Zap Móveis

Decoração para sala de jantar: 6 dicas para montar esse ambiente

decoração para sala de jantar
Spread the love

Escolher os detalhes de cada ambiente da casa pode ser um desafio, principalmente em espaços sociais. Por isso, a decoração para sala de jantar é um ponto muito importante na hora de montar os cômodos do seu lar. Afinal, é um lugar onde a família e os amigos se reúnem de maneira descontraída.

Pensando nisso, a Redação ZAP montou um guia completo para esse ambiente. A seguir, reunimos seis dicas que podem ajudar você a decorar a sala de jantar. Confira!

decoração para sala de jantar

1. Defina o layout do ambiente

O layout de uma sala de jantar é muito importante. Considerando que é um espaço social, o conforto e praticidade devem ser prioridades ao defini-lo. Nesse sentido, na hora de escolher os móveis e objetos decorativos, tenha em mente que a circulação do cômodo deve ser sempre preservada.

O ideal é que a mesa de jantar, por exemplo, esteja a, pelo menos, 1 m da parede e de outros móveis. Em espaços pequenos, 90 cm são suficientes. As cadeiras devem estar separadas por cerca de 60 a 70 cm, para todas as pessoas se sentarem confortavelmente.

Uma boa alternativa para quem não tem muito espaço no imóvel em geral é apostar em uma sala de jantar decorada com conceito aberto. Nesse caso, o ambiente fica conectado a outros, geralmente a cozinha ou a sala de estar. O importante na hora de definir o layout é criar uma atmosfera arejada, bonita, descontraída e convidativa.

2. Escolha um estilo decorativo

Aliado a um bom layout, o estilo decorativo deixa esse ambiente muito mais harmonioso. Existem muitos para se inspirar, por isso é importante que você faça uma pesquisa e entenda melhor as características de cada um. Aplicativos como Pinterest e sites como o blog do ZAP Imóveis podem ajudar nisso.

O estilo rústico, por exemplo, combina bastante com a decoração para sala de jantar. Em geral, ele usa tons terrosos, móveis em madeira e iluminação intimista. Tudo isso garante um ambiente mais aconchegante, com ar mais natural.

Outro estilo supermoderno é o escandinavo, cujas principais características são: uso de iluminação natural e paleta de cores neutras. Além disso, é muito comum encontrar ambientes que complementam essa decoração com móveis e objetos feitos de madeira. O importante é escolher um décor que combine com você.

3. Monte uma paleta de cores

Você sabia que montar uma paleta de cores é muito útil para fazer uma decoração para sala de jantar? Ela serve como um guia para escolher objetos decorativos e móveis. Além disso, é uma maneira de você entender quais sensações quer passar por meio das tonalidades escolhidas.

Isso porque cada cor transmite uma sensação diferente e, como a sala de jantar é um ambiente para refeições e socializar, é importante decidir da melhor maneira possível. O vermelho, por exemplo, aguça o paladar, sendo uma ótima opção para esse cômodo.

O estilo decorativo pode guiar a escolha da sua paleta de cores. Em geral, cada um combina mais com certos tons. O estilo grego, por exemplo, costuma usar branco e azul. Já o romântico aposta em tonalidades como rosa-claro e branco. Portanto, definindo o tipo de décor, você já tem um bom ponto de partida para as cores.

4. Use a criatividade na decoração

Não só as cores podem mudar a decoração da sala de jantar. Usando a criatividade, é possível deixar o ambiente muito mais bonito com detalhes. Por exemplo, espelhos são ótimos para espaços pequenos, já que conseguem ampliá-los por meio do reflexo.

Pisos e revestimentos também podem agregar na decoração para sala de jantar. Paredes com tijolos aparentes, por exemplo, combinam muito com o estilo industrial. Já os pisos coloridos deixam o ambiente muito mais alegre. Caso não possa pintar as paredes, aposte em papéis de parede. 

Tapetes, quadros, vasos e outros objetos decorativos também são muito bem-vindos. Lembre-se apenas de equilibrar o ambiente, porque não fica muito harmonioso ter um excesso de objetos, principalmente em casas com espaços mais reduzidos.

5. Preste atenção na iluminação

Uma das principais dicas de decoração para sala de jantar é priorizar a iluminação. Afinal, não é bacana receber convidados ou fazer as refeições em um ambiente mal-iluminado. Por isso, invista em pontos de luz que não atrapalhem o uso do espaço, ou seja, que não façam reflexo ou esquentem demais a mesa.

Aproveite bem a luz natural durante o dia e use cortinas ou persianas para dosar a iluminação. Em relação à iluminação artificial, é mais recomendável usar um sistema difuso, que traz maior sensação de conforto para quem usa o ambiente. Além disso, você pode escolher alguns pontos da sala para colocar focos de luz.

O mais bacana da iluminação é que ela pode se tornar parte do décor. Existem vários modelos de lustres que podem agregar o visual do ambiente, principalmente com várias lâmpadas. Se o cômodo contar com espelhos, estude bem os pontos de reflexão e a direção das luzes.

6. Escolha os móveis adequados

A mesa e a cadeira de jantar são os principais móveis para a sala de jantar. A escolha deles depende da área disponível em planta, do estilo de decoração e, é claro, do número de pessoas que vão utilizar o ambiente. Em relação à mesa, existem três modelos mais conhecidos: redonda, quadrada e retangular.

O último combina mais com ambientes no mesmo formato, enquanto os outros dois são perfeitos para espaços amplos. As mesas redondas são perfeitas para aproximar as pessoas. O ideal é que a distância entre o tampo da mesa e a cadeira seja de 30 cm.

Além da mesa e da cadeira, vale apostar em móveis como aparadores, cristaleiras e carrinhos de apoio. Lembre-se sempre de não sobrecarregar o visual do ambiente nem atrapalhar a circulação.

Conheça o ZAP Imóveis!

Agora que já sabe como fazer a decoração para sala de jantar, que tal encontrar o imóvel dos seus sonhos para pôr todas as dicas em prática? No ZAP Imóveis, você encontra imóveis em todo o país e conta com filtros exclusivos para escolher o ideal. Acesse!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas