Zap Móveis

Decoração com quadros: aprenda a enfeitar as paredes de sua casa

Imagem de decoração com quadros
Spread the love

A decoração com quadros é atemporal e combina com os mais diversos estilos. Independentemente do tema da obra ou do artista, eles são versáteis e bem-vindos em ambientes como sala de estar, quarto, escritório, corredor e hall de entrada.

Dependendo da obra escolhida, dá para usar quadros decorativos até em áreas como a cozinha e o banheiro. O segredo é saber como posicioná-los, alinhando fotos, imagens e pinturas ao ambiente sem exagerar.

Para Maressa Vendramini, do blog Casa de Alice, os quadros tornam o ambiente mais confortável visualmente. “Pinturas, gravuras, fotos ou desenhos são elementos decorativos que conferem estilo e marcam a identidade do local”, aponta ela.

Como acertar na decoração com quadros?

Pensando nisso, o ZAP Imóveis ajuda você a ter ideias criativas e inspiradoras para decorar sua casa com estilo e elegância. Veja as dicas abaixo e saiba como usar quadros na decoração.

Separe seu quadro queridinho

A primeira dica sobre como usar quadros na parede é: mantenha a estrela da decoração em evidência! Sabe aquele quadro que você adora? Deixe-o em destaque no hall ou em outro local privilegiado da casa. Basta fixá-lo sozinho em uma parede lisa para brilhar e ser a obra mais valorizada da casa.

Decore as escadas também

Na hora de planejar a decoração com quadros, vale a pena incluir as escadas. Para essa área, o ideal é apostar em quadros pequenos e fixados de acordo com o alinhamento dos degraus. O espaçamento entre um quadro e outro fica a critério dos moradores, mas lembre-se: menos é mais.

Aposte em cores e sofisticação

Para quem é mais moderninho, a dica é apostar em quadros coloridos e apoiados em prateleiras, móveis ou estantes. Eles dão um charme à parte e deixam o ambiente mais arrojado. Dá até para criar um mural de quadros com bastante personalidade para chamar mais atenção!

decoração com muitos quadros.

Dê uma chance aos quadros pequenos

Nem só de telas gigantes é feita uma boa decoração. É possível para variar nos tamanhos de quadros de parede e causar um belo efeito. O ideal é colocar quadros menores em locais que permitam a aproximação, como corredores. Assim, as visitas podem parar e apreciar os detalhes.

Não se esqueça da iluminação

Uma iluminação eficiente valoriza a decoração com quadros. Para isso, uma boa opção é instalar uma lâmpada embutida no teto, a uma distância de 50 ou 60 cm da parede onde está o quadro.

Abuse das fotografias

Você não precisa se limitar a telas e gravuras pintadas na decoração com quadros. É possível utilizar as fotografias para dar um toque de personalidade ao ambiente. Elas representam lembranças importantes demais para ficarem guardadas na gaveta ou no rolo da câmera do celular!

Para isso, selecione momentos marcantes e coloque as fotos em molduras com tamanhos diferenciados na parede. O segredo é saber como fazer combinações harmônicas, sempre alinhando fotos, imagens e pinturas ao tipo de ambiente.

Escolha seu estilo

Cada pessoa tem um estilo próprio, que pode ser abstrato ou realista, minimalista ou chamativo, moderno ou clássico, colorido ou neutro. Em todos esses casos, dá para adequar seu estilo à decoração da casa e criar algo único!

Misturar estilos também é saudável e anima a decoração, mas é importante usar poucos elementos de cada vez, para não deixar informação demais e criar um ambiente visualmente poluído.

Preste atenção no nivelamento dos quadros

Ninguém merece quadros tortos na parede! Além de dar um ar de desleixo, isso causa um incômodo visual nas pessoas. Por isso, siga esta dica: existem aplicativos específicos para ajudar a nivelar, procure réguas de nivelamento virtual na loja de apps do seu celular. Elas salvam vidas na hora de posicionar os quadros! 

Lance mão de adesivos instantâneos se necessário

Quem mora em um apartamento alugado nem sempre tem total liberdade para decorá-lo. Há contratos de aluguel que não permitem intervenções, incluindo furos na parede, e há pessoas que não têm a menor intimidade com furadeira, prego e martelo.

Nesses casos, a dica é apostar em adesivos instantâneos e específicos para fixar quadros. Eles funcionam como uma espécie de fita adesiva, mas têm capacidade maior para suportar o peso de quadros e telas. Existem várias marcas e modelos no mercado, mas atente-se ao limite de peso suportado.

Decoração com quadros em sala com camarim

Para ter mais inspirações de como decorar sua casa com quadros, veja como Dicesar, um dos vencedores da promoção Sua Casa Sua Cara, ficou com o seu cantinho após as reformas.

Outros dois vencedores da promoção tiveram seus lares reformados com a ajuda do ZAP. E todo o processo de revitalização dos espaços pode ser acompanhado pelo canal do Youtube do ZAP. Confira!

Encontre sua casa nova no ZAP Imóveis

Quer encontrar seu próximo imóvel com mais facilidade, praticidade e segurança? No ZAP, tem as melhores opções para você alugar ou comprar em todas as regiões do Brasil.

É possível filtrar por cidade, bairro, tipo de imóvel, número de cômodos e muitas outras categorias. Após encontrar o imóvel dos seus sonhos, é só seguir as dicas de decoração com quadros deste artigo para deixar o ambiente com a sua cara!

Mais lidas

Leia Mais