Área Estratégica localizada no Divisa dos Municípios de Pindamonhangaba e Roseira, às Margens da Rodovia Presidente Dutra (Br 116) no sentido SP/RJ, em frente as instalações da Gerdau de Pindamonhangaba, com diferenciada Acessibilidade, próxima a Trevo e Postos de Combustíveis, estando integrada e Interligada em acelerado e vertiginoso, Pólo Industrial, Comercial e Tecnológico do Vale do Paraíba.
O povoado que deu origem ao Município de Roseira surgiu por volta do Século XVIII, às margens do Caminho Real, o qual ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, onde se localiza o Bairro de Roseira Velha. O povoado surgiu em torno da Capela de Nossa Senhora do Rosário, hoje Nossa Senhora da Piedade.
os Municípios Limítrofes são Potim a Norte, Aparecida e Guaratinguetá a Leste, Lagoinha ao Sul, Taubaté a Sudoeste e Pindamonhangaba a Oeste.
Durante o Período entre 1780 a 1840, o Município foi um Centro produtor e exportador de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, fumo, algodão e azeite de mamona.
Á partir de 1840, os engenhos de açúcar foram transformados em fazendas de café e posteriormente substituidos pela pecuária leiteira por volta de 1920. Nas próximas décadas surgem os Imigrantes Italianos, Franceses, Japoneses, Espanhóis, com o plantio de arroz, legumes e verduras.
No dia 17 de Dezembro de 1928, foi criado o Município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial incluia-se o Bairro de Roseira.
Em 1876 com o prolongamento dos trilhos da estrada de ferro Dom Pedro II, no trecho de Cachoeira Paulista e São Paulo, o Governo Imperial escolheu as terras de Francisco Monteiro dos Santos ( em frente ao povoado de Roseira velha ), uma área para a estação de Roseira, que seria indenizada ao Proprietário. No entanto o major Vitoriano Pereira de Barros, fazendeiro no local, onde se ergue a Cidade de Roseira, ofereceu ao Governo as terras, sem custo algum, para a construção da estação e de um povoado.
Em Março de 1877, inaugurava-se a Estação Ferroviária, declinava o povoado de Roseira Velha e nascia a futura Cidade de Roseira, então um Bairro de Guaratinguetá.
No dia 17 de Dezembro de 1928, foi criado o Município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial incluia-se o Bairro de Roseira.
No dia 31 de Dezembro de 1963, foi aprovada a Lei Estadual Nº 8050, criando o Município de Roseira, desmembrando-o de Aparecida.
População = 8.577 - Rural = 8.013 e Urbana = 564 - Homens = 4.366 e Mulheres = 4.211 - Expectativa de Vida = 72 Anos - Taxa de Alfabetização = 92% - IDH Longevidade = 0,784 e IDH Educação = 0,877.
Distâncias :
Roseira/Pindamonhangaba = 11km - Roseira/SJCampos = 75km - Roseira/SP = 155km - Roseira/Aeroporto SJCampos = 70km - Roseira/Aeroporto Guarulhos = 145km - Roseira/Aeroporto Congonhas = 160km - Roseira/Aeroporto Viracopos = 190km - Roseira/Porto de Santos = 245km.