Zap Móveis

Veja 7 dicas de como ampliar ambientes pequenos na sua casa

como ampliar ambientes pequenos - imagem de quarto branco
Spread the love

O mercado imobiliário tem apresentando cada vez mais empreendimentos que possuem imóvel de tamanho menor. Com a redução do espaço, é preciso criar alternativas de como ampliar ambientes pequenos para que eles fiquem aconchegantes e funcionais.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou algumas dicas para ampliar ambientes pequenos para que você consiga otimizar espaços da sua casa a fim de acomodar todos os itens necessários. A seguir, você descobre, de forma simples e prática, como aproveitar melhor os ambientes de sua residência. Confira!

1 – Use a cor a forma certa

Segundo a Arquiteta Victorelli, do escritório Neo Arq, é possível criar ilusões com a tinta das paredes para que o local pareça maior. “Pinte a parede dos fundos com um tom escuro, pois isso ajuda a aumentar a profundidade”, explica Adriana.

A especialista ainda indica que seja aplicada uma tonalidade mais forte nas paredes laterais e cores claras no fundo. Essa técnica é ideal para gerar a sensação de amplitude no espaço.

2 – Aposte nas listras

Outra forma bem simples para ampliar ambientes é por meio das listras. Para isso, é preciso aplicar um papel de parede ou utilizar uma técnica para fazer as linhas com tinta.

Nesse caso, é recomendável fazer a listra na vertical, orientação que alonga o cômodo. Além das paredes, você pode usar as listras em estampas de tapetes, objetos decorativos e os conhecidos painéis ripados.

3 – Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são uma ótima forma de ter itens com a metragem exata do seu espaço. Apesar de ser um investimento mais alto, o custo-benefício de aproveitamento de espaço compensa. Com isso, a circulação dos locais da sua casa fica muito mais prática.

Além disso, essa opção oferece a possibilidade de escolha de cores e detalhes mais específicos, contribuindo para construção de ambientes mais integrados em relação à tonalidade. Outra vantagem é a possibilidade de fazer bancadas nas paredes com porta de correr sob medida, o que libera o espaço do centro e organiza melhor o cômodo.

como ampliar ambientes pequenos - imagem de ambiente ampliando com paredes brancas

4 – Faça continuidade dos ambientes

A continuidade de ambientes é a utilização da mesma cor nos móveis, pisos, paredes, tapetes e outros objetos decorativos. Esse método gera a sensação de que o ambiente continua, proporcionando assim uma amplitude maior para qualquer cômodo de uma casa.

5 – Utilize espelhos

O uso de espelhos também é um bom recurso para ampliar um espaço. Quando eles ficam virados para a janela, a sensação que o local é maior é ainda mais perceptível.

“Outro jeito interessante de usar este objeto é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente”, sugere a arquiteta. De acordo com a profissional, o efeito gerado é que o local tem o dobro do tamanho. No entanto, é preciso ter cuidado para que ele não seja colocado em uma área que a luz possa refletir e causar incômodo.

6 – Tenha uma boa iluminação

A iluminação natural também é uma ótima aliada. Além dela, é possível usar a luz artificial. Nesse último caso, os balizadores são uma boa opção, já que, como são embutidos, eles não ocupam espaço.

Entretanto, para isso, é preciso que você conte com a ajuda de um profissional, como um arquiteto ou um design de interiores, por exemplo. Isso porque é necessário fazer um projeto profissional que valorize o ambiente.

7 – Integre ambientes

Caso você tenha a intenção de fazer uma obra, sabendo como ampliar ambientes pequenos da sua casa, opte pelos ambientes integrados. No projeto, o ideal é unir sala, cozinha e varanda, e aproveitar os espaços ocupados pelas paredes.

Além de proporcionar mais área de uso, retirar as paredes é uma boa forma de valorizar a luz e a ventilação natural do ambiente. Dessa forma, além do aspecto arquitetônico, você gera bem-estar para quem usa o espaço.

Dicas extras de aproveitamento de espaço em ambientes

Agora que você já sabe as principais dicas de como ampliar ambientes pequenos, separamos mais algumas orientações que podem ser úteis para espaços específicos da sua residência.

  • home office: se você não tem espaço para trabalhar em sua casa, use o peitoril da janela para apoiar bancadas e faça uma escrivaninha;
  • banheiro: dê preferência para nichos nas paredes, pois eles ocupam menos espaço. Além disso, se puder, opte por fazer uma cuba sob medida;
  • cortina: Instale cortinas com trilho embutido ou o mais próximo do forro possível. Também mantenha o comprimento do tecido próximo do chão;
  • bancos: use bancos na mesa de jantar ao invés de cadeiras.

ZAP Imóveis: encontre o imóvel ideal para sua necessidade

Viu só como é fácil saber como ampliar ambientes pequenos? Aproveite e confira outras dicas de casa e decoração do nosso blog. Veja o passo a passo de reformas simples, novidades do setor da construção e muitos outros temas para deixar a sua casa do seu jeito.

Conheça também o nosso site e descubra opções de apartamentos, casas, kitnets, lofts e muitos outros imóveis à venda. Use nossos filtros de localização, valor, tamanho e quantidade de cômodos, e encontre a residência dos seus sonhos em poucos cliques.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas