Zap Móveis

O que é pé direito: entenda os tipos e saiba qual é ideal para sua casa

o que é pé direito - imagem de sala
Spread the love

Se você está fazendo uma obra em sua casa ou procurando um imóvel para comprar ou alugar, com certeza já se perguntou o que é pé direito.  Basicamente, a condição arquitetônica é a distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente. Diferentemente do que se pensa, a medida corresponde a qualquer local de uma casa. 

O pé direito possui diversas variações de tamanhos e disposições. Por isso, para ajudá-lo a escolher a opção que mais combina com o seu imóvel, separamos alguns exemplos neste artigo. A seguir, você ainda confere algumas dicas de quais aspectos observar antes de escolher o modelo ideal para sua residência. 

Conheça mais sobre o pé direito

Afinal, por que se chama pé direito? Existem diversas explicações sobre a origem do nome. A história mais comum conta que o termo foi usado pela primeira vez durante o período colonial. Na época, os profissionais de construção usavam a expressão para se referir às estacas de madeiras que sustentam a construção. 

Dessa forma, o “pé” significava árvore, enquanto o “direito” se referia ao alinhamento. Desse modo, o termo passou a ser utilizado para se referir a altura entre o chão e o teto, já que a madeira sustenta a parte superior das propriedades.

Já a outra história afirma que a expressão quer dizer “altura certa”. Isso porque, no sistema de medidas, existe uma forma que é chamada de “pé” que corresponde a mais de 30 cm. Então, o “direito”, nesse caso, traz a ideia de medida cerca entre o solo e o teto de um local. 

Pé direito padrão

O pé direito padrão possui entre 2,5 e 2,8 m de altura. No Brasil, essa medida é diferente, pois gira em torno de 2 m e 30 cm. Nesse caso, o ambiente fica mais apertado e limitado quanto à decoração, mas ao mesmo tempo passa a sensação de aconchego.

Geralmente, essas medidas são usadas em imóveis que buscam proporcionar praticidade e dinâmica, como em apartamentos, kitnets e studios. Alguns locais da casa são ideais para esse tamanho, como banheiro e corredores — porque esse aspecto gera uma proximidade de iluminação no ambiente. 

Pé direito alto 

Já o pé direito alto é aquele que ultrapassa a medida de 3 m. Ele é um aspecto bastante usado no mercado imobiliário, visto que é uma das características que valorizam uma propriedade.

Com essa altura do teto maior, o ambiente fica com uma sensação de amplitude, tem uma boa circulação do ar, além de apresentar uma arquitetura mais sofisticada. Nesse caso, o  arquiteto precisa criar um projeto que equilibre bem a iluminação e os móveis usados a fim de que o ambiente não fique com uma sensação de vazio. 

Pé direito duplo

O pé direito duplo é uma boa opção para casas que necessitam de mais luminosidade  em um ambiente. Diferentemente do pé direito alto, essa forma pode atingir mais que o dobro da altura comum. Dessa forma, ele pode ir de 5 até 6 m de comprimento. 

Essa característica é muito usada em imóveis de alto padrão, como apartamentos de cobertura e propriedades de condomínio. Apesar de apresentar um design bem diferenciado, o aspecto tem um valor de custo maior, além de apresentar o risco de eco no cômodo. 

Como escolher o modelo ideal? 

Como existem diferentes tipos de pé direito, é necessário avaliar alguns fatores com o objetivo de que você faça a escolha certa para o seu imovél. Por isso, separamos algumas recomendações a seguir. 

Conforto 

O conforto é o primeiro ponto que deve ser avaliado. Nessa parte, é necessário que o morador analise se será possível andar confortavelmente pelo cômodo, manter a circulação do ar e ventilação, além de ter um bom aproveitamento da iluminação natural. 

Tamanho do imóvel

Além de avaliar o conforto, também é necessário entender o tamanho do imóvel. Isso porque o pé direito irá afetar diretamente a decoração e a disposição dos móveis no espaço. Se você não abre mão do pé direito, opte por casas que ofereçam uma maior versatilidade na hora de fazer esse tipo de projeto arquitetônico. 

Legislação

Antes de iniciar a construção, é muito importante que você verifique as normas de obras exigidas pela sua cidade. Afinal, o valores mínimos podem variar de um município para outro. 

Durante esse processo, é necessário ter auxílio de algum profissional que trabalhe com imóveis, como um arquiteto ou um engenheiro. Além de  realizarem todo o projeto, esses profissionais facilitarão as tarefas burocráticas.

Instalações 

Outro ponto que deve ser observado é a estrutura do seu prédio. Alguns edifícios possuem tetos por conta da presença de sistemas elétricos ou hidráulicos que passam pelo espaço. Por isso, vale o estudo, já que essas características afetam diretamente o tamanho do pé direito.

Sua próxima casa está no ZAP Imóveis! 

Agora que você já sabe o que é pé direito e como escolher o tipo ideal para sua residência, que tal achar a residência ideal para você fazer esse projeto arquitetônico? No ZAP Imóveis, você encontra uma grande variedade de casas e apartamentos, podendo, ainda, filtrar pelo tamanho e valor que cabe no seu bolso. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas