histórico, a Cidade Baixa e o bairro Menino Deus. Com ótima infraestrutura e muitas opções de lazer, é um local tranquilo para se viver na capital gaúcha. Leia mais abaixo.
Na zona central de Porto Alegre, o bairro Praia de Belas se distingue por abrigar grandes áreas de lazer, como o Parque Marinha do Brasil, o complexo Parque Gigante e o Parque Jaime Lerner.
Por isso, morar em Praia de Belas significa habitar uma região com grande qualidade de vida, perto de diversas opções de serviços, comércios e gastronomia da região central da capital.
O polo econômico no bairro Praia de Belas é especialmente caracterizado pela presença de edifícios comerciais próximos à orla do Guaíba. Além disso, o Shopping Praia de Belas fornece uma ampla estrutura de serviços ao bairro, integrando locais de gastronomia, entretenimento e comércio.
O bairro oferece diferentes possibilidades de lazer e diversão para pessoas de todas as idades. Quem busca o que fazer em Praia de Belas nunca fica sem opção e pode contar com os atrativos do Centro Histórico, que fica logo ao lado do bairro. Saiba mais na sequência.
O lazer no bairro Praia de Belas está focado principalmente nos equipamentos ao ar livre presentes na região. O Parque Marinha do Brasil é um importante exemplo, com quadras dos mais variados esportes, aparelhos para ginástica, campos de futebol e playgrounds, além do famoso Jardim das Esculturas.
No bairro, também há o Parque Jaime Lerner, também conhecido como Orla do Guaíba. Ele abriga cerca de 30 quadras esportivas de diferentes modalidades, ciclovias, calçadão para caminhada e o maior skatepark da América Latina.
Logo ao lado, fica o Complexo Beira Rio, onde está o Estádio Beira Rio, casa do time de futebol Internacional, assim como o Ginásio Gigantinho, considerado o terceiro maior do Brasil.
A vida noturna na região do bairro Praia de Belas também pode ser bastante agitada. Na região do Centro Histórico e da Cidade Baixa, é possível visitar uma infinidade de bares, como Bar Chopp Tuim, o Bar Chopp Armazém POA, o Bar do Marinho, o Porto Carioca Bar e o Boteco do Joaquim, alguns dos mais famosos.
Também há uma ampla oferta de restaurantes em Praia de Belas. Para quem gosta de gastronomia italiana, o Atelier de Massas é uma excelente opção. Os restaurantes República Grill e Belassunta oferecem pratos da culinária brasileira, assim como as churrascarias Giovanaz e Freio de Ouro.
O morador do bairro dispõe de uma infraestrutura completa no dia a dia. No Shopping Praia de Belas, é possível fazer compras em mais de 200 lojas dos mais variados segmentos, frequentar seis restaurantes e seis salas de cinema de última geração.
Para as compras de alimentos, os locais mais próximos são os supermercados Capitanio, Asun República e Zaffari. As padarias Requinte, Casa Marrom, Pão da Nona e Água na Boca II também facilitam bastante a rotina de quem vive no bairro.
Remédios e produtos de higiene podem ser adquiridos nas farmácias Pague Menos, Droga Raia e Santa Rita. Outras facilidades do bairro são as diversas agências bancárias e lojas de variedades, como vestuário e utensílios para o lar, além de concessionárias de veículos.
O metro quadrado em Praia de Belas, considerado um bairro nobre de Porto Alegre, tem um preço que gira em torno de R$ 7 mil atualmente. O valor reflete a qualidade de vida e a oferta de serviços altamente presentes na região, uma das mais disputadas da capital.
O custo de vida em Praia de Belas segue a mesma média encontrada no restante da capital gaúcha. O principal diferencial aqui está na qualidade de vida que o morador pode usufruir no dia a dia, com tantas opções de lazer, esportes e gastronomia nas proximidades.
A variedade de serviços e mobilidade também deve ser avaliada por quem pretende viver em um novo bairro. Abaixo, confira todas as informações sobre a oferta de saúde, segurança, educação e transporte no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.
Os hospitais Mãe de Deus, Ernesto Dornelles e Porto Alegre são os mais próximos para atendimento médico dos moradores de Praia de Belas. Outras opções são a Unidade de Saúde Modelo, a Unidade de Saúde Vila Gaúcha, a Clínica da Família Moab Caldas e o Instituto de Cardiologia.
O bairro Praia de Belas é considerado bastante seguro por todos os moradores. A presença da 2ª Delegacia de Polícia Civil, do 9º Batalhão da Polícia Militar e da Força Tática da Polícia Militar nas proximidades promove a sensação de segurança na região.
A região do bairro Praia de Belas conta com diversas instituições educacionais. Lá estão a Escola Estadual Mané Garrincha, a Escola de Educação Básica Mãe Admirável, a Escola Porto Alegre (EPA) e o Instituto Providência, assim como a EEEF Estado do Rio Grande do Sul e a EEEF Santa Rita de Cássia.
Também existem opções de ensino superior nos arredores. As principais delas são: o polo da Faculdade Anhanguera, na Avenida Praia de Belas; o Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios (IBGEN); e as unidades da FAMED e da Faculdade Qualittas.
A Avenida Praia de Belas é uma importante e antiga via pública da cidade de Porto Alegre, sendo uma das principais vias de acesso ao bairro de mesmo nome. Além dela, podemos citar a Avenida Ipiranga, a Avenida Padre Cacique e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Há diversos pontos de ônibus na região do bairro, inclusive nas proximidades do Shopping Praia de Belas, o que facilita a chegada ao local. As linhas 171 - Ponta Grossa, 188 - Assunção e 375 - Agronomia vão até lá. Já a estação Mercado é a mais próxima para acesso ao bairro por trem.
Segundo a versão mais defendida por historiadores da região, o nome do bairro Praia de Belas tem uma origem conectada ao antigo dono de uma chácara na região, Antonio Rodrigues de Belas. Na primeira metade do século 19, ele construiu uma estrada que se tornou uma passagem frequente por conta do comércio de escravos.
A partir daí, começou a surgir o interesse populacional pela construção de um bairro que usufruísse da beleza do rio Guaíba, dando vida e funcionalidade a todo o entorno.
Os olhos da cidade começaram a se voltar para a região a partir da construção de um cais de pedra, em 1870. Nesse momento, a população que residia na estrada Praia de Belas começou a crescer, o que tornou necessária a breve expansão do bairro.
Com a conclusão das obras para o aterro do Guaíba, na década de 1960, o bairro iniciou a própria urbanização definitiva. A construção de prédios públicos e grandes áreas verdes para lazer definiu o caráter final do bairro, hoje um dos mais nobres de Porto Alegre.