Zap Móveis

Como calcular área construída de um imóvel?

Imagem de uma folha de projeto com um compasso em cima dela
Spread the love

O que pode ser simples para alguns pode ser algo um pouco mais difícil para outros. A verdade é que saber como calcular área construída é mais fácil do que se parece, mas é preciso ter muita atenção, já que essa informação é responsável por determinar o valor do imóvel e a cobrança de impostos.

Para saber o que conta como área construída de uma propriedade e o que não conta, uma série de apontamentos é levada em consideração. Continue a leitura e entenda como realizar esse cálculo da maneira mais correta possível.

O que é a área construída de uma propriedade?

A princípio, a área construída de um imóvel nada mais é do que tudo o que está sob um teto. Por exemplo, se a sua casa tem dois andares e uma garagem coberta, a área construída dela será a soma da garagem, da área térrea e do piso superior.

Outro ponto que deve ser levado em consideração diz respeito às espessuras das paredes, que também entram como área construída de uma propriedade. Se um quarto tem 30 m², por exemplo, e a espessura dos blocos tem 13 cm, ela também entra na conta.

Além disso, muita gente confunde área construída e área útil, mas são questões diferentes. Na área útil de uma propriedade, também conhecida como “área de vassoura”, as espessuras das paredes não entram na conta, diferentemente da construída.

Como calcular a área construída de um imóvel?

De início, o mais recomendado para calcular a área do imóvel é contar com o apoio de um engenheiro, arquiteto ou até mesmo um corretor de imóveis, visando principalmente à exatidão do tamanho da propriedade.

Ainda assim, há como calcular a área construída você mesmo. Contudo, lembre-se: é preciso ter muita atenção para não errar. O primeiro passo é utilizar uma fórmula para calcular o metro quadrado da propriedade.

Um método bem simples é medir o comprimento de duas das paredes de um cômodo e multiplicar os valores. Por exemplo, digamos que uma das paredes do quarto tem 6 m e outra 4 m. A partir disso, você deve multiplicar essas medidas, e o resultado seria 24. Isso significa que são 24 m² de área construída.

Se quiser saber como calcular a área construída, realize esse método em todos os cômodos da casa e, por último, some todas as medidas. Lembre-se de que, para imóveis com dois ou mais andares, a conta é a mesma. Vamos ao exemplo do cálculo da área de uma propriedade:

  • cozinha 4 x 2 = 6 m²;
  • sala 5 x 3 = 15 m²;
  • varanda 2,5 x 2,5 = 5 m²;
  • banheiro 1 1,18 x 2,53 = 2,98 m²;
  • primeiro quarto 2,53 x 2,53 = 6,40 m²;
  • segundo quarto 3,50 x 2,50 = 8,75 m²;
  • terceiro quarto 3,50 x 2,50 = 8,75 m²;
  • suíte de um quarto 2,58 x 1,53 = 3,94 m².

Dessa forma, somando todos os cômodos, ao todo, essa casa tem 56,82 m². Todavia, calma, é importante lembrar que esse cálculo pode ter uma variação. Isso porque a espessura das paredes não está somada nessa conta, embora o valor não seja tão diferente do tamanho final.

Imagem de uma pessoa calculando as medidas de um projeto com um compasso

O que não entra na área construída?

Se você se pergunta o que não entra na área construída de uma propriedade, a resposta é: toda a área do terreno que não é coberta, como o quintal ou a varanda. Aqui, é importante destacar que, caso essa área externa seja coberta por um telhado no futuro, ela passará a fazer parte da área construída.

A matrícula do seu imóvel pode ajudá-lo

Embora agora você saiba como calcular a área construída da sua propriedade, é importante lembrar que toda matrícula de imóvel deve conter informações sobre não só a área construída, como também sobre a metragem do terreno, a localização, entre outras.

Para quem não sabe, a matrícula de imóveis é um dos documentos mais importantes durante o processo de análise de compra. Nela, devem conter todas as informações referentes à estrutura, aos dados do proprietário, a possíveis ações judiciais etc.

Confira o blog do ZAP Imóveis para mais dicas

Agora que você já sabe o que é, como calcular a área construída de uma casa e o que não faz parte dessa área, visite o blog do ZAP Imóveis para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário do nosso país, além, claro, de dicas de reforma, organização e decoração para a sua casa. 


Além disso, você pode encontrar o lar dos seus sonhos no site do ZAP! Por meio dos nossos filtros de busca, você encontra os resultados de casas e apartamentos para venda ou aluguel de acordo com a sua necessidade (faixa de preço, metro quadrado, área de lazer, número de quartos e muito mais).

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas