Categories: Meu Imóvel

Cuidados extras podem garantir a tranquilidade de quem adquire um imóvel

Na hora de comprar um imóvel, nem sempre o novo morador se preocupa em saber detalhes da construção. De qual material são as paredes (para evitar possíveis ruídos), quais divisórias podem ser alteradas para não prejudicar a estrutura do prédio, a qualidade das tubulações, como foi feita a fiação elétrica e o encanamento, como funciona o sistema de gás e onde é possível furar a parede geralmente não estão na lista de perguntas a serem feitas ao vendedor.

É preciso prestar atenção em cada detalhe do imóvel para evitar problemas (Foto: Thinkstock)

Sem informações suficientes, uma possível reforma pode se transformar em um transtorno. Para evitar problemas no futuro, o comprador não deve abrir mão de alguns cuidados ao adquirir um imóvel.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A arquiteta e urbanista Jussara Specian, sócia da Casacinco, sugere que uma pessoa leiga no assunto não se aventure sozinha nessa avaliação. “O profissional de arquitetura ou engenharia é o mais indicado para isso, por mais simples que a tarefa pareça”, alerta.

Além de prestar atenção em detalhes como teto irregular, paredes que não podem ser furadas e excesso de ruído vindo dos vizinhos, é aconselhável que seja solicitado ao vendedor ou construtora cópias dos projetos do imóvel. Eles devem ser fornecidos aos profissionais responsáveis pela avaliação ou reforma da casa ou apartamento.

Leia também:

“É possível verificar junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) se determinada construtora possui alguma irregularidade ou está em dia com as obrigações”, explica a também arquiteta e urbanista Rosiana Sant`Ana.

Peça os documentos do imóvel (Foto: Divulgação)

Outros documentos também podem ser solicitados antes da compra, como os projetos arquitetônico, de instalações e de estruturas, caderno de acabamentos e topografia (estudo da região onde a construção foi levantada). “Importante também saber se o imóvel está regularizado junto à prefeitura da cidade e se tem pendências de regularização em algum órgão pertinente”, diz a arquiteta.

Como a compra de um imóvel geralmente envolve uma considerável quantia em dinheiro, o investimento para a contratação de um profissional da área para inspecionar o local pode garantir a tranquilidade do novo morador por muitos anos.

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

3 dias ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

3 dias ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

3 dias ago