Zap Móveis

Conheça os ladrilhos hidráulicos e por que apostar neles

ladrilho hidráulico: o que é?
Spread the love

Os ladrilhos hidráulicos são conhecidos por seus padrões e cores vibrantes, que podem ser usados para criar um visual único e personalizado em qualquer ambiente.

Pelo seu charme, tem se tornado mais popular ao longo dos anos e é muito fácil  encontrar uma grande variedade de preços no mercado — o que os torna mais acessíveis a um público maior.

Então, se você pensa em usar ladrilho no piso, banheiro ou varanda, é hora de entender mais sobre esse material. 

Para isso, a equipe do Zap Imóveis preparou um material super informativo. 

Continue lendo!

O que é ladrilho hidráulico?

Segundo a arquiteta Ana Yoshida, o ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento feito à mão super customizável, que possui efeito rústico e contemporâneo. 

É um material versátil, que vem ganhando espaço e pode ser utilizado em diversas superfícies. Ela ainda destaca que, recentemente, ele voltou a ser tendência na decoração. 

Sua principal diferença em relação à cerâmica é que não possui cozimento, mas ele também pode ser encontrado em lojas de revestimentos ou materiais de construção.

Sua história, no entanto, não é recente. Ele foi soberano em palácios da Europa no século 19.  Feito de forma artesanal, um a um, com cimento e corantes, era tido como indispensável na decoração. 

No Brasil, também ocupou, com seus desenhos coloridos, ricos casarões, mas foi perdendo espaço para a cerâmica e, agora, voltou a “reinar” novamente.

Onde usar ladrilho hidráulico?

onde usar ladrilho hidráulico?

“Utilizamos o ladrilho hidráulico para piso ou em paredes, para trazer um diferencial, um colorido. Também dá para apostar no revestimento de bancadas “, diz Ana, ressaltando que o resultado é criativo e diferenciado.

É muito comum vê-lo dando um toque de cor e personalidade à cozinha. Pode ser usado no piso, no backsplash ou em detalhes decorativos, como frisos ou faixas. 

Também é uma ótima opção para o banheiro, pois é resistente à umidade e fácil de limpar.

Leia também: Conheça os melhores revestimentos para banheiro

Isso vale também para a área externa: as varandas e pátios podem ficar mais charmosos e convidativos com o uso de ladrilhos hidráulicos. 

Por serem resistentes às intempéries, podem ficar em ambientes que levam sol e ação do tempo.

Como colocar ladrilho hidráulico?

A arquiteta Karina Korn afirma que a aplicação é fácil. A primeira medida é definir a paginação, combinando os desenhos e formas. 

Com o contrapiso nivelado e limpo, é só fazer o assentamento das peças, sobre uma camada de argamassa. 

“Por ser frágil, é importante evitar o uso de martelos para pressioná-lo contra a argamassa. Depois de aplicados, os ladrilhos são limpos e recebem resina para impermeabilização”, explica ela. 

Após isso, se faz o rejunte e são aplicadas mais duas camadas de resina, esperando 24 horas entre as aplicações para secagem.

Qual a diferença de ladrilho hidráulico e azulejo?

devo usar azulejo ou ladrilho?

O ladrilho e o azulejo são dois tipos de revestimentos bastante utilizados na decoração, mas possuem características distintas;

O primeiro é feito de cimento e pó de mármore, além de ser artesanal, mais caro e com mais variedade de cores e padrões. É também mais grosso e poroso, necessitando de impermeabilização.

O azulejo, por outro lado, é feito de argila e esmalte. Como é industrializado, costumam ser mais baratos e com menos variedade de cores e padrões. Ainda, é mais fino e impermeável.

Os ladrilhos hidráulicos são adequados para áreas externas?

Sim, eles são adequados para áreas externas, desde que sejam instaladas corretamente e recebam a manutenção adequada. Elas são duráveis e resistem bem a condições climáticas adversas.

Vantagens do ladrilho hidráulico

As principais vantagens do ladrilho hidráulico são:

  • Cores e desenhos incríveis: permite um visual único em qualquer ambiente.
  • Versátil: combina com diferentes estilos e se adapta à sua própria decoração.
  • Clássico: nunca sai de moda e valoriza seu imóvel.
  • Resiste a tudo: tráfego intenso, desgaste e tempo.
  • Fácil de limpar: manutenção sem complicações.
  • Dura a vida toda: é um investimento que vale a pena.
  • Feito com materiais naturais: é uma escolha ecológica.
  • Produção artesanal: tem menor impacto ambiental.
  • Conforto térmico: fresco no verão e aconchegante no inverno.
  • Reduz o barulho: deixa o ambiente mais silencioso.

Qual o tipo de manutenção desse material?

Para limpar o ladrilho e mantê-lo sempre bonito, Karina explica que é preciso apenas água e detergente neutro. Produtos ácidos ou abrasivos devem ser evitados. 

É essencial também ter sempre uma reserva de peças, para o caso de o material ser danificado. Se necessário, o rejunte pode ser refeito para garantir a integridade do revestimento.

É tendência?

A arquiteta Ana Yoshida detalha que por conta do estilo industrial e despojado, de uns anos para cá, esse material voltou a ser tendência.

 “É um produto versátil e bonito que atualmente é encontrado por valores mais acessíveis”, diz Ana. A mesma opinião tem a arquiteta Karina Korn.

“Por alguns anos ele ficou meio adormecido, agora parece que voltou com força total. É um revestimento muito prático e o seu apelo artesanal encanta corações”, opina Karina.

Onde encontrar lajotas hidráulicas?

Elas estão disponíveis em lojas especializadas em materiais de construção, além de serem encontradas em alguns fornecedores online.

Os preços podem variar bastante, de acordo com o design, tamanho, cor e marca. Tudo vai depender do modelo que você quer para combinar com a decoração do seu ambiente.

Encontre um imóvel do seu jeito

Com um pouco de pesquisa e planejamento, você encontrará o ladrilho hidráulico perfeito para dar vida ao seu projeto e transformar sua casa em um espaço único e cheio de personalidade.

Mas na hora de procurar sua casa, há um lugar que reúne tudo: o Zap Imóveis. Nossa plataforma de compra, venda e locação de imóveis tem a opção ideal esperando por você.

Descubra agora mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas