© contribuidores do OpenStreetMap

Liberdade

São Paulo - São Paulo
Ver imóveis neste bairro

Saiba mais sobre morar em Liberdade

Bairro da Liberdade: saiba como é morar na região mais japonesa de São Paulo

Localizado no centro da capital de São Paulo, o Bairro da Liberdade é reconhecido como um pedaço do Japão no Brasil. Desde 1908, a região passou a receber muitos imigrantes japoneses, tornando-se referência da cultura oriental e a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão. Se você está pensando em morar na região, prepare-se para contar com ótimas opções de gastronomia, compras, entretenimento e mobilidade a poucos metros de distância.

Toque oriental

Além de ser a região que os orientais chamam de lar no Brasil, o bairro da Liberdade também traz um toque oriental que faz dele um local especial e único.

O bairro tem várias características do Japão, como os típicos postes vermelhos, chamadas de lanternas suzuranto e que iluminam as ruas desde os anos 70, outro detalhe que faz da região ser ainda mais especial são os semáforos de pedestres que têm desenhos comemorativos que lembram um pouco da história do local.

Na avenida principal do bairro, a Avenida Liberdade, comércios trazem informativos escritos em japonês, além de empórios e comércios recheados de itens orientais importados que fazem da Liberdade um local turístico ideal para quem gosta de boas compras.

Localização privilegiada

Morar na Liberdade é poder contar com ótimas opções de mobilidade! A região possui está a poucos metros da linha azul do metrô que dispõe de fácil acesso a três estações: Japão-Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, possibilitando baldeação para outras linhas do metrô. Além disso, ônibus municipais e intermunicipais cortam a região diariamente, permitindo que você se dirija a outros bairros com facilidade.

Para quem usa o carro como principal meio de locomoção, é possível chegar à região das avenidas 23 de Maio e Paulista com muita facilidade saindo do bairro da Liberdade, além disso, a Radial Leste, principal via que liga a zona leste da capital paulista em direção à região central está a poucos metros de distância.

O melhor da gastronomia

Quem nunca pensou na Liberdade e logo relacionou ao melhor da gastronomia japonesa? O bairro reserva os melhores restaurantes especializados na culinária, com pratos orientais tradicionais, além de manter a cultura em foco em todos os detalhes.

Para quem decidir morar no bairro da Liberdade ou está apenas de passagem, o ponto alto da semana é a Feirinha da Liberdade, uma das atrações mais tradicionais e movimentadas, que acontece desde 1975 na Praça da Liberdade. Combinando cultura, gastronomia e turismo, a Feirinha traz comidas típicas do Japão, como guiozas, tempuras, além de artesanatos. O evento acontece todo fim de semana e reúne centenas de pessoas, deixando a região ainda mais movimentada.

Falando em restaurantes, não deixe de visitar os mais conhecidos: Hinodê, Lamen Kazu, Aska, Izakaya Issa, além da Chopperia Liberdade, uma das mais famosas de São Paulo que combina drinks e karaokê.

Um pouco de história

A Liberdade é um bairro perfeito para quem busca combinar vivências culturais e históricas com o seu dia a dia. O bairro esconde lugares poucos conhecidos em São Paulo, mas que são importantes para a sua história, como a Chácara Tabatinguera, uma das primeiras regiões ocupadas no bairro e onde foi construído o Palacete Conde de Sarzedas conhecido também como Palacete do Amor.

Para quem não dispensa um passeio cultural, o Museu Histórico de Imigração Japonesa é parada obrigatória. Com mais de 97 mil itens, está localizado no prédio Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, que é responsável pela curadoria e manutenção do museu. No museu também estão réplicas de moradias ocupadas pelos primeiros imigrantes e maquetes de navios que transportaram os japoneses para o Brasil.

No seu roteiro turístico, adicione o Jardim Oriental, um espaço em meio aos prédios que traz o charme dos jardins tipicamente japoneses.

Já para quem gosta de acompanhar o calendário de eventos orientais, o bairro da Liberdade é o lugar certo para se morar. Em quase todos os meses do ano existem comemorações que celebram a cultura oriental, como o Hanamatsuri, o Festival das Flores em abril, o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, que acontece em julho, o Toyo Matsuri, festival que enfeita o bairro com bandeiras norobi em dezembro, além, é claro, do maior evento que é a celebração do Ano Novo Chinês.

Rotina agitada

O bairro tem um perfil de moradores bastante diverso, combinando moradores mais antigos com novos que buscam estar mais próximos do metrô, além disso, é uma região bastante agitada por conta do seu comércio efervescente voltado para a cultura japonesa e do comércio.

À noite, a Liberdade também não para. O bairro é famoso por seus bares com karaokê, uma atividade muito comum dos jovens japoneses e que se popularizou entre os brasileiros, espalhando-se pelas ruas da região.

No entanto, ao se afastar das ruas principais do bairro, você encontrará um pouco mais de sossego e calmaria, aproveitando ainda a diversidade de tipos de residências com prédios novos e condomínios bem equipados.

Saúde bem equipada

Para quem mora na região do bairro da Liberdade, o Hospital Servidor Público Municipal e o Centro de Apoio Psicossocial Infanto Juvenil III Sé são os principais pontos de apoio para saúde básica e de emergência. No quesito saúde particular, a região está próxima ao Leforte Liberdade, Hospital Bandeirantes, AC Camargo Cancer Center, Hospital Sancta Maggiore, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Hospital Maternidade Santa Joana, além de outros aparelhos em bairros próximos.

Estudantes têm muitas opções

A Liberdade pode ser pequena em extensão, mas garante dezenas de opções de escolas, faculdades e centros educacionais para os estudantes do bairro, fator que contribui para a sua elevada taxa de ocupação.

No quesito educação pública, os estudantes contam com as escolas E.E. Presidente Roosevelt, ETEC Carlos de Campos e o CEI Diret Içami Tiba. Já na rede privada, são os destaques são Colégio Júlio Verne, Colégio Santo Agostinho e Colégio Itatiaia

Para quem já está cursando ensino superior, a região também possui diversas opções, concentradas próximas ao metrô São Joaquim, sendo algumas das principais a FMU, Uninove e Universidade Cruzeiro do Sul.

Bairro desejado

Com todos os seus pontos positivos, o bairro da Liberdade se tornou altamente desejado e procurado, principalmente por um público jovem que deseja morar perto do trabalho e do centro da cidade. Além disso, a Liberdade está entre os 20 bairros paulistas com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (0,936 de uma escala de 0 a 1).

Combinando charme, cultura e comércio acelerado, o bairro Liberdade é o seu próximo destino! Encontre um lar para chamar de seu na seleção do ZAP Imóveis com apenas alguns cliques de distância e more no centro da capital paulista.