Zap Móveis

Saiba qual é a diferença entre studio e kitnet e escolha o melhor para você

Imagem de um imóvel de tamanho reduzido
Spread the love

Com tantas opções de imóveis disponíveis no mercado imobiliário, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas na hora de escolher o espaço ideal para ser o seu próximo lar. Um dos questionamentos mais comuns é sobre a diferença entre studio e kitnet.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis montou um guia completo sobre o assunto. Por aqui, explicaremos um pouco mais sobre cada um desses imóveis, os benefícios de escolhê-los e, é claro, falaremos sobre qual é a diferença entre studio e kitnet. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um apartamento tipo studio?

O apartamento tipo studio se tornou uma das opções de imóveis mais populares nos últimos tempos, principalmente pelo aumento da procura por espaços pequenos. Esse tipo é caracterizado por trazer o conceito aberto, mas possui algumas divisões internas as quais garantem mais privacidade, como paredes para um quarto, por exemplo.

O conceito de “menos é mais” também é aplicado nos studios. Isso porque esse tipo de imóvel costuma retirar cômodos que têm pouco uso na rotina, como áreas de serviço. Além disso, normalmente estão localizados em prédios que podem oferecer serviços como lavanderia, área gourmet, piscina, entre outros.

Outro ponto interessante sobre os studios é que eles normalmente estão localizados nos empreendimentos em partes estratégicas da cidade. Ou seja, estão próximos de áreas comerciais, centros de lazer e até mesmo grandes empresas. Suas medidas podem variar, mas é comum encontrar esse imóvel com até 35 m².

O que é uma kitnet?

Outra opção para quem busca imóveis pequenos, a kitnet pode possuir de 20 a 40 m². Geralmente, conta com quatro cômodos: sala, cozinha, banheiro e quarto, sendo a área da cozinha comumente ligada à da sala por meio de um balcão. Isso é chamado estilo americano.

Em tradução livre, kitnet pode ser compreendido em algo como “cozinha pequena” no inglês — o que reflete muito o formato desse apartamento compacto. É mais comum encontrar espaços com todos os cômodos unificados ou com apenas algumas divisórias mais simples. A escolha depende, é claro, da sua necessidade.

É um imóvel que costuma atrair pessoas que querem praticidade na rotina por sua estrutura mais simples. Afinal, sendo um espaço menor e integrado, a limpeza e organização ficam muito mais facilitadas. Em geral, o apartamento tipo kitnet está localizado em empreendimentos mais simples, porém próximos de comércios e lazer dentro da cidade.

Imagem da sala de um imóvel com mesa de jantar, sofá e luminária

Qual a diferença entre studio e kitnet?

Depois de conhecer um pouco mais sobre cada um dos imóveis, já dá para ter uma ideia da diferença entre studio e kitnet, não é mesmo? Falando da metragem, é possível perceber que, geralmente, a kitnet oferece um pouco mais espaço do que um studio.

Outra diferença entre studio e kitnet é a divisão dos cômodos. No primeiro, essas divisórias internas estão presentes, sendo possível ter mais privacidade. Já na segunda, o conceito aberto é predominante, com a maioria dos imóveis tendo apenas um grande cômodo sem divisões.

Por oferecer muitos serviços dentro do próprio prédio, o studio pode ser mais valorizado do que a kitnet. Isso influencia diretamente o preço da metragem e, consequentemente, os valores de venda e aluguel. É comum, também, que o studio esteja em empreendimentos mais modernos do que o da kitnet.

Confira outros tipos de imóveis

Depois de conhecer a diferença entre studio e kitnet, que tal saber mais sobre outros tipos de imóveis? Os lofts, por exemplo, possuem um espaço mais amplo com paredes altas e, geralmente, seguem uma linha de decoração mais voltada para o industrial, algo que remete às suas origens (galpões, depósitos ou armazéns nos bairros industriais).

Outro imóvel bem popular é o flat. A sua principal característica é contar com serviços similares a um hotel, como recepção e restaurante. Por isso, também é comumente chamado “apart-hotel”. Geralmente, conta com alguns moradores temporários, que alugam o espaço por um tempo determinado.

Um imóvel que não é muito conhecido é o JK. Ele possui apenas dois cômodos: o banheiro e um espaço aberto com quarto, cozinha e sala. Em geral, ele não tem mais de 30 m² e pode contar com uma área de serviço bem pequena junto à cozinha.

Conte com o ZAP Imóveis!

Viu como é fácil saber a diferença entre studio e kitnet? Aqui, no ZAP Imóveis, você encontra vários tipos de imóveis em diversas cidades pelo Brasil. No nosso site, temos filtros para ajudar a encontrar o espaço ideal para você e sua família — além de uma aba exclusiva para os lançamentos.

No nosso blog, temos vários conteúdos interessantes. Por aqui, falamos sobre leis relacionadas a imóveis, informações sobre venda e locação, dicas de decoração e serviços de manutenção em casa. É só acessar e conferir todas as dicas para facilitar a sua rotina.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas