Zap Móveis

Aprenda a decorar a sua casa no estilo grego

Imagem de estilo grego
Spread the love

O estilo grego é imponente e majestoso, mas também transmite tranquilidade e harmonia. Isso porque, enquanto se destacam imensas colunas na parte externa, na decoração interna, a estética envolve tonalidades harmônicas e alegres, além de detalhes sutis capazes de trazer um charme ímpar.

Se você está decorando a sua casa e quer saber mais sobre a decoração no estilo grego, chegou no lugar certo. Separamos um guia com as principais características e ideias interessantes que valem a pena considerar para o seu lar. Siga com a leitura e confira!

Como é o estilo grego?

Esse estilo é marcado por simetria, elementos rústicos e pedras, como o mármore. Os móveis são feitos de alvenaria e, em geral, há um aspecto clean, em que a tonalidade branca é o ponto principal.

As casas no estilo grego costumam ser agradáveis e frescas, e lembram as residências típicas do mediterrâneo. Madeira, jarros e objetos de palha também fazem parte da decoração interna. Contrastando com a arquitetura marcante, espere por um lugar acolhedor por dentro, perfeito para relaxar.

Paleta de cores

Conforme mencionamos, a tonalidade branca é a protagonista na paleta de cores do estilo grego. As paredes e o teto costumam ser nesse tom, mas há detalhes que aparecem em outras cores, concedendo alegria e destacando pontos estratégicos do ambiente.

Nesse sentido, o azul-celeste, o azul-cobalto e o azul-turquesa fazem parte da paleta de cores dessa estética. Elas costumam aparecer em detalhes, como nos batentes das janelas e/ou das portas.

Nos móveis elas também marcam presença, assim como nos tapetes e nas almofadas. Tonalidades de cinza ajudam a marcar os contrastes, principalmente em nuances médias ou claras.

Plantas e flores

Outro ponto marcante da decoração grega é a presença de vasos com plantas e flores, tanto dentro quanto do lado de fora da casa. Seguindo com a sutileza das cores, eles aparecem em menor quantidade nos cantos, ao lado da porta ou próximo ao telhado, na área externa.

O verde ajuda a iluminar o local e traz ainda mais contraste. A dica é apostar em begônias, alecrim e gerânios (sardinheiras), e investir em vasos de barro ou em cerâmica crua.

Pedras e mármore

Paredes em pedras é um dos atributos mais marcantes do estilo arquitetônico grego. Você também pode pintar os tijolos das paredes de branco. É possível preencher o chão do jardim com pedras dolomitas. Mármore e quartzo também combinam com o estilo, principalmente na cozinha e nos tampões das mesas.

Em geral, utilizam-se revestimentos brancos nas superfícies e no teto. Entretanto, caso o teto seja de madeira (como nos chalés), deixá-lo no seu aspecto natural proporciona um charme extra e também cai muito bem no estilo grego.

Imagem de estilo grego

Colunas e adornos de arte

Arcos e aberturas arredondadas são alguns exemplos de arquitetura grega que você pode trazer para os espaços internos de casa, principalmente se houver ambientes abertos. As colunas também ganham destaque e você pode trazê-las em jardins ou pátios.

Esculturas em gesso que representam figuras gregas, como as famosas estátuas de deuses, ficam lindas ao lado da porta principal ou até mesmo no portão externo. Colocá-las em um pequeno jardim ao lado de uma fonte vai tornar esse espaço superespecial!

A nossa dica, no entanto, é trazê-las em poucas quantidades, de modo a manter o visual predominantemente clean. O segredo é escolher bem os poucos adornos que vão fazer parte da composição.

Iluminação

No estilo grego, a iluminação é um atributo importante. A preferência é pela luz natural, com janelas de madeira que permitam o melhor aproveitamento possível da entrada de sol. Se você tiver varandas, aposte em portas francesas ou naquelas de vidro. As cortinas devem ser em tecidos leves e na tonalidade branca.

Móveis

Os móveis com madeira e no rústicos costumam cair muito bem com o estilo grego. No entanto, atente-se para que eles sejam em tonalidades claras. Sofás de alvenaria também são ótimas opções.

Azulejos e mosaicos

Considere trazer azulejos que formam mosaicos nos banheiros. Além de lindos, eles combinam com esse ambiente mais úmido. Considere aqueles em azul-celeste ou explore diferentes nuances dessa tonalidade, criando contrastes e iluminando o ambiente.

Faça adaptações

Acabou de comprar um apartamento e gostaria de decorá-lo no estilo grego? Sem problemas! Ainda que o espaço seja pequeno e limitado, é possível trazer essa estética, assim como em casas mais espaçosas.

Para tanto, a nossa dica é fazer adaptações. Por exemplo, se não é possível trazer colunas ou fazer reformas, escolha outros elementos marcantes do estilo, como a paleta de cores e o visual mais clean.

Essa dica também serve para você que está procurando um imóvel para alugar e não pode mexer com a estrutura ou fazer grandes mudanças no local. Converse com o proprietário e veja a possibilidade de pintar as paredes e os batentes das janelas. Invista em móveis rústicos em madeira clara e objetos como vasos e jarros.

Está à procura de uma casa para chamar de sua? Encontre-a no Zap Imóveis!

Agora que você já sabe tudo sobre o estilo grego e só falta a casa para decorar, que tal começar hoje mesmo a pesquisar no Zap Imóveis? Aqui, você encontra centenas de anúncios de propriedades de todos os tipos, desde casas e apartamentos até terrenos e imóveis comerciais. Conte conosco para encontrar o seu futuro lar!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas